A caminho de uma reunião do [[pequeno conselho]], Rhaenyra visita sua mãe grávida, a Rainha [[Aemma Arryn]]. No conselho, Lorde [[Corlys Velaryon]], [[mestre dos navios]], avisa o Rei Viserys sobre a crescente influência da [[Triarquia]]—uma aliança das [[Cidades Livres]] de [[Lys]] , [[Myr]] e [[Tyrosh]]—no [[mar estreito]] e as consequências que isso pode ter nos portos [[Westeros]]i. O relatório de Corlys é rejeitado pelo pai de Alicent, Sor [[Otto Hightower]], o [[Mão do Rei]]. Lorde [[Lyman Beesbury]], [[mestre da moeda]], reclama das despesas da Coroa com a recém-melhorada [[Patrulha da Cidade de Porto Real|Patrulha da Cidade]]—agora apelidada de "mantos dourados"—sob o comando do irmão mais novo do rei, Príncipe [[Daemon Targaryen]]. Otto então abre a discussão sobre o vindouro "Torneio do Herdeiro" para o deleite do rei que tem certeza de que seu filho ainda não nascido será um menino.
Continuamos a acompanhar o dia de Rhaenyra quando ela se encontra pela primeira vez com seu tio, o Príncipe Daemon, na [[Grande Salão (Fortaleza Vermelha#Layout)|sala do trono]] onde ele lhe dá um colar de [[aço valiriano]]. Em seguida, Rhaenyra estuda a conversa com Alicent no [[bosque sagrado]].
Viserys é cuidado pelo Grande Meistre [[Mellos]] e seu assistente, Meistre Mickon, por uma lesão nas costas infligida pelas lâminas do [[Trono de Ferro]]. Logo após, o rei visita sua esposa enquanto ela toma um banho. Eles discutem sua condição e o bebê. Viserys reitera sua convicção de que será um menino, pois ele teve um [[sonho de dragão|sonho]] sobre isso. Aemma informa que esta será sua última gravidez, pois depois de perder cinco filhos em partos difíceis, ela não suporta a ideia de lamentar outra morte.