Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

sem sumário de edição
==Aparência e personalidade==
:''Ver também: [[:Categoria:Imagens de Joffrey Baratheon|Imagens de Joffrey Baratheon]]''
<div style="padding:5px; background:#ffffff; border:0px solid #333333; float:left; margin:0 0.9em 0.4em 0;">[[Arquivo:Joffrey Baratheon by Magali Villeneuve.jpg|thumb|275pxminiaturadaimagem|esquerda|Joffrey Baratheon, por [[:Categoria:Imagens por Magali Villeneuve|Magali Villeneuve]] ©]]</div>
Joffrey era de gênio muito forte quando criança e possuía um temperamento incontrolável - não diferente de sua mãe - além de impulsos sádicos. Tem pouco senso de certo e/ou errado, o que sempre o deixa em problemas, especialmente quando perde a calma e as coisas dão errado, sempre culpa outros por seus erros. Apesar de seu gênio forte, é muito displicente, cruel e não muito inteligente - características que, combinadas, o tornam pendente a julgamentos ruins e irracionais.
Joffrey possui os traços [[Casa Lannister|Lannister]] de seus pais, alto para sua idade, com cabelos loiros encaracolados, e é bonito. Possui olhos verde-claros, lábios cheios e um olhar de desdém. Usa sempre as mais finas vestes e acessórios, como é esperado do herdeiro real, e do Rei.
==Eventos recentes==
{{spoiler}}
===''A Guerra dos Tronos''===
[[Arquivo:JoffreyBaratheonMagaliVilleneuve.jpg|miniaturadaimagem|esquerda|Joffrey Baratheon, por Magali Villeneuve.]]
Joffrey, juntamente com o resto da família real, viaja a [[Winterfell]] após a morte de [[Jon Arryn]]. Lá, começa a cortejar a bela [[Sansa Stark]], filha de Lorde [[Eddard Stark|Stark]], a quem é prometido em casamento. No pátio do castelo, pratica combate com [[Robb Stark]], a quem insulta.
No caminho de Winterfell para [[Porto Real]], Joffrey passa um dia cavalgando com Sansa, que fica muito feliz, enquanto ele toma vinho de verão. Eles encontram [[Arya Stark]] e seu amigo [[Mycah]], o filho do açougueiro, praticando luta de espadas. Joffrey estava bêbado e comanda o garoto a lutar com ele; Mycah não aceita o desafio do príncipe, e Joffrey o cutuca com sua espada, ignorando pedidos para deixar o garoto em paz. Então, Arya bate em Joffrey com o pedaço de pau que estavam usando para praticar, permitindo a Mycah escapar. Enfurecido, Joffrey bate em Arya, e é ferido quando [[Nymeria (lobo gigante)|Nymeria]] a protege. Arya aproveita o momento para jogar [[Dente de Leão]], a espada de Joffrey, no [[Tridente]]. Joffrey depois afirma perante a corte de Robert, reunida no castelo de [[Darry]], que havia sido atacado por Mycah e por Nymeria. Este fato resulta na morte do garoto pelas mãos de [[Sandor Clegane]], e do lobo de Sansa, [[Lady (lobo gigante)|Lady]], por pedido da Rainha; Eddard, porém, exige que ele mesmo execute o animal. O acontecimento também causa Arya a alimentar profundo ódio por Joffrey. Seu tio, [[Renly Baratheon]], riu abertamente de Joffrey por ter apanhado de uma garota mais nova que ele.
[[Arquivo:AGoT-Capitulo65a-por-Magali-Villeneuve.jpg|miniaturadaimagem|Joffrey (ao fundo) ordena a execução de Eddard Stark, por Magali Villeneuve.]]
Atuando como a nova [[Mão do Rei]], Eddard Stark descobre que Joffrey e seus irmãos são, em verdade, frutos de incesto entre Cersei e Jaime. A Rainha protege o segredo de sues filhos arquitetando a morte do Rei. Após a morte de seu pai, Joffrey convoca o [[pequeno conselho]] e comanda que organizem os preparativos de sua coroação. Quando Ned apresenta o testamento de Robert, declarando-o Regente e Protetor do Reino, assim como a seu legítimo filho herdeiro ao [[Trono de Ferro]], Cersei rasga o documento e aconselha Ned a jurar fidelidade ao novo Rei. Ned, por sua vez, revela que Joffrey não pode legitimamente reivindicar o Trono, e é fruto de incesto, mas é rapidamente preso por traição.
===''A Fúria dos Reis''===
[[Arquivo:Cersei Joffrey Sandor Alexandre Dainche Sitting the Iron Throne.jpg|miniaturadaimagem|esquerda|Sandor, Joffrey e Cersei no [[Trono de Ferro]], por Alexandre Dainche.]]
Joffrey reina com sadismo, tornando-se difícil até para sua mãe o controlar. Sansa torna-se aprisionada aos impulsos do Rei, que frequentemente ordena a sua Guarda Real que bata nela para sua diversão e prazer. Quando tenta despir a garota em plena sala do Trono, seu tio Tyrion, atuando como Mão no lugar de Tywin, o impede, e ele nunca tentou de novo, apesar de estar determinado em colocar Sansa em sua cama, casando com ela ou não. Com sua crueldade crescente, somada a qualidade de vida despencando em Porto Real devido a escassez de comida e outras privações, tornam Joffrey um Rei extremamente impopular, e quase é morto [[Revolta de Porto Real|num motim nas ruas da cidade]], desencadeado por seu temperamento. Apenas Tyrion se impunha perante a autoridade de Joffrey, o que fez o garoto desenvolver uma especial raiva de seu tio. Tyrion, por sua vez, via Joffrey com desprezo, encarando-o como um monstro.
O casamento de Joffrey se dá no primeiro dia do novo século. Pela manhã, os Lannister e seus aliados se encontram para um café da manhã familiar. Seu avô, Tywin Lannister, dá-lhe uma [[Armamento#Espadas|espada]] de [[aço valiriano]] como presente de casamento, a qual Joffrey denomina ''[[Lamento da Viúva]]'', a qual foi forjada usando a espada ''[[Gelo]]'', de Eddard Stark. O presente de Tyrion e Sansa é um livro raro, ''"A Vida de Quatro Reis"'', o qual Joffrey destrói com sua nova espada, exigindo um presente melhor de seu tio e de sua antiga prometida. Joffrey joga a espada para Sor [[Balon Swann]]. Quando [[Addam Marbrand]] alerta Joff para que seja cuidadoso, pois a lâmina é de aço valiriano, ele se gaba dizendo que não é estranho ao aço valiriano. Neste momento, Tyrion o provoca, suspeitando que Joffrey seria o assassino contratado para matar Bran Stark. Tyrion conclui que a lâmina dada ao assassino não era de seus irmãos, mas de seu sobrinho, apesar de não conseguir muito bem entender o porquê, presumindo que se devia à inata crueldade de Joffrey. Jaime posteriormente deduziria que o garotou agiu numa tentativa de conseguir um 'afago na cabeça daquela tonta Cersei, fazendo-o acreditar que tinha sido seu pai', após ter ouvido Robert bêbado afirmando que seria uma bondade tirar Bran de seu sofrimento, matando-o.
[[Arquivo:Funeral Joffrey Arantza Sestayo.jpg|miniaturadaimagem|O funeral de Joffrey, por Arantza Sestayo.]]
Durante o banquete de seu casamento, Joffrey entra numa discussão com Tyrion, sugerindo que seu tio deveria se juntar a trupe de bobos da corte anões. Depois, bebe vinho envenenado e morre perante os olhares de toda a corte. Cersei acusa Tyrion e Sansa pelo assassinato, mas depois é revelado que o plano foi orquestrado por Mindinho e executado por [[Olenna Redwyne]]. Joffrey foi enterrado no Grande Septo de Baelor.
Editores, Administradores
10 433

edições

Menu de navegação