Mudanças entre as edições de "Desafio de Valdocaso"
Linha 21: | Linha 21: | ||
[[Category:Terras da Coroa]] | [[Category:Terras da Coroa]] | ||
− | '''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ | + | '''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/Defiance_of_Duskendale Defiance of Duskendale]. A lista de autores pode ser vista no [http://awoiaf.westeros.org/index.php?title=Defiance_of_Duskendale&action=history histórico da página]. |
Edição das 18h54min de 28 de setembro de 2012
O Desafio de Valdocaso foi um acontecimento marcante do reinado de Aerys II. Ocorreu aproximadamente no ano 276. Teve início quando o Senhor de Valdocaso recusou-se a pagar impostos, exigindo um diferente foro para a vila e alguns direitos para seus cidadãos; teve fim com a extinção de sua Casa nobre e uma severa fratura na relação entre o Rei e sua Mão, o Lorde Tywin Lannister.
O Desafio
Segundo fontes semi-canônicas, o Lorde Denys Darklyn de Valdocaso, pediu ao Rei Aerys II por alguns direito para seus cidadãos e um novo foro para sua vila. Aerys recusou, o que levou a uma escalada de acontecimentos, alguns causados pela influência da esposa do Lorde Denys, Serala, uma Senhora vinda de Myr. Os Darklyns recusaram-se a pagar mais impostos à coroa, e como Aery já começara a se distanciar de sua Mão, ele decidiu lidar sozinho com o problema. Aerys foi a Valdocaso com a Guarda Real e uma pequena força, para prender e executar o Lorde Denys; ao invés, foi preso por ele. Durante a captura, Sor Symon Hollard matou Gwayne Gaunt da Guarda Real.
Lorde Denys continuou seu desafio, mesmo quando um grande exército postou-se fora de suas muralhas, comandado por Tywin Lannister. A habilidade de Tywin agir foi paralisada quando Lorde Denys avisou que, no primeiro sinal de que a vila seria atacada, ele iria matar o Rei.
O Desafio teve fim quando Sor Barristan Selmy entrou clandestinamente no Forte Dun, o assento da Casa Darklyn, e resgatou o Rei. Lorde Denys, sem reféns, imediatamente abriu seus portões e implorou por misericórdia. Foi decaptado, junto ao resto de sua família. Nenhum Darklyn ficou vivo. O mesmo aconteceu com a Casa Hollard, que havia apoiado os Darklyns durante o desafio, com a exceção de Sor Dontos Hollard, que era uma criança na época. Sor Barristan pediu para que sua vida fosse poupada; o Rei, que tinha sido salvo pelo cavaleiro, não pode recusar seu pedido.[1]
Consequências
Aerys nunca mais foi o mesmo. Uma severa inimizade surgiu entre a Mão e seu Rei, que acreditava que havia sido deixado para apodrecer nas masmorras do Forte Dun. A Casa Darklyn foi destruída, e as terras e rendas de Valdocaso foram dadas à Casa Rykker. As terras da Csa Hollard foram tomadas, e seu castelo destruído.[1]
Teorias
Segundo Sor Barristan Selmy, Aerys nunca mais deixou a Fortaleza Vermelha após o Desafio de Valdocaso (a única exceção foi o Torneio em Harrenhal).[2] Leitores sabem que Aerys participou de um torneio no oeste quando Rhaegar tinha 17 anos, estão pode-se deduzir logicamente que o Desafio ocorreu em 276 ou um ano depois.
Referências
- ↑ 1,0 1,1 O Festim dos Corvos, Capítulo 9, Brienne.
- ↑ A Dança dos Dragões, Capítulo 67, O Derrubador de Reis.
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Defiance of Duskendale. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.