'''''A Knight of the Seven Kingdoms''''' é o segundo episódio da [[Game of Thrones - Oitava Temporada|oitava temporada]] da série de fantasia ''[[Game of Thrones]]'', e o 69º episódio em geral. Foi escrito por [https://www.imdb.com/name/nm2643685/ Bryan Cogman] e dirigido por [https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Nutter David Nutter]. O episódio foi exibido mundialmente pela primeira vez em 21 de abril de 2019 na [[HBO]].
==Enredo==
[[Jaime Lannister]] é levado para a corte [[norte]]nha para ser interrogado. [[Daenerys Targaryen|Daenerys]] e [[Sansa Stark|Sansa]] contemplam o destino de Jaime, que defende suas ações pois estava apenas atuando no interesse de sua Casa e revela que Cersei realmente havia mentido sobre o fato de mandar seus exércitos para o norte. Brienne dá um voto de confiança por Jaime e é permitido que ele fique. Jaime então se encontra com [[Bran Stark|Bran]] no Bosque Sagrado de Winterfell e pede desculpas por tentar mata-lo mas Bran parece ter raiva nenhuma dele. Enquanto isso, Daenerys está furiosa com [[Tyrion Lannister|Tyrion]] por ele não ter conseguido enxergar as mentiras de Cersei. Jorah o defende e, em privado, convence Daenerys a não dispensar Tyrion e que ela fez a decisão certa por indica-lo como [[Mão do Rei|Mão]], embora ele sinta pesar porque ele cobiçava essa posição.
[[Arya Stark|Arya]] fala com [[Gendry]] nas forjas e pergunta sobre os Caminhantes Brancos. Sansa e Daenerys conversam sobre a mútua afeição de [[Jon Snow|Jon]] por Dany mas a situação volta a ficar tensa entre as duas quando Daenerys se recusa a responder sobre o que acontecerá com o Norte quando ela retomar o Trono de Ferro. Elas são interrompidas pelo retorno de [[Theon Greyjoy]] e seus [[nascidos do ferro]], que afirma querer lutar pelos Starks. [[Tormund]], [[Beric Dondarrion|Beric]] e [[Edd Doloroso]] chegam em Winterfell e contam a Jon que o [[Criaturas|Exército dos Mortos]] está em marcha e deverá chegar antes do sol nascer.
No conselho de guerra, Bran convence os demais a deixar ele ser usado como isca no Bosque Sagrado de Winterfell para atrair o [[Rei Noite]], que havia marcado Bran, e Theon em defende-lo com seus nascidos do ferro. [[Missandei]], que se sente desconfortável com os nortenhos, sugere para [[Verme Cinzento]] que eles poderiam voltar para [[Naath]] após a guerra, com os [[Imaculados]] indo com eles para defender aquela pacifica ilha. Jon, Sam e Edd relembram os velhos tempos na Patrulha da Noite. Arya pergunta para Gendry o porque de [[Melisandre]] ter interesse nele e Gendry diz que ela queria o sangue dele para sua magia, revelando para ela que ele é filho bastardo de [[Robert Baratheon]]. Arya decide então perder a virgindade dela com Gendry antes da batalha vindoura.
Tyrion, Jaime, [[Brienne de Tarth|Brienne]], [[Podrick Payne|Podrick]], [[Davos Seaworth|Davos]] e Tormund se reúnem para conversar e beber na véspera da batalha. A conversa rapidamente chega na questão de o porque Brienne não pode ser feita [[Cavaleiro|cavaleira]] pelo fato de ser mulher e Jaime decide ungi-la como cavaleira mesmo assim, realizando um sonho de longa data dela. Sam dá sua espada de aço valiriano, a ''[[Veneno de Coração]]'' para Sor [[Jorah Mormont]], como um gesto de gratidão pelo fato do pai dele, [[Jeor Mormont|Jeor]], ter sido bom com ele.
Daenerys visita Jon nas [[criptas de Winterfell]], onde Jon está parado na frente da estátua de [[Lyanna Stark]]. Jon finalmente revela a ela que Sam e Bran o informaram de sua real linhagem, como filho de [[Rhaegar Targaryen]] com Lyanna. Daenerys percebe então que assim ele tem uma melhor reivindicação ao Trono de Ferro que ela. Porém os dois são interrompidos pelo soar de trombetas que sinalizam a chegada dos [[Caminhantes Brancos]] e o Exército dos Mortos.
== Produção ==
O episódio foi escrito pelo roteirista veterano Bryan Cogman, sendo este seu último trabalho para a série. A direção ficou a cargo de David Nutter.<ref>[https://www.hbo.com/game-of-thrones/season-8/2-a-knight-of-the-seven-kingdoms/synopsis "A Knight of the Seven Kingdoms"]. Página acessada em 22 de abril de 2019.</ref>
== Música ==
O episódio conta com a chamada "[[Canção de Jenny]]", cantada por Podrick. O primeiro verso da canção aparece no livro ''[[A Tormenta de Espadas]]''; os roteiristas escreveram o resto da canção e a melodia foi composta por [[Ramin Djawadi]]. Uma outra versão, "Jenny of Oldstones", foi cantada pela banda [https://pt.wikipedia.org/wiki/Florence_and_the_Machine Florence and the Machine] e tocou nos créditos finais.<ref>[https://www.polygon.com/game-of-thrones/2019/4/21/18510121/game-of-thrones-jennys-song-full-lyrics-podrick-theory-season-8-episode-2 "Podrick’s song has ties to the books and a Game of Thrones prophecy"]. Página acessada em 22 de abril de 2019.</ref>
== Recepção ==
=== Crítica ===
O episódio foi bem recebido pela crítica especializada, tendo um índice de aprovação de 96% no site ''Rotten Tomatoes'' baseado em 24 resenhas, com uma nota média de 8 (de 10). O consenso dos críticos do site afirma: "O que ''A Knight of the Seven Kingdoms'' não tem em dinâmica narrativa, compensa em callbacks enigmáticos, momentos íntimos e a promessa de uma batalha iminente - embora alguns fãs possam encontrar sua paciência testada".<ref>[https://www.rottentomatoes.com/tv/game-of-thrones/s08/e02 "Game of Thrones - Season 8, Episode 2"]. Página acessada em 22 de abril de 2019.</ref>
== Referências ==