Mudanças entre as edições de "Língua Dothraki"

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

 
(7 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
A língua de Dothraki é uma linguagem de ficção construída na série de novelas de fantasia de [[George R.R. Martin]] [[As Crônicas do Gelo e Fogo]] e sua adaptação para a televisão na série [[Game of Thrones]], onde é falado pelos habitantes nomades [[Dothraki]]. A linguagem foi desenvolvida para a série de TV pelo linguista [https://en.wikipedia.org/wiki/David_J._Peterson David J. Peterson] com base nas palavras e frases de Dothraki nos livros de Martin.
+
A '''língua de Dothraki''' é uma linguagem de ficção construída na série de livros de fantasia de [[George R. R. Martin]], ''[[As Crônicas de Gelo e Fogo]]'' e sua adaptação para a televisão, ''[[Game of Thrones]]'', onde é falado pelos habitantes nômades [[Dothraki]]s. A linguagem foi desenvolvida para a série de TV pelo linguista [https://en.wikipedia.org/wiki/David_J._Peterson David J. Peterson] com base nas palavras e frases de Dothraki dos livros de Martin.
  
A partir de setembro de 2011, o idioma compreendia 3163 palavras, não todas as quais foram divulgadas. Em 2012, 146 meninas recém nascidas nos Estados Unidos foram nomeadas "[[Khaleesi]]", o termo Dothraki para a esposa de um [[khal]] ou governante, e o título adotado na série por [[Daenerys Targaryen]].
+
A partir de setembro de 2011, o idioma compreendia 3.163 palavras, não todas as quais foram divulgadas. Em 2012, 146 meninas recém nascidas nos Estados Unidos foram nomeadas "[[Khaleesi]]", o termo Dothraki para a esposa de um khal ou governante, e o título adotado na série por [[Daenerys Targaryen]].
  
 
==Desenvolvimento==
 
==Desenvolvimento==
 +
O vocabulário Dothraki foi criado por David J. Peterson, bem antes da adaptação. A HBO contratou a ''Society Creation Society'' para criar o idioma, e após um processo de aplicação envolvendo mais de trinta concorrentes, David Peterson foi escolhido para desenvolver a linguagem Dothraki. Ele entregou mais de 1.700 palavras para a HBO antes das filmagens iniciais. Peterson inspirou-se na descrição de George R. R. Martin da língua, bem como de línguas como turco, russo, estoniano, inuktitut e swahili.
  
O vocabulário Dothraki foi criado por David J. Peterson, bem antes da adaptação. A HBO contratou a Society Creation Society para criar o idioma, e após um processo de aplicação envolvendo mais de trinta contentes , David Peterson foi escolhido para desenvolver a linguagem Dothraki. Ele entregou mais de 1700 palavras para a HBO antes do tiroteio inicial. Peterson inspirou-se na descrição de George RR Martin da língua, bem como de línguas como turco , russo , estoniano , inuktitut e swahili .
+
David J. Peterson e seu desenvolvimento da linguagem Dothraki foram apresentados em um episódio de 8 de abril de 2012 da ''The Next List'' da CNN. Ele passou a criar as línguas valirianas para a [[Terceira Temporada]] de Game of Thrones. Peterson e seu desenvolvimento da língua Dothraki também foram apresentados no episódio de Decidição da Verdade de 8 de janeiro de 2017.
 
 
David J. Peterson e seu desenvolvimento da linguagem Dothraki foram apresentados em um episódio de 8 de abril de 2012 da The Next List da CNN . [5] Ele passou a criar as línguas valírias para a temporada 3 do Game of Thrones . Peterson e seu desenvolvimento de Dothraki também foram apresentados no episódio de Decidição da Verdade de 8 de janeiro de 2017.
 
  
 
===Restrições de idioma===
 
===Restrições de idioma===
  
A linguagem Dothraki foi desenvolvida sob duas restrições significativas. Primeiro, o idioma teve que combinar os usos já colocados nos livros. Em segundo lugar, tinha que ser facilmente pronunciavel ou aprendido pelos atores. Essas duas restrições influenciaram a gramática e fonologia do idioma: por exemplo, como em inglês, não há contraste entre paradas aspiradas e não aspiradas.
+
A linguagem Dothraki foi desenvolvida sob duas restrições significativas. Primeiro, o idioma teve que combinar os usos já colocados nos livros. Em segundo lugar, tinha que ser facilmente pronunciável ou aprendido pelos atores. Essas duas restrições influenciaram a gramática e fonologia do idioma: por exemplo, como em inglês, não há contraste entre paradas aspiradas e não aspiradas.
  
 
==Fonologia e romanização==
 
==Fonologia e romanização==
  
David Peterson disse: "Você sabe, a maioria das pessoas provavelmente não sabe realmente o que o árabe realmente parece, então, para uma orelha não treinada, pode soar como árabe. Para alguém que conhece o árabe, não. Eu tende a pensar Do som como uma mistura entre árabe (menos a faringe distintiva) e espanhol, devido às consoantes dentárias ". [6]
+
David Peterson disse: "Sabe, a maioria das pessoas provavelmente não sabe realmente o que o árabe realmente parece, então, para um ouvido não treinado, pode soar como árabe. Para alguém que conhece o árabe, não. Eu tendo a pensar no som como uma mistura entre árabe (menos a faringe distintiva) e espanhol, devido às consoantes dentárias".
  
Quanto à ortografia, os próprios Dothraki não têm um sistema de escrita - nem muitos dos povos vizinhos (por exemplo, os Lhazareen ). Se houvesse algum exemplo escrito de Dothraki no universo A Song of Ice e Fire , seria em um sistema de escrita desenvolvido nas Cidades Livres e adaptado a Dothraki, ou em algum lugar como Ghis ou Qarth , que tenha escrito Sistemas. [7]
+
Quanto à ortografia, os próprios Dothraki não têm um sistema de escrita - nem muitos dos povos vizinhos (por exemplo, os Lhazareen). Se houvesse algum exemplo escrito de Dothraki no universo de ''As Crônicas de Gelo e Fogo'', seria em um sistema de escrita desenvolvido nas [[Cidades Livres]] e adaptado a Dothraki, ou em algum lugar como [[Ghis]] ou [[Qarth]], que teriam sistema de escrita.
  
 
===Consonantes===
 
===Consonantes===
  
Existem vinte e três fonemas consoantes na língua Dothraki. Aqui, a forma romanizada é dada à esquerda e o IPA entre colchetes.
+
Existem vinte e três fonemas consoantes na língua Dothraki. Aqui, a forma romanizada é dada à esquerda e o alfabeto fonético internacional entre colchetes.
  
As letras c e x nunca aparecem em Dothraki, embora c apareça no digraph ch .
+
As letras c e x nunca aparecem em Dothraki, embora c apareça no dígrafo ch.
  
B e P parecem aparecer apenas em nomes, como em Bharbo e Pono . Estas consoantes foram usadas no passado, mas desde então se desenvolveram em [f] e [v]. Eles ainda podem ser usados ​​como variantes de [f] e [v].
+
B e P parecem aparecer apenas em nomes, como em Bharbo e Pono. Estas consoantes foram usadas no passado, mas desde então se desenvolveram em [f] e [v]. Eles ainda podem ser usados ​​como variantes de [f] e [v].
  
Paradas sem voz podem ser aspiradas . Isso não muda o significado da palavra.
+
Paradas sem voz podem ser aspiradas. Isso não muda o significado da palavra.
  
Os geminados de consoantes marcados com digraphs têm uma ortografia reduzida:
+
Os geminados de consoantes marcados com dígrafos têm uma ortografia reduzida:
  
 
     Kkh é pronunciado / xx / (não / kx / )
 
     Kkh é pronunciado / xx / (não / kx / )
Linha 35: Linha 34:
 
     Ssh é pronunciado / ʃʃ / (not / sʃ / )
 
     Ssh é pronunciado / ʃʃ / (not / sʃ / )
 
     Zzh é pronunciado / ʒʒ / (não / zʒ / )
 
     Zzh é pronunciado / ʒʒ / (não / zʒ / )
     Cch é pronunciado / tt͡ʃ / [8] [9]  
+
     Cch é pronunciado / tt͡ʃ / [8] [9]
  
 
===Vogais===
 
===Vogais===
Linha 41: Linha 40:
 
Dothraki tem um sistema de quatro vogais mostrado abaixo:  
 
Dothraki tem um sistema de quatro vogais mostrado abaixo:  
  
Não há diftongos.
+
Não há ditongos.
  
Nos livros A Song of Ice e Fire , você nunca aparece como uma vogal, aparecendo apenas após q , e apenas em nomes, como em Jhiqui e Quaro .
+
Nos livros das ''Crônicas de Gelo e Fogo'', você nunca aparece como uma vogal, aparecendo apenas após q, e apenas em nomes, como em Jhiqui e Quaro.
  
Em sequência de vogais múltiplas, cada uma dessas vogais representa uma sílaba separada. Exemplos: shierak [ʃi.e.ɾak] - star , rhaesh [ɾha.eʃ] - país , khaleesi [xa.l̪e.e.si] - rainha .
+
Em sequência de vogais múltiplas, cada uma dessas vogais representa uma sílaba separada. Exemplos: shierak [ʃi.e.ɾak] - star, rhaesh [ɾha.eʃ] - país, khaleesi [xa.l̪e.e.si] - rainha.
  
As vogais / i, e, o, a / turn in [e, ɛ, ɔ, ɑ] depois / q /. / O / transforma em [ɤ] após consoantes dentárias. / o / pode ser pronunciado como [u] após [g], [k] e [x].
+
As vogais / i, e, o, a / turn in [e, ɛ, ɔ, ɑ] depois / q /. / O / transformam em [ɤ] após consoantes dentárias. / o / pode ser pronunciado como [u] após [g], [k] e [x].
  
 
==Gramática==
 
==Gramática==
Linha 53: Linha 52:
 
===Partes do discurso===
 
===Partes do discurso===
  
Embora as preposições também sejam algumas vezes empregadas, a linguagem é fundamental para a inflexão . Prefixes , sufixos e circunflexos são usados. Os verbos se conjugam em infinitivo , passado , presente , futuro , dois imperativos e particípio (arcaico); Eles também concordam com pessoa , número e polaridade . Os substantivos dividem-se em duas classes, inanimadas e animadas . Eles recuam em cinco casos , nominativos , acusativos , genitivos , altivos e ablativos . Os nomes de animação também diminuem de acordo com o número. [14] [15]
+
Embora as preposições também sejam algumas vezes empregadas, a linguagem é fundamental para a inflexão. Prefixes, sufixos e circunflexos são usados. Os verbos se conjugam em infinitivo, passado, presente, futuro, dois imperativos e particípio (arcaico); Eles também concordam com pessoa, número e polaridade. Os substantivos dividem-se em duas classes, inanimadas e animadas. Eles recuam em cinco casos, nominativos, acusativos, genitivos, altivos e ablativos. Os nomes de animação também diminuem de acordo com o número.
  
 
===Ordem de palavras===
 
===Ordem de palavras===
  
A ordem básica das palavras é SVO ( subject-verb-object ). Em uma frase básica, a ordem desses elementos (quando os três estão presentes) é como em inglês: primeiro vem o assunto (S), então vem o verbo (V), então vem o objeto (O).
+
A ordem básica das palavras é SVO (Sujeito-Verbo-Objeto). Em uma frase básica, a ordem desses elementos (quando os três estão presentes) é como em inglês: primeiro vem o assunto (S), então vem o verbo (V), então vem o objeto (O).
  
 
     Khal ahhas arakh. O Khal (S) afiou (V) o arakh (O).  
 
     Khal ahhas arakh. O Khal (S) afiou (V) o arakh (O).  
Linha 66: Linha 65:
 
     O arakh (S) é afiado (V).  
 
     O arakh (S) é afiado (V).  
  
Nas frases nominais também há uma ordem específica. A ordem é a seguinte: demonstrativo , substantivo, advérbio , adjetivo, substantivo genitivo, frase preposicional . As preposições sempre precedem seus complementos nominais. [Nota 1], mas adjetivos , possuidores e frases preposicionais seguem o substantivo: [16] [17]
+
Nas frases nominais também há uma ordem específica. A ordem é a seguinte: demonstrativo, substantivo, advérbio, adjetivo, substantivo genitivo, frase preposicional. As preposições sempre precedem seus complementos nominais., mas adjetivos, possuidores e frases preposicionais seguem o substantivo:
  
 
     Jin ave sekke verven anni m'orvikoon  
 
     Jin ave sekke verven anni m'orvikoon  
     Este pai é muito violento de .mine with.a.whip  
+
     Este pai é muito violento de.mine with.a.whip  
 
     Esse muito violento pai meu com um chicote  
 
     Esse muito violento pai meu com um chicote  
  
Os advérbios normalmente são sentença final, mas eles também podem seguir imediatamente o verbo. As partículas modais precedem o verbo. [14]
+
Os advérbios normalmente são sentença final, mas eles também podem seguir imediatamente o verbo. As partículas modais precedem o verbo.
  
No episódio " Andy's Ancestry " do programa de televisão dos Estados Unidos The Office , Dwight Schrute criou a frase Dothraki "garganta rip", colocando "garganta" na frente para torná-lo o acusativo. [18] David J. Peterson adaptou essa técnica de linguagem e chamou-a de "composto de Schrutean".
+
No episódio "Andy's Ancestry" do programa de televisão dos Estados Unidos ''The Office'', Dwight Schrute criou a frase Dothraki "garganta rip", colocando "garganta" na frente para torná-lo o acusativo. David J. Peterson adaptou essa técnica de linguagem e chamou-a de "composto de Schrutean".
  
 
==Exemplo==
 
==Exemplo==
Linha 82: Linha 81:
 
     assento. GEN existe. 3SG.PRES para 3SG.ALL lá. ACC com.coward. ALL.PL cabelo. GEN curto  
 
     assento. GEN existe. 3SG.PRES para 3SG.ALL lá. ACC com.coward. ALL.PL cabelo. GEN curto  
 
     Há um lugar para ele: lá, com os covardes de cabelos curtos.
 
     Há um lugar para ele: lá, com os covardes de cabelos curtos.
 +
 +
 +
{{Idiomas}}
 +
 +
[[Categoria:Cultura Dothraki]]
 +
[[Categoria:Idiomas]]
 +
 +
 +
'''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em https://en.wikipedia.org/wiki/Dothraki_language.

Edição atual tal como às 22h50min de 22 de dezembro de 2018

A língua de Dothraki é uma linguagem de ficção construída na série de livros de fantasia de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo e sua adaptação para a televisão, Game of Thrones, onde é falado pelos habitantes nômades Dothrakis. A linguagem foi desenvolvida para a série de TV pelo linguista David J. Peterson com base nas palavras e frases de Dothraki dos livros de Martin.

A partir de setembro de 2011, o idioma compreendia 3.163 palavras, não todas as quais foram divulgadas. Em 2012, 146 meninas recém nascidas nos Estados Unidos foram nomeadas "Khaleesi", o termo Dothraki para a esposa de um khal ou governante, e o título adotado na série por Daenerys Targaryen.

Desenvolvimento

O vocabulário Dothraki foi criado por David J. Peterson, bem antes da adaptação. A HBO contratou a Society Creation Society para criar o idioma, e após um processo de aplicação envolvendo mais de trinta concorrentes, David Peterson foi escolhido para desenvolver a linguagem Dothraki. Ele entregou mais de 1.700 palavras para a HBO antes das filmagens iniciais. Peterson inspirou-se na descrição de George R. R. Martin da língua, bem como de línguas como turco, russo, estoniano, inuktitut e swahili.

David J. Peterson e seu desenvolvimento da linguagem Dothraki foram apresentados em um episódio de 8 de abril de 2012 da The Next List da CNN. Ele passou a criar as línguas valirianas para a Terceira Temporada de Game of Thrones. Peterson e seu desenvolvimento da língua Dothraki também foram apresentados no episódio de Decidição da Verdade de 8 de janeiro de 2017.

Restrições de idioma

A linguagem Dothraki foi desenvolvida sob duas restrições significativas. Primeiro, o idioma teve que combinar os usos já colocados nos livros. Em segundo lugar, tinha que ser facilmente pronunciável ou aprendido pelos atores. Essas duas restrições influenciaram a gramática e fonologia do idioma: por exemplo, como em inglês, não há contraste entre paradas aspiradas e não aspiradas.

Fonologia e romanização

David Peterson disse: "Sabe, a maioria das pessoas provavelmente não sabe realmente o que o árabe realmente parece, então, para um ouvido não treinado, pode soar como árabe. Para alguém que conhece o árabe, não. Eu tendo a pensar no som como uma mistura entre árabe (menos a faringe distintiva) e espanhol, devido às consoantes dentárias".

Quanto à ortografia, os próprios Dothraki não têm um sistema de escrita - nem muitos dos povos vizinhos (por exemplo, os Lhazareen). Se houvesse algum exemplo escrito de Dothraki no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo, seria em um sistema de escrita desenvolvido nas Cidades Livres e adaptado a Dothraki, ou em algum lugar como Ghis ou Qarth, que teriam sistema de escrita.

Consonantes

Existem vinte e três fonemas consoantes na língua Dothraki. Aqui, a forma romanizada é dada à esquerda e o alfabeto fonético internacional entre colchetes.

As letras c e x nunca aparecem em Dothraki, embora c apareça no dígrafo ch.

B e P parecem aparecer apenas em nomes, como em Bharbo e Pono. Estas consoantes foram usadas no passado, mas desde então se desenvolveram em [f] e [v]. Eles ainda podem ser usados ​​como variantes de [f] e [v].

Paradas sem voz podem ser aspiradas. Isso não muda o significado da palavra.

Os geminados de consoantes marcados com dígrafos têm uma ortografia reduzida:

   Kkh é pronunciado / xx / (não / kx / )
   Tth é pronunciado / θθ / (not / tθ / )
   Ssh é pronunciado / ʃʃ / (not / sʃ / )
   Zzh é pronunciado / ʒʒ / (não / zʒ / )
   Cch é pronunciado / tt͡ʃ / [8] [9]

Vogais

Dothraki tem um sistema de quatro vogais mostrado abaixo:

Não há ditongos.

Nos livros das Crônicas de Gelo e Fogo, você nunca aparece como uma vogal, aparecendo apenas após q, e apenas em nomes, como em Jhiqui e Quaro.

Em sequência de vogais múltiplas, cada uma dessas vogais representa uma sílaba separada. Exemplos: shierak [ʃi.e.ɾak] - star, rhaesh [ɾha.eʃ] - país, khaleesi [xa.l̪e.e.si] - rainha.

As vogais / i, e, o, a / turn in [e, ɛ, ɔ, ɑ] depois / q /. / O / transformam em [ɤ] após consoantes dentárias. / o / pode ser pronunciado como [u] após [g], [k] e [x].

Gramática

Partes do discurso

Embora as preposições também sejam algumas vezes empregadas, a linguagem é fundamental para a inflexão. Prefixes, sufixos e circunflexos são usados. Os verbos se conjugam em infinitivo, passado, presente, futuro, dois imperativos e particípio (arcaico); Eles também concordam com pessoa, número e polaridade. Os substantivos dividem-se em duas classes, inanimadas e animadas. Eles recuam em cinco casos, nominativos, acusativos, genitivos, altivos e ablativos. Os nomes de animação também diminuem de acordo com o número.

Ordem de palavras

A ordem básica das palavras é SVO (Sujeito-Verbo-Objeto). Em uma frase básica, a ordem desses elementos (quando os três estão presentes) é como em inglês: primeiro vem o assunto (S), então vem o verbo (V), então vem o objeto (O).

   Khal ahhas arakh. O Khal (S) afiou (V) o arakh (O). 

Quando apenas um assunto está presente, o assunto precede o verbo, como acontece em inglês:

   Arakh hasa. 
   O arakh (S) é afiado (V). 

Nas frases nominais também há uma ordem específica. A ordem é a seguinte: demonstrativo, substantivo, advérbio, adjetivo, substantivo genitivo, frase preposicional. As preposições sempre precedem seus complementos nominais., mas adjetivos, possuidores e frases preposicionais seguem o substantivo:

   Jin ave sekke verven anni m'orvikoon 
   Este pai é muito violento de.mine with.a.whip 
   Esse muito violento pai meu com um chicote 

Os advérbios normalmente são sentença final, mas eles também podem seguir imediatamente o verbo. As partículas modais precedem o verbo.

No episódio "Andy's Ancestry" do programa de televisão dos Estados Unidos The Office, Dwight Schrute criou a frase Dothraki "garganta rip", colocando "garganta" na frente para torná-lo o acusativo. David J. Peterson adaptou essa técnica de linguagem e chamou-a de "composto de Schrutean".

Exemplo

   Nevakhi vekha ha maan: Rekke, m'rsakea norethi fitte. 
   [N̪evaxi vexa ha maan̪ rekːe maɾesakea n̪oɾeθi fit̪ːe] 
   assento. GEN existe. 3SG.PRES para 3SG.ALL lá. ACC com.coward. ALL.PL cabelo. GEN curto 
   Há um lugar para ele: lá, com os covardes de cabelos curtos.



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em https://en.wikipedia.org/wiki/Dothraki_language.