| placeofdeath = [[Fortaleza Vermelha]], em [[Porto Real]]
| dateofburial =
==Desafio de Valdocaso==
''Ver também: [[Desafio de Valdocaso]]''
Em {{date|276}}, Senhor [[Denys Darklyn]] de [[Valdocaso]], sob a influência de sua [[Serala|esposa]] de [[Myr]], decidiu suspender as taxas portuárias a partir da coroa. Aerys estava determinado a resolver esta questão por si mesmo. Tomando uma pequena força, com apenas um cavaleiro da [[Guarda Real]]), Aerys marchou pessoalmente para Duskendale para prender e executar Lorde Denys. Lorde Denys entrou em pânico e levou Aerys como prisioneiro. O rei foi mantido cativo durante seis meses, enquanto Tywin acumulou um exército e cercou a cidade no que ficou conhecido como o [[Desafio de Valdocaso]]. Eventualmente Sor [[Barristan Selmy]] da Guarda Real conseguiu resgatar o rei. Na sua fúria, Aerys ordenou que todos os membros do último ramo da [[Casa Darklyn]] fossem totalmente destruídos, os seus membros torturados longamente antes de serem queimados vivos.
==A Guerra do Usurpador==
''Ver também: [[Rebelião de Robert|A Guerra do Usurpador]]''
A primeira vez que Aerys finalmente deixou a [[Fortaleza Vermelha]] novamente seria para participar do [[Torneio em Harrenhal]] em {{date|281}}. Ele fez isso apenas por insistência de Varys, que alegou que o Príncipe Rhaegar planejava usar o [[Torneios em Westeros|torneio]] como um pretexto para recrutar senhores com a intenção de tomar o trono de seu pai.{{ref|aDwD|67}} Um [[cavaleiro misterioso]], o [[Cavaleiro da Árvore que Ri]], competiu no torneio. Com a certeza de que o cavaleiro tinha escondido sua identidade porque ele era um inimigo da coroa, Aerys ordenou Rhaegar que descobrisse sua identidade, mas nenhuma evidência foi encontrada. Rhaegar passou a ganhar o torneio e chocou todos os presentes pela coroação [[Lyanna Stark]] como a [[Rainha do Amor e da Beleza]], ao invés de Princesa Elia.
==Morte==
Horas antes de a vanguarda do exército rebelde de Eddard Stark rebelde chegar, 12.000 tropas das [[Terras Ocidentais]] de Tywin Lannister chegaram a Porto Real e prometeu sua lealdade ao Rei Aerys. Varys aconselhou o rei não admiti-los para a cidade, mas o Grande [[Meistre]] [[Pycelle]] argumentou que os Lannister deviam ser confiável. Aerys fez a escolha decisiva e ouviu Pycelle, e abriu as portas da cidade. As forças Lannister prontamente começaram a [[Saque de Porto Real|saquear]] a cidade em nome do Rei [[Robert Baratheon|Robert]].
==Série de TV==
A série de TV, [[Game of Thrones]] se desviou dos livros, removendo o pai Aerys, [[Jaehaerys II Targaryen]] e o fez filho do rei [[Aegon V Targaryen]], em vez de seu neto. A razão para isto parece ser a de simplificar a relação entre Meistre Aemon Targaryen e os outros.
Além disso, um ator foi escalado para interpretar Aerys II em um flashback na 1ª Temporada, mas a cena foi cortada por falta de tempo e ritmo.
==Referências e Notas=={{referencesreferências}} [[Categoria:Nobres]][[Categoria:Monarcas]][[Categoria:Casa Targaryen]]
'''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/http://awoiaf.westeros.org/index.php/Aerys_II_Targaryen Aerys II Targaryen]. A lista de autores pode ser vista no [http://awoiaf.westeros.org/index.php?title=http://awoiaf.westeros.org/index.php/Aerys_II_Targaryen&action=history histórico da página].