==Sinopse==
:*''Ver também: [[Diferenças entre Fogo & Sangue e House of the Dragon]]''
=== Em Porto Real ===
No caos que se seguiu ao assassinato do Príncipe [[Jaehaerys Targaryen (Filho de Aegon II)|Jaehaerys Targaryen]], o Rei [[Aegon II Targaryen|Aegon II]] ficou violentamente enfurecido. Ele rapidamente reuniu seu [[Pequeno Conselho]], querendo vingança contra a rainha [[Rhaenyra Targaryen]], embora Lorde [[Jasper Wylde]] acreditasse que ela pudesse ser inocente. [[Otto Hightower]] sugere um funeral público para ganhar a simpatia do povo e aliená-los contra Rhaenyra. Durante o cortejo fúnebre, os plebeus expressam suas condolências a [[Alicent Hightower]] e [[Helaena Targaryen]].
[[Sangue]], um dos assassinos, é capturado e, sob ameaça de tortura, confessa a [[Larys Strong]] que agiu sob ordens de [[Daemon Targaryen]] junto com um caçador de ratos cujo nome ele não sabe. Após a confissão, Aegon II esmaga a cabeça de Sangue com uma maça. Mesmo ambos sofrendo, Aegon e Helaena não conseguem se reconectar. Da mesma forma, Alicent não consegue confortar nem Aegon nem Helaena em sua dor.
Buscando consolo com Sylvi em seu bordel, [[Aemond Targaryen]] se sente lisonjeado por ser alvo de Daemon, enquanto também expressa remorso pela morte de [[Lucerys Velaryon]]. Em outro lugar da capital, [[Hugh Hammer]] chega em casa para sua filha doente e sua esposa Kat, que culpa a situação ruim pelo bloqueio naval.
Sor [[Criston Cole]], desviando a responsabilidade por não proteger Jaehaerys, culpa [[Arryk Cargyll]], ordenando-lhe que se infiltre em [[Pedra do Dragão]] disfarçado como seu irmão gêmeo, [[Erryk Cargyll|Erryk]], para assassinar Rhaenyra.
=== Em Derivamarca ===
[[Alyn Velaryon]] e seu irmão [[Addam Velaryon|Addam]] se cumprimentam e Addam sugere que Alyn poderia subir na hierarquia agora que tem o favor de Lorde [[Corlys Velaryon]] por salvar sua vida. Mais tarde, enquanto coleta caranguejos na praia, Addam avista [[Seasmoke]], o [[dragão]] de [[Laenor Velaryon]], voando no céu.
=== Em Pedra do Dragão ===
Ao saber do assassinato de Jaehaerys e das acusações dos Verdes, Rhaenyra teme que sua reputação seja prejudicada. Suspeitando que Daemon ordenou a morte de Jaehaerys caso Aemond não fosse localizado, Rhaenyra afirma que não pode mais confiar nele. Uma discussão entre os dois resulta na partida de Daemon para [[Harrenhal]].
[[Baela Targaryen]], enviada para explorar [[Porto Real]] nas costas de um dragão, é abordada por Jacaerys e eles discutem suas famílias e seu futuro.
Rhaenyra interroga [[Mysaria]] sobre suas conexões com Daemon e os Verdes antes de relutantemente conceder-lhe a liberdade. Ao sair de Pedra do Dragão, no entanto, Mysaria percebe Arryk chegando e volta para alertar os guardas. Arryk consegue chegar à câmara de Rhaenyra, mas Erryk entra e os dois duelam. Logo, os guardas de Rhaenyra chegam, mas ninguém intervém, pois eles não conseguem distinguir os gêmeos. Erryk mata Arryk, salvando Rhaenyra, apenas para empalar-se voluntariamente em sua própria espada, dominado pela dor por ter matado seu irmão.
==Elenco==
*Sam C. Wilson como [[Sangue]]
*Mark Stobbart como [[Queijo]]
*[https://www.imdb.com/name/nm1527314/ Michelle Bonnard] como [[Lista: Personagens de Games|Sylvi]]
*Barney Fishwick como Sor [[Martyn Reyne]]
*Ralph Davis como Sor [[Leon Estermont]]
==Recepção==
Nos Estados Unidos, "Rhaenyra the Cruel" foi assistido por 1,3 milhões de pessoas na televisão na [[HBO]] em 23 de junho de 2024.<ref>[https://www.spoilertv.com/2024/06/tv-ratings-for-sunday-16th-june-2024.html "TV Ratings for Sunday 23rd June 2024"], Spoiler TV, 24 de junho de 2024.}}</ref> O episódio foi muito bem recebido pela crítica. No agregador de resenhas ''Rotten Tomatoes'', tem uma taxa de aprovação de 100% baseado em quatorze críticas, com uma nota média de 7,2 (de 10). O consenso crítico do site diz: "Um episódio pontuado por tristeza e retribuição, 'Rhaenyra, a Cruel' aprofunda o conjunto de ''House of the Dragon'' com novas camadas emocionais enquanto acumula contra-ataques memoravelmente sangrentos". As atuações de Tom Glynn-Carney, Emma D'Arcy, Rhys Ifans e Olivia Cooke no episódio foram aclamadas pela crítica.<ref>[https://www.rottentomatoes.com/tv/house_of_the_dragon/s02/e02 ''House of the Dragon'': Season 2, Episode 2]. Rotten Tomatoes. Acessado em 25 de junho de 2024.</ref>
==Referências==