Ações

Cleon

Harpia de Astapor.png
Cleon
Harpia de Astapor.png
Cleon Тхе Мичо.jpg
Cleon, por Тхе Мичо ©
Apelido(s) Cleon, o Grande
Rei Açougueiro
Título Rei de Astapor
Cultura Astapori
Morte Em 300 d.C., em Astapor
Mencionado
Mencionado
Mencionado

O Rei Cleon de Astapor, também conhecido como Cleon, o Grande, e Rei Açougueiro, foi um dos últimos reis livres de Astapor. Ele teve três filhas de sua primeira esposa e duas das esposas mais recentes tiveram crianças também.

História

Veja também: Imagens de Cleon

Cleon foi escravo de Grazdan mo Ullhor, onde trabalhou como açougueiro. Era dito que ele podia cortar um porco mais rápido do que qualquer outro homem em Astapor [1].

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Tormenta de Espadas

Depois que Daenerys Targaryen conquistou Astapor, ela instalou um conselho com três homens para governar a cidade depois que ela fosse embora. Cleon incitou o povo, alegando que o conselho pretendia devolver o poder aos Bons Mestres. Com o apoio popular, Cleon executou os membros do conselho e se autoproclamou rei.

Cleon enviou um mensageiro (Lorde Ghael) à Daenerys em Meereen propondo um acordo entre Meereen e Astapor para atacar Yunkai e, para selar o acordo, uma união matrimonial entre ele e Daenerys [1].

A Dança dos Dragões

Cleon prosseguiu em sua guerra contra os yunkaitas e foi derrotado na Batalha dos Chifres de Hazzat. Ele foi forçado a fugir de volta à Astapor com seus novos Imaculados [2].

Cleon foi morto por seus próprios homens quando ordenou que marchassem para fora e atacassem os yunkaitas. Ele foi sucedido por uma série de reis que não duraram muito tempo, incluindo um homem que se proclamou Cleon Segundo, e pela cortesã e pelo assassino de Cleon Segundo, respectivamente a Rainha Puta e o Rei Cortagarganta [3], os dois últimos disputando o poder entre si com a cidade cercada pelas forças de Yunkai.

Durante o Cerco de Astapor, a Graça Verde da cidade teve uma visão de que Cleon os levaria à vitória. Então desenterraram o corpo do Rei Açougueiro, o puseram numa armadura e o amarraram em cima de um cavalo faminto. Dessa forma, os novos Imaculados foram liderados à uma última surtida contra os yunkaitas por um cadáver. Apesar de um sucesso inicial, o corpo de Cleon foi cortado ao meio por um mercenário e os novos Imaculados acabaram massacrados às portas de Yunkai [4].

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Cleon, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências