Casa Tully
Casa Tully de Correrrio | |
---|---|
Erro ao criar miniatura: Não foi possível salvar a miniatura no destino | |
Brasão | Truta saltante prateada sobre paletas onduladas nas cores azul e vermelho. |
Lema | Família, Dever, Honra |
Sede | Em exílio (antigamente Correrrio) |
Lorde Atual | Edmure Tully |
Região | Terras Fluviais |
Título | Senhor de Correrrio Senhor Supremo do Tridente |
Herdeiro | Robert Arryn |
Suserano | Casa Stark de Winterfell (disputada com a Casa Baratheon de Porto Real) |
Fundação | Era dos Heróis |
Casa Tully de Correrrio é a principal casa nobre das Terras do Rio e governa a região como Lordes do Tridente. Seu castelo é Correrrio. Os Tully vêm de uma linhagem antiga de Senhores de Correrrio que data da Era dos Heróis, mas nunca foram reis. Seu emblema é truta prata pulando num campo listrado de azul e vermelho, e seu lema é "Família, Dever, Honra". Os membros da família tendem a ter cabelo ruivo, maçãs do rosto salientes e olhos azuis brilhantes.
História
A Casa Tully é uma antiga e nobre casa das Terras Fluviais, que remonta à Era dos Heróis. Ao contrário de muitos grandes casas, nunca governaram como reis, mas seguraram Correrrio por mil anos. A Casa Tully ganhou destaque durante a Guerra de Conquista, quando Lorde Edmyn Tully levantou os senhores rebeldes do rio que desertaram o Rei Harren, O Negro e se juntaram a Aegon, o Conquistador. Edmyn foi recompensado com o domínio sobre as Terras Fluviais.[1] Durante a Dança dos Dragões, os Tully governavam em nome dos senhores do rio. Os Tully não parecem ter tido um papel ativo na guerra civil, ao contrário de vassalos como os Blackwood e os Frey. Lorde Medgar Tully participou do Torneio de Vaufreixo. Ele desafiou Sor Humfrey Hardyng em sua primeira disputa e foi derrotado. Dada a vulnerabilidade geográfica do Tridente , A Casa Tully sempre buscou alianças em caso de invasão. Lorde Hoster Tully procurou casar com seu irmão, Sor Brynden Tully, herói da Guerra dos Reis de Nove Moedas, com Betânia Redwyne, mas Brynden não aceitou. Isto fez com que começasse uma longa briga entre os dois, por isso Brynden ganhou o apelido de "Peixe Negro". Hoster, posteriormente, tomou um protegido, Petyr Baelish, então um obscuro fidalgo dos Dedos. Petyr se apaixonou pela filha mais velha de Lorde Hoster, Catelyn, mas foi rejeitado. Como consolo, ele tomou a virgindade de Lysa, outra filha de Hoster. Hoster proibiu Petyr de se casar com suas filhas devido ao seu baixo nascimento, e ordenou que Lysa bebesse chá de lua para impedi-la de engravidar de Petyr. Hoster aceitou uma oferta de Lorde Tywin Lannister de casar Sor Jaime Lannister com Lysa, mas Jaime se juntou inesperadamente a Guarda Real antes que isto pudesse ocorrer. Hoster rejeitou oferta d filho mais novo de Tywin, Tyrion, como substituto. Apareceram pretendentes da Casa Brax e de outros, mas Hoster finalmente aceitou uma oferta do Lorde Rickard Stark de que Catelyn seria prometida a Brandon Stark, herdeiro de Winterfell. Petyr Baelish duelou com Brandon pela mão de Catelyn, resultando em seu exílio de Correrrio. As execuções de Brandon e Rickard poelo Rei Louco complicou as coisas, mas Lorde Hoster se juntou à rebelião que se seguiu de Lorde Robert Baratheon contra a Casa Targaryen, organizando o casamento de Catelyn com o irmão de Brandon, Lorde Eddard Stark, e de Lysa com Lorde Jon Arryn. As Terras Fluviais foram um grande palco na Rebelião de Robert, Lorde Hoster lutou na Batalha dos Sinos e esmagou as casas leais aos Targaryen de Goodbrook, Darry, Mooton e Ryger. O controle sobre seus vassalos não estava completo. Além dessas casas recalcitrantes, a Casa Frey atrasou a sua contribuição até após a decisiva Batalha do Tridente. Após a guerra, as garotas Tully partiram para os assentos de seus maridos, com Sor Brynden acompanhando Lysa ao Vale de Arryn para servir como Cavaleiro do Portão.
Eventos Recentes
A Guerra dos Tronos
Lorde Hoster Tully é um homem já velho, aflito com uma doença que o deixou inválido, um acamado. Suas responsabilidades caem sobre seu filho e herdeiro, Sor Edmure Tully. Após a inesperada morte de seu marido, Jon Arryn, Lysa envia uma mensagem codificada do Ninho para Catelyn Tully para alertá-la dos Lannister. Quando Catelyn parte para Porto Real para falar com seu marido, Eddard Stark, sobre o atentado contra seu filho Bran, Petyr Baelish (agora Mestre da Moeda) diz a ela que o punhal utilizado é de Tyrion Lannister. Em seu retorno à Winterfell, Catelyn captura Tyrion e o leva para sua irmã no Ninho da Águia para o julgamento. Lorde Tywin Lannister envia atacantes às Terras Fluviais em retaliação e chama seus porta-bandeiras à Lannisporto. Os Tully enviam sobreviventes dos ataques, juntamente com uma delegação bem-nascida para implorar ao Trono de Ferro por justiça. Enquanto isso, Edmure envia uma força defensiva para a fronteira das Terras Ocidentais, mas eles são esmagados no Dente de Ouro pelo Regicida, que captura Edmure, dispersando suas forças e sitiando a Correrrio. Enquanto isso, o campeão de Lysa, Vardis Egen, perde um julgamento por combate e Tyrion fica livre. Lysa se recusa a comprometer as forças do Vale para a guerra contra os Lannister. Sor Brynden o Peixe Negro, enojado com o comportamento dela, parte para se juntar ao filho de Catelyn, Robb Stark, na defesa de Correrrio. Robb, através de uma manobra brilhante, captura Jaime, o Regicida. Brynden comanda o grupo de homens que atrai Jaime para fora de seu acampamento na Batalha do Bosque dos Murmúrios. Robb então rompe o cerco a Correrrio com um ataque surpresa ambicioso liderado por Brynden. Lorde Tytos Blackwood, comanda a guarnição em Correrrio, e lidera um ataque contra a retaguarda das forças Lannister e resgata Edmure. Após a Batalha dos Campos, no grande salão de Correrrio, os senhores do rio e do Norte proclamam Robb Rei do Norte. [2]
Genealogia
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Tully. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 1, Bran.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 72, Jaime.