Os Deuses antigos são espíritos da natureza, incontáveis e sem nome, que são principalmente adorados no Norte embora ainda haja adeptos dessa religião nas regiões do sul.[1][2][3][4][5][6]
Foram primeiramente adorados pelas crianças da floresta, mas os Primeiros Homens se afastaram das suas crenças anteriores em favor dos espíritos adorados pelas criançasda floresta.
Quando os Ândalos (que vieram do leste) conquistaram o sul de Westeros, eles trouxeram com eles a sua Fé dos Sete (fé nos Sete deuses).
Os espíritos foram então apelidados de Deuses Antigos e a prática do seu culto tornou-se limitada ao norte de Westeros.
A religião dos Deuses Antigos não tem organização, clero, nem movimentos proselitistas ou textos sagrados, mas algumas tradições são passadas adiante por seus seguidores.
Costumes
Várias ações, tais como o incesto e o fratricídio, são consideradas ofensivas aos deuses.
Existem bosques sagrados, onde crescem "árvores divinas" chamadas árvores coração ou represeiro. Essas árvores possuem protuberâncias que se assemelham a rostos e olhos esculpidos por onde escorre seiva vermelha. As orações, juramentos e os casamentos são muitas vezes realizadas na floresta sagrada.
Acredita-se que os rostos foram esculpidos nas árvores coração pelos Filhos da Floresta, mas o seu significado ou propósito não é completamente compreendido pelos homens.
Antigamente todas as casas nobres tinham um floresta divina com uma árvore coração em seu centro, mas muitas famílias deixaram de seguir os deuses antigos e converteram suas florestas divinas em jardins seculares.
Eddard Stark acredita na floresta divina e frequentemente faz orações aos deuses antigos, assim como Jon Snow.
Referências e Notas
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 35, Eddard.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 47, Eddard.
- ↑ A Fúria dos Reis, Capítulo 10, Davos.
- ↑ A Fúria dos Reis, Capítulo 22, Catelyn.
- ↑ A Dança dos Dragões, Capítulo 58, Jon.
- ↑ O Cavaleiro dos Sete Reinos, O Cavaleiro Andante.