Mudanças entre as edições de "Casa Velaryon"

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

m
Linha 21: Linha 21:
  
 
==História==
 
==História==
A Casa Velaryon foi uma das famílias Valirianas juramentadas ao [[Aegon I|Conquistador]] quando os Targaryen começaram sua [[Guerra da Conquista|conquista]] sobre [[Westeros]]. Desde então, os Reis Targaryen escolheram esposas Velaryon para três de seus príncipes. {{ref|acok|10}} Entre elas, uma senhora tornou-se a segunda esposa do Rei [[Aegon III]], e mãe dos Reis [[Daeron I]] e [[Baelor I]]. Ela também foi ancestral da linhagem [[Casa Blackfyre|Blackfyre]] através de [[Daena Targaryen]]. A irmã de Daena, [[Elaena Targaryen|Elaena]], teve um caso amoroso com [[Alyn Velaryon]], seu primo. Seu filho, Sor [[Jon Waters]], deu início a uma linhagem de bastardos que ainda se encontram em [[Porto Real]], na pessoa de [[Rennifer Longwaters]], um carcereiro da [[Fortaleza Vermelha]].
+
 
 +
===Aliança com os Targaryen e Guerra da Conquista===
 +
 
 +
A Casa Velaryon era uma aliada próxima da Casa Targaryen em Valíria. Doze anos antes da [[Perdição de Valíria|Perdição]], Lorde [[Aenar Targaryen]] moveu sua família inteira e seus dragões de Valíria para [[Pedra do Dragão]]. Os Velaryon viajaram com eles, ocupando [[Derivamarca]]. A Casa continuou mantendo laços com os Targaryen, tanto que a mãe de [[Aegon I Targaryen|Aegon, o Conquistador]] era [[Velena Velaryon]]. Quando Aegon e suas irmãs começaram a Guerra da Conquista, os homens de Derivamarca os seguiram, e [[Daemon Velaryon]] foi seu Mestre dos Navios. Desde então, os Targaryen escolheram esposas Velaryon para três de seus príncipes.
 +
 
 +
===A Dança dos Dragões===
 +
 
 +
Durante a [[Dança dos Dragões]] os Velaryon foram o principal apoio dos [[Os Negros|Negros]] contra [[Os Verdes|Verdes]], sendo o primeiro marido da Princesa [[Rhaenyra Targaryen]] um Velaryon: Sor [[Laenor Velaryon]]. Sor Laenor era filho de Lorde [[Corlys Velaryon]] e da Princesa [[Rhaenys Targaryen (A Rainha Que Nunca Foi)|Rhaenys Targaryen]], que apoiaram Rhaenyra.
 +
 
 +
Domadores de dragão da Casa Velaryon durante a guerra civil incluíam os filhos de Sor Laenor, [[Jacaerys Velaryon|Jacaerys]], [[Lucerys Velaryon|Lucerys]] e [[Joffrey Velaryon]], apesar de existirem boatos de que o pai dos garotos era, na verdade, Sor [[Harwin Strong]]. Além dos príncipes, a Casa contava também com grande força no mar, sendo que apenas a [[Casa Greyjoy]] conseguia esperar enfrentar sua frota. O chefe da Casa, Lorde Corlys, também chamado de Serpente do Mar, usou essas frotas para bloquear a [[Baía da Água Negra]]. No entanto, a Cidade das Especiarias e Maré Alta foram saqueadas após o bloqueio ter sido rompido na [[Batalha da Goela]], na qual os Velaryon perderam cerca de um terço de seus navios.
 +
 
 +
A morte da esposa de Lorde Corlys, a Princesa Rhaenys, enfureceu a Serpente do Mar, já que a Princesa Rhaenyra se recusara a permitir que seus filhos a acompanhassem na batalha. O filho de Rhaenyra, Jacaerys, convenceu o lorde a voltar para o lado dela e o tornou Mão da Rainha.
 +
 
 +
Em busca de mais domadores de dragão, os Negros recrutaram diversos bastardos Targaryen e Velaryon, dentre os quais [[Addam Velaryon|Addam]] de Hull e seu irmão, Alyn. Addam conseguiu montar o dragão [[Seasmoke]], antes de Sor Laenor, enquanto que Alyn falhou em sua tentativa. Lorde Corlys adotou os dois garotos após Rhaenyra lhes retirar a bastardia, fazendo-os seus herdeiros. Depois, com sua paranoia crescente, Rhaenyra se voltou contra os garotos, acusando-os de traição, mas Lorde Corlys permitiu que Addam fugisse de [[Porto Real]]. Posteriormente, Addam liderou os Negros na [[Segunda Batalha de Tumbleton]], afastando os inimigos de Rhaenyra de Porto Real ao custo de sua própria vida. No entanto, Lorde Corlys havia sido confinado nas masmorras, o que custara à Rhaenyra a frota Velaryon.
 +
 
 +
===Posteriormente na Era Targaryen===
 +
 
 +
Após a Dança, uma senhora da Casa Velaryon se tornou a segunda esposa do Rei [[Aegon III Targaryen|Aegon III]], e deu à luz aos reis [[Daeron I Targaryen|Daeron I]] e [[Baelor I Targaryen|Baelor I]]. Ela também foi ancestral da [[Casa Blackfyre]] através de [[Daena Targaryen|Daena, a Desafiante]]. A irmã de Daena, [[Elaena Targaryen]], teve um romance com Alyn Velaryon, seu primo adotivo que uma vez fora Alyn de Hull. Alyn, entrementes, se tornou um herói naval na [[Conquista de Dorne]]. O filho deles, Sor [[Jon Waters]], começou uma linhagem de bastardos que ainda permanece em Porto Real na pessoa de [[Rennifer Longwaters]], um carcereiro da [[Fortaleza Vermelha]].
 +
 
 +
Durante a [[Guerra do Usurpador]], os Velaryon provavelmente continuaram fiéis aos Targaryen, enviando homens para lutar ao lado do Príncipe de Pedra do Dragão, [[Rhaegar Targaryen]].
  
 
==A Casa Velaryion no final do terceiro século==
 
==A Casa Velaryion no final do terceiro século==

Edição das 01h30min de 8 de fevereiro de 2014

Casa Velaryon de Derivamarca
Velaryon.png
Brasão Um cavalo marinho prateado empinado, num campo verde-água.
Lema O Antigo, o Verdadeiro, o Valente
Sede Derivamarca
Lorde Atual Monterys Velaryon
Região Baía do Água Negra, nas Terras da Coroa
Título Senhor das Marés, Mestre de Derivamarca
Suserano Casa Arryn
Ramificação Casa Baratheon de Pedra do Dragão
Fundação antes de 1 d.C.

A Casa Velaryon de Derivamarca é uma antiga e orgulhosa casa nobre, com o sangue da antiga Valíria em suas veias. [1][2] Os Velaryon, como os Targaryen, costumeiramente tem a aparência valiriana de cabelos prateados e olhos violeta. [2] Governam Derivamarca, a maior ilha da Baía do Água Negra. Em seu brasão se encontra um cavalo marinho prateado sobre o mar verde. [1] Seu lema não aparece nos livros, mas segundo fontes extra-oficiais é O Antigo, o Verdadeiro, o Valente.[3]

História

Aliança com os Targaryen e Guerra da Conquista

A Casa Velaryon era uma aliada próxima da Casa Targaryen em Valíria. Doze anos antes da Perdição, Lorde Aenar Targaryen moveu sua família inteira e seus dragões de Valíria para Pedra do Dragão. Os Velaryon viajaram com eles, ocupando Derivamarca. A Casa continuou mantendo laços com os Targaryen, tanto que a mãe de Aegon, o Conquistador era Velena Velaryon. Quando Aegon e suas irmãs começaram a Guerra da Conquista, os homens de Derivamarca os seguiram, e Daemon Velaryon foi seu Mestre dos Navios. Desde então, os Targaryen escolheram esposas Velaryon para três de seus príncipes.

A Dança dos Dragões

Durante a Dança dos Dragões os Velaryon foram o principal apoio dos Negros contra Verdes, sendo o primeiro marido da Princesa Rhaenyra Targaryen um Velaryon: Sor Laenor Velaryon. Sor Laenor era filho de Lorde Corlys Velaryon e da Princesa Rhaenys Targaryen, que apoiaram Rhaenyra.

Domadores de dragão da Casa Velaryon durante a guerra civil incluíam os filhos de Sor Laenor, Jacaerys, Lucerys e Joffrey Velaryon, apesar de existirem boatos de que o pai dos garotos era, na verdade, Sor Harwin Strong. Além dos príncipes, a Casa contava também com grande força no mar, sendo que apenas a Casa Greyjoy conseguia esperar enfrentar sua frota. O chefe da Casa, Lorde Corlys, também chamado de Serpente do Mar, usou essas frotas para bloquear a Baía da Água Negra. No entanto, a Cidade das Especiarias e Maré Alta foram saqueadas após o bloqueio ter sido rompido na Batalha da Goela, na qual os Velaryon perderam cerca de um terço de seus navios.

A morte da esposa de Lorde Corlys, a Princesa Rhaenys, enfureceu a Serpente do Mar, já que a Princesa Rhaenyra se recusara a permitir que seus filhos a acompanhassem na batalha. O filho de Rhaenyra, Jacaerys, convenceu o lorde a voltar para o lado dela e o tornou Mão da Rainha.

Em busca de mais domadores de dragão, os Negros recrutaram diversos bastardos Targaryen e Velaryon, dentre os quais Addam de Hull e seu irmão, Alyn. Addam conseguiu montar o dragão Seasmoke, antes de Sor Laenor, enquanto que Alyn falhou em sua tentativa. Lorde Corlys adotou os dois garotos após Rhaenyra lhes retirar a bastardia, fazendo-os seus herdeiros. Depois, com sua paranoia crescente, Rhaenyra se voltou contra os garotos, acusando-os de traição, mas Lorde Corlys permitiu que Addam fugisse de Porto Real. Posteriormente, Addam liderou os Negros na Segunda Batalha de Tumbleton, afastando os inimigos de Rhaenyra de Porto Real ao custo de sua própria vida. No entanto, Lorde Corlys havia sido confinado nas masmorras, o que custara à Rhaenyra a frota Velaryon.

Posteriormente na Era Targaryen

Após a Dança, uma senhora da Casa Velaryon se tornou a segunda esposa do Rei Aegon III, e deu à luz aos reis Daeron I e Baelor I. Ela também foi ancestral da Casa Blackfyre através de Daena, a Desafiante. A irmã de Daena, Elaena Targaryen, teve um romance com Alyn Velaryon, seu primo adotivo que uma vez fora Alyn de Hull. Alyn, entrementes, se tornou um herói naval na Conquista de Dorne. O filho deles, Sor Jon Waters, começou uma linhagem de bastardos que ainda permanece em Porto Real na pessoa de Rennifer Longwaters, um carcereiro da Fortaleza Vermelha.

Durante a Guerra do Usurpador, os Velaryon provavelmente continuaram fiéis aos Targaryen, enviando homens para lutar ao lado do Príncipe de Pedra do Dragão, Rhaegar Targaryen.

A Casa Velaryion no final do terceiro século

Os Velaryon conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:

Com relações não especificadas ao principal ramo da família, também há:

  • Aurane Waters, um jovem e belo marinheiro. Conhecido como o Bastardo de Derivamarca.

Velaryon históricos

Referências nos livros

As Crônicas de Gelo e Fogo

Referências


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em House Velaryon. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.