Ações

Batalha de Ilha Bela

(Redirecionado de Batalha da Ilha Bela)
Batalha da Ilha Bela
Tomasz Jedruszek Greyjoy Rebellion.jpg
A batalha marítima em Ilha Bela, por T.Jedruszek ©.
Conflito Rebelião Greyjoy
Local Costa da Ilha Bela
Resultado Vitória Baratheon
Beligerantes
Casa Greyjoy Trono de Ferro
Comandantes
Victarion Greyjoy
Euron Greyjoy
Lorde Stannis Baratheon
Lorde Paxter Redwyne
Forças
Frota de Ferro Frota Real
Frota Redwyne
(apoiados por outros navios da Campina)
Baixas
Pesadas Desconhecidas

A Batalha da Ilha Bela foi uma batalha naval travada próximo à Ilha Bela, na costa das Terras Ocidentais, durante a Rebelião Greyjoy.

Contexto

Após Victarion e Euron Greyjoy terem queimado a frota Lannister ancorada em Lannisporto, o Rei Robert Baratheon enviou as frotas comandadas pelos Lordes Stannis Baratheon, da Pedra do Dragão, e Paxter Redwyne, da Árvore, para lidar com a ameaça dos dracares das Ilhas de Ferro. A frota de Stannis foi enviada para enfrentar a Frota de Ferro.

A Batalha

A Frota de Ferro estava navegando pelo Estreito da Ilha Bela, com a própria Ilha Bela no seu lado esquerdo e as Terras Ocidentais e o continente no seu leste. Os navios de Stannis Baratheon montaram uma armadilha, cercando o inimigo pelo norte e sul, esmagando a frota de Victarion Greyjoy perto da costa de Ilha Bela.[1][2]

O Tempestade Dourada, capitaneado por Aeron Greyjoy, foi destruído pelo navio de Stannis, o Fúria.[1] O marido da senhora Gwynesse Harlaw foi morto na batalha, assim como dois filhos de lorde Rodrik Harlaw.[3]

Consequências

O navio de Aeron, irmão caçula de Victarion, foi afundado pelo Fúria, e ele foi capturado. [1] Com a ameaça da Frota de Ferro diminuída, o Rei Robert I podia agora desembarcar nas Ilhas de Ferro e acabar com a Rebelião Greyjoy, que terminou com a invasão de Pyke.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Sea battle off Fair Isle, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências