* Em ''Fogo & Sangue'', não foi Vaemond, mas sua família (incluindo seus filhos e primos) que viajou para Porto Real para fazer uma petição ao [[Viserys I Targaryen|Rei Viserys]]: não apenas para contestar a herança de Derivaramca, mas também para protestar contra a execução de Vaemond a mando de Rhaenyra. Infelizmente, qualquer peso que suas palavras pudessem carregar foi perdido quando eles cometeram o erro de chamar [[Lucerys Velaryon|Lucerys]] de [[bastardo]] na presença de Viserys, que com raiva ordenou que suas línguas fossem [[Cinco silenciosos|cortadas pelo insulto]].
* Em ''Fogo & Sangue'', depois que Viserys ordena a remoção das línguas dos parentes de Vaemond, ele se corta no [[Trono de Ferro]], tão gravemente que o [[Meistre]] [[Gerardys]] teve que amputar dois dedos. Na série, o agravamento dos ferimentos de Viserys acontece muito antes na história.
* Em ''Fogo & Sangue'', quando [[Jacaerys Velaryon]] pediu [[Helaena Targaryen]] para dançar com ele, [[Aegon II Targaryen|Aegon]] se ofendeu, causando uma discussão entre os dois que poderia ter acabado tragicamente se a [[Guarda Real]] não tivesse intervindo.
* No livro Corlys não foi ferido por ninguém para se adoentar. Ele foi acometido por uma febre repentina.
* Em ''Fogo & Sangue'', Viserys engordou muito em seus últimos anos.