Roose Bolton
Roose Bolton é o Lorde atual de Forte do Pavor. Embora seja bem-educado, ele é frio, calculista, e capaz de grande crueldade.
Ele fala baixo, sem nunca levantar a voz, forçando aqueles que precisam ouvir a fazê-lo atentamente. Ele faz sangrias regularmente, acreditando que melhore sua saúde, o que levou alguns a chamá-lo de "Lorde Sanguessuga".
Índice
Aparência
Seu corpo é descrito como "macio e sem pêlos". Ele possui tamanho médio e olhos claros bem chamativos. Sua pele é branca e pastosa, provavelmente devido às constantes sangrias.
História
Lorde Roose Bolton lutou na Batalha do Tridente durante a Rebelião de Robert. Quando Sor Barristan Selmy, gravemente ferido, foi levado à presença de Robert, Bolton disse que seria mais prudente matá-lo. Robert ignorou-o e enviou seu próprio meistre para cuidar de Sor Barristan.
Pouco antes da Guerra dos Cinco Reis, o filho legítimo de Roose, Domeric Bolton, morreu devido a uma "barriga ruim". Como não tinha outros herdeiros, Bolton buscou seu filho bastardo, Ramsay Snow e o levou ao Forte do Pavor, declarando-o seu herdeiro legítimo.
Eventos Recentes
A Guerra dos Tronos
Lorde Bolton respondeu à convocatória de Robb Stark, que chamava os vassalos para ajudar a libertar o pai, Eddard Stark, além de se aliar ao avô, Hoster Tully, na guerra contra os Lannister. Devido à sua inteligência e astúcia fria, Robb o encarregou de descer a Estrada do Rei com sua infantaria para enfrentar o exército de Lorde Tywin Lannister e distraí-lo para que Robb pudesse atacar Sor Jaime Lannister de surpresa na margem oposta do Tridente. Bolton fez uma marcha forçada durante a noite, tencionando pegar Tywin de surpresa no início da manhã, mas foi derrotado. No entanto, ele foi capaz de recuar de volta à Fosso Cailin e reagrupar as tropas, sem muitos danos.
A Fúria dos Reis
Durante a guerra, Lorde Bolton casou-se com sua segunda esposa, Walda Frey, também chamada de Walda Gorda e neta de Lorde Walder Frey, que havia se aliado a Robb. Numa tentativa de acuar Lorde Tywin, que marchava de Harrenhall de volta às terras ocidentais para atacar Robb, Sor Edmure Tully ordenou que Roose Bolton se unisse a Herman Tallhart, marchando das gêmeas para tomar Harrenhall.
Num esforço de tomar Harrenhall sem enfraquecer seu exército, Roose fez um acordo com Vargo Hoat, líder dos Bravos Companheiros, que obedeciam a Tywin Lannister. Os Bravos Companheiros fingiram levar um grupo de guerreiros de Bolton prisioneiros para Harrenhall, e depois traíram a pequena guarnição Lannister que havia sido deixada para guardar o castelo, abrindo os portões para Bolton. Tendo tomado posse de Harrenhall, Roose escolheu Arya Stark para ser sua copeira, confundindo-a com uma plebéia.
Com o passar do tempo, as relações entre Bolton e Hoat se tornaram tensas à medida que cresciam as suspeitas de que Bolton se viraria contra Robb para passar para o lado dos Lannister.
A Tormenta de Espadas
Quando os Bravos Companheiros tomaram Jaime Lannister como refém, Hoat ordenou que cortassem a mão da espada de Jaime para afastar Roose Bolton de Tywin Lannister. O ardil não funcionou, pois Bolton exigiu de Jaime a garantia de que não seria responsabilizado pelas ações de Hoat. Quando Bolton e Jaime partiram de Harrenhall, Jaime pediu a ele que desse a Robb suas lembranças. Bolton disse que o faria.
Robb convocou Bolton para ajudá-lo a retomar o Norte, que estava em posse dos homens de ferro. No entanto, após a vitória esmagadora de Tywin Lannister sobre Stannis Baratheon na Batalha da Água Negra, Roose passou a considerar a causa Stark perdida, e começou a conspirar com Tywin Lannister, Walder Frey e o filho Ramsay uma maneira de derrubar seu suserano. Ele enviou a infantaria nortenha, que não era constituída por homens seus, para atacar Valdocaso, sabendo que seria esmagada pelo poderio aliado Lannister/Tyrell. Também havia atrasado sua partida de Harrenhall, movimento calculado que permitiu que Sor Gregor Clegane atacasse sua retaguarda e massacrasse diversos homens fiéis a Robb.
Durante o Casamento Vermelho, Roose inventou uma desculpa para sair do salão. Os músicos começaram a tocar "As Chuvas de Castamere", que era o sinal para que os Frey iniciassem seu massacre. Quando Robb já havia sido ferido por diversas flechas, Roose voltou ao salão vestindo sua armadura e enterrou a espada no peito de seu suserano, dizendo:
//"Jaime Lannister manda lembranças."//
Fora do castelo, as forças combinadas de Bolton e dos Frey aniquilaram os exércitos de nortenhos e senhores do rio fiéis a Robb. Por seu serviço, Tywin tornou Roose Bolton o Protetor do Norte e suserano de todas as casas nortenhas, transformando os Bolton numa das famílias mais importantes de Westeros. Bolton também ganhou um decreto, legitimando seu filho Ramsay.
O Festim dos Corvos
Roose marchou das Gêmeas para o Norte, com seu exército aumentado pelo reforço de dois mil Frey.
O texto dessa página foi traduzido e adaptado de [*http://awoiaf.westeros.org/index.php/Roose_Bolton]