Joffrey Baratheon é o filho mais velho e herdeiro do Rei Robert Baratheon I e da Rainha Cersei Lannister. Porém, seu verdadeiro pai é Jaime Lannister, irmão da Rainha. Ele tem 12 anos no início dos livros, e posteriormente se torna o segundo Rei Baratheon a sentar no Trono de Ferro.
Aparência e Personalidade
Joffrey era de gênio muito forte quando criança e possuía um temperamento incontrolável - não diferente de sua mãe - além de impulsos sádicos. Tem pouco senso de certo e/ou errado, o que sempre o deixa em problemas, especialmente quase perde a calma e as coisas dão errado, sempre culpa outros por seus erros. Apesar de seu gênio forte, é muito displicente, cruel e não muito inteligente - características que, combinadas, o tornam pendente a julgamentos ruins e irracionais. Joffrey possui os traços Lannister de seus pais, alto para sua idade, com cabelos loiros encaracolados, e é bonito. Possui olhos verde-claros, lábios cheios e um olhar de desdém. Usa sempre as mais finas vestes e acessórios, como é esperado do herdeiro real, e do Rei.
História
Joffrey nasceu do incesto entre a Rainha Cersei e seu irmão Sor Jaime. A verdade do seu nascimento, entretanto, foi mantida em segredo, inclusive do Rei Robert, e foi apresentado ao mundo como filho legítimo deste, e herdeiro ao Trono de Ferro. Cresceu como uma mimada e indulgente criança, com impulsos cruéis. Robert nunca questionou a paternidade do garoto, porém é claramente apontado nos livros que o Rei sentia-se decepcionado com o 'filho', e guardava pouca afeição para com Joffrey. Em contraste, é sugerido nos livros que Joffrey desejava muito o respeito e aprovação de Robert, e muitos de seus atos foram realizados num esforço para tentar atender às expectativas de seu 'pai'. Numa ocasião, ao saber que uma gata estava prenha, Joffrey matou o animal a cortou sua barriga para ver os gatinhos dentro. Ele mostrou um dos fetos mortos a seu 'pai'. Robert ficou tão chocado e bravo que bateu tão forte no garoto, arrancando-lhe dois dentes-de-leite. É também apontado nos livros que Joffrey praticava bullying com seu irmão Tommen.
Eventos Recentes
A Guerra dos Tronos
Junto com o resto da família real, Joffrey viaja para Winterfell após a morte de Jon Arryn. Lá ele começa a cortejar a bela Sansa Stark, filha de Eddard Stark. Ainda em Winterfell, Joffrey contrata um subalterno para matar Bran Stark, que estava terrivelmente ferido. A tentativa falhou, e mais tarde a culpa foi colocada em Tyrion Lannister, que aguçou a crescente inimizade entre a Casa Stark e Casa Lannister. No caminho de volta, após cavalgar com Sansa, ele encontra Arya Stark e seu amigo Mycah, o filho do açouqueiro, praticando luta de espadas. Joffrey estava bêbado e provocou Mycah a uma luta. No duelo, ele foi ferido por Nymeria e depois afirmou perante Robert e sua corte quue fora atacado por Mycah e Nymeria. Isso resultou na morta de Mycah e Lady e no ódio que Arya nutre por ele. Agindo com Mão do rei, Eddard Stark descobre que Joffrey e seus irmãos são na verdade bastardos nascidos do incesto entre Cersei Lannister e seu irmão gêmeo Jaime. Cersei protegeu o segredo sobre seus filho arquitetando a morte de Robert e a prisão de Eddard. Joffrey tomou o trono como o herdeiro de Robert, e Sansa o implorou para salvar a vida do pai.Joffrey proometeu ser misericordioso, mas acabou ordenando a decaptação de Eddard diante do povo e diante da própria Sansa.