Brienne de Tarth
[1] Brienne de Tarth é a única filha e herdeira de Selmy de Tarth, senhor do Entardecer. Seus três irmãos não sobreviveram na infância. É uma guerreira forte e hábil, que deseja se tornar um cavaleiro. Ela é considerada estranha pelo seu comportamento fechado e masculino, mas é honesta e teimosa. Muitos cavaleiros zombam dela chamando de "Brienne, a Bela" pela sua feiúra, alguns a chamam também de "Brienne, a donzela de Tarth", mas seu apelido mais comum é "Brienne de Tarth", por ser tanto da ilha e da Casa Tarth. E é apaixonada por Renly Baratheon.
Aparência
Brienne é grande e forte para uma mulher, e supera também alguns homens. Tem olhos grandes e azuis que transmitem confiança e inocência, é a única parte de seu corpo atraente. Os ombros são largos e quase não apresenta nenhum busto. Seu rosto é largo e cheio de sardas, com um nariz que foi quebrado diversas vezes. Sua boca é larga e com dentes proeminentes e tortos, com lábios extremamente gordo. Seu cabelo é cor de palha suja.
Eventos recentes
A Fúria dos Reis
Lorde Selwin enviou Brienne para servir ao Rei Renly, levando consigo o exército de Tarth. Ela provou sua coragem numa grande disputa, derrotando o Cavaleiro das Flores para vencer o concurso e garantir seu lugar como o sétimo membro da Guarda Arco-íris de Renly. Para muitos era óbvio que ela estava apaixonada por seu rei. Quando ele foi morto ela jurou vingança contra o Rei Stannis embora outros a culpassem pelo crime. Ela jurou lealdade para servir a Lady Catelyn, que a ajudou a escapar.
A Tormenta de Espadas
Lady Catelyn colocou Brienne como Guarda de Sor Jaime quando ela o mandou de volta para Porto Real para que fosse cumprida a promessa feita por Tyrion Lannister, de devolver Sansa e Arya Stark se o regicida fosse libertado. Brienne defendeu habilmente Jaime e aprendeu muito de sua história que é pouco conhecida pela maioria dos habitantes de Westeros. No fim, deixada sem ninguém para seguir, depois do Casamento Vermelho, Sor Jaime achou por bem permitir que ela fosse aonde desejasse e lhe deu sua espada de aço Valiriano que ele chamou de //Oathkeeper//. Ele mandou Brienne atrás de Sansa Stark para cumprir a promessa feita a Lady Catelyn.
O Festim dos corvos
Brienne de Tarth procurou sem sucesso por Lady Sansa em //Cracklaw Point// e em algumas das terras fluviais. Foi capturada pela ressuscitada Catelyn Stark e pelos remanescentes do nado fora-da-lei de Beric Dondarrion, tendo sido julgada como traidora a serviço dos Lannisters. Foi-lhe dada a escolha entre matar Jaime Lannister para provar sua lealdade ou ser enforcada. Ao aparecer pela última vez (em O Festim dos Corvos) ela, Podrik Paine e Sor Hyle Hunt estavam pendurados pelo pescoço.
Referências
note O texto dessa página foi extraído da [*http://awoiaf.westeros.org/index.php/Brienne_of_Tarth Wiki of Ice And Fire] /note
Imagem:Gogopicnic