Mudanças entre as edições de "Mance Rayder"

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Linha 37: Linha 37:
  
 
==Eventos recentes==
 
==Eventos recentes==
 +
{{Spoiler}}
 
===''A Guerra dos Tronos''===
 
===''A Guerra dos Tronos''===
 
É revelado que quando [[Robert Baratheon]] foi a [[Winterfell]] para visitar seu velho amigo [[Eddard Stark]], Mance estava presente no evento. Através de fontes na Patrulha da Noite, Mance ficou sabendo da visita do Rei ao [[Norte]]; inspirado pela lenda de ''[[Bael|Bael, o Bardo]]'', decidiu participar das festividades. Ele escalou a Muralha e viajou até Winterfell.
 
É revelado que quando [[Robert Baratheon]] foi a [[Winterfell]] para visitar seu velho amigo [[Eddard Stark]], Mance estava presente no evento. Através de fontes na Patrulha da Noite, Mance ficou sabendo da visita do Rei ao [[Norte]]; inspirado pela lenda de ''[[Bael|Bael, o Bardo]]'', decidiu participar das festividades. Ele escalou a Muralha e viajou até Winterfell.

Edição das 02h09min de 11 de julho de 2014

Patrulha da Noite.png
Mance Rayder
Patrulha da Noite.png
Mance Rayder Amoka.jpg
Mance Rayder, por Amoka ©
Pseudônimo(s) O Mance
Abel
Título(s) Rei-Para-Lá-da-Muralha
Lealdade Povo Livre
Cultura Selvagem
Esposa(o) Dalla
Mencionado
Mencionado
Aparece
Mencionado
Aparece

GoT Logo.jpg
Intérprete Ciarán Hinds
Ciarán Hinds como Mance Rayder, na série de TV.

Mance Rayder foi um homem da Patrulha da Noite até que quebrou seus votos e abandonou seu posto. Desde então, tem se tornado extremamente influente entre os selvagens, e é chamado de "Rei-Para-Lá-da-Muralha".

Aparência e personalidade

Mance é um homem grande, de pernas longas e magro, com peito e ombros largos. Seus cabelos já foram castanhos, porém hoje, em sua maior parte, estão grisalhos; linhas marcam seu rosto no canto de sua boca quando ri. Ele tem um rosto afilado e sagazes olhos castanhos. É, enfim, um home de meia idade de aparência comum, com um grande gosto por música.

História

Mance foi uma criança selvagem, tomada pela Patrulha da Noite e criado como um deles. Foi um membro leal da Patrulha por grande parte de sua vida, até que foi ferido enquanto patrulhava, e foi curado por uma mulher selvagem. Enquanto se recuperava, ela emendou sua capa resgada com pedaços de tecido vermelho. Em seu retorno à Muralha, os comandantes o fizeram trocar sua capa remendada por uma das capas negras. Esta violação a sua liberdade o fez abandonar a Patrulha da Noite e ir viver com os selvagens, do jeito que quisesse.

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

É revelado que quando Robert Baratheon foi a Winterfell para visitar seu velho amigo Eddard Stark, Mance estava presente no evento. Através de fontes na Patrulha da Noite, Mance ficou sabendo da visita do Rei ao Norte; inspirado pela lenda de Bael, o Bardo, decidiu participar das festividades. Ele escalou a Muralha e viajou até Winterfell.

Sua presença não foi reconhecida por Ned, nem por seu irmão Benjen, que nunca o haviam encontrado, apesar do último já ser membro há alguns anos da Patrulha da Noite. Sob o disfarce de um músico, Mance tocou alaúde no banquete.

A Tormenta de Espadas

Mance assumiu a monumental tarefa de unir os notoriamente individualistas selvagens sob sua direção para invadir os Sete Reinos; reuniram-se nas Presas de Gelo. Ao ouvir rumores do abandono de aldeias e da organização dos selvagens por Mance Rayder, o Rei-Para-Lá-da-Muralha, a Patrulha da Noite organizou uma grande expedição para enfrentá-los.

Quando Jon Snow encontrou Mance sob o pretexto de se juntar a sua causa, Mance o explicou que ele havia tomado posse de um berrante mágico conhecido como Berrante do Inverno, que supostamente faria tombar a Muralha, e a usaria como último recurso se ele não conseguisse superar a Patrulha militarmente. Mance, entretanto, revelou que os selvagens, incluindo seu próprio povo, tem sido caçados pelos Outros e suas criaturas, e tem sido incapazes de detê-los. Seu principal objetivo, por conseguinte, não seria destruir a Muralha, mas usá-la como um escudo contra os Outros.

Mance comandou a invasão da Muralha enquanto esta estava protegida por uma guarnição raquítica, comandada por Jon Snow. Apesar de todas as adversidades, Jon conseguiu deter o avanço das forças de Mance por tempo suficiente até os inesperados reforços comandados por Stannis Baratheon chegarem e destruírem o desorganizado exército selvagem.

O Festim dos Corvos

Jon, clandestinamente, enviou o filho de Mance para longe da Muralha, sob os cuidados de Samwell Tarly, pois sabia que a feiticeira de Stannis, Melisandre, desejava sacrificar uma criança de sangue real, e acreditava que o título de Mance, "Rei-Para-Lá-da-Muralha", poderia ser considerado de linhagem da realeza.

A Dança dos Dragões

Mance supostamente é queimado vivo por Stannis, com o testemunho de selvagens, membros da Patrulha da Noite, Homens do Rei e Homens da Rainha. Jon Snow ordena que arqueiros da Patrulha matem-no durante a queima, para que ele tivesse uma morte rápida.

Na realidade, o homem morto era Camisa de Chocalho, enfeitiçado por Melisandre para parecer como Mance. Enquanto isso, o real Mance é enfeitiçado por um rubi que leva no pulso para parecer como Camisa de Chocalho. Ninguém além de Mance e Melisandre sabiam da verdade, nem mesmo Stannis, de quem Melisandre esconde o que fez devido ao rígido código sob o qual ele vive. "Camisa de Chocalho" chegou até mesmo a praticar com Jon Snow no pátio, e Jon ficou impressionado com suas habilidades, sem saber que na verdade era Mance.

Posteriormente, quando chegam à Muralha notícias de que Arya Stark iria casar Ramsay Snow, Melisandre ofereceu enviar Camisa de Chocalho para resgatá-la, mas Jon recusa, por não confiar nele. Então, Melisandre revela o disfarce de Mance, para que Jon reconsidere a oferta. Jon tinha o controle sobre o filho de Mance (Melisandre e Mance não sabiam que o bebê havia sido trocado pelo filho de Goiva), portanto Mance faria de tudo para recuperar a irmã de Jon, pelo bem de seu próprio filho.

Mance levou seis esposas de lança selvagens com ele: Rowan, Holly, Esquilo, Willow Olho de Bruxa, Frenya e Myrtle. Ele chegou em Winterfell como um bardo sob o nome de "Abel", um anagrama de "Bael", e afirmou que as mulheres eram suas parentes ou seguidoras. Mance tocou músicas durante o casamento e o banquete que o seguiu em Winterfell, e durante a noite suas esposas assassinaram diversos soldados Bolton (as suspeitas, em princípio, pairaram sobre Theon Greyjoy, após sobre cavaleiros Manderly) causando tensão no castelo entre Bolton, Frey e casas nortenhas. O grupo conseguiu a ajuda de um relutante e amedrontado Theon para ajudá-los a libertar Arya, apesar de ele saber que, na realidade, ela era Jeyne Poole. As tensões explodiram no castelo quando Pequeno Walder Frey foi assassinado (as esposas de lança, entretanto, negaram a Theon que fossem responsáveis). Disfarçadas como criadas levando água para o banho de Arya, as seis mulheres e Theon entram em seu quarto e lá Esquilo troca de lugar com a aterrorizada Jeyne, sendo esta disfarçada de criada para tirá-la de lá escondida (Esquilo iria continuar no quarto e escapar pela janela da torre). O plano foi um sucesso até que Jeyne revela a localização deles gritando, e ela e Theon são forçados a pular das muralhas de Winterfell até a neve acumulada embaixo.

Foi informado numa carta de Ramsay a Jon Snow que Mance havia sido capturado e jogado numa jaula ao ar livre, e que as seis esposas de lança que estavam com ele haviam sido mortas e esfoladas. Mance estava sendo forçado a usar uma capa feita das peles delas costuradas como única fonte de calor.


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Mance Rayder. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.