A Dança é o quinto volume de sete romances planejados para [[As Crônicas de Gelo e Fogo]]. Apesar de ser previsto, originalmente, para ser finalizado no final de 2006, o romance foi publicado em 12 de Julho de 2011. Martin oficialmente terminou o livro em 27 de Abril de 2011, ao entregar o manuscrito de mais de 1500 páginas nas mãos da editora Anne Groell. No Brasil, a obra foi publicada pela editora LeYa em junho de 2012 com o título [[A Dança dos Dragões]]. Por sua extensão, em Portugal ela foi dividida em dois volumes, lançados em 2012 pela editora Saída de Emergência sob os títulos A Dança dos Dragões e Os Reinos do Caos.
“A [[Dança dos Dragões]]” é o nome dado a uma guerra civil na antiga história de [[Westeros]], o que levou a muitas especulações de que o romance apresentaria a tão esperada invasão de [[Westeros]] pelo exército de [[Daenerys Targaryen]]. Porém, na ComiCon San Diego Comin-Con 2006, George R. R. Martin disse que não era necessariamente sobre isso que o título se refere.
Na sinopse, o [[Norte]] jaz devastado e num completo vazio de poder. A [[Patrulha da Noite]], abalada pelas perdas sofridas [[para lá da Muralha]] e com uma grande falta de homens, está nas mãos de [[Jon Snow]], que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei [[Stannis Baratheon|Stannis]], aos [[selvagens]] e aos próprios homens que comanda. [[Para lá da Muralha]], a viagem de [[Bran Stark|Bran]] prossegue. Mas outras viagens convergem para a [[Baía dos Escravos]], onde as cidades dos esclavagistas sangram e [[Daenerys Targaryen]] descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e econômico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus [[dragões]] crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os [[Sete Reinos]]?