Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

sem sumário de edição
Quando um [[bobo]] vestido de dourado, e um [[anão]] provocam gargalhadas ao zombar de [[Jaime Lannister|Jaime]] e [[Tyrion Lannister]], Lorde Rowan comenta com Catelyn que Renly e seus favoritos são todos muito jovens. Vendo Lorde [[Bryce Caron]] instigar Sor [[Robar Royce]] usando punhais como malabares, Catelyn lembra que nenhum deles tem idade suficiente para ter visto guerra, então eles acham que aquilo tudo é um jogo, e se consideram imortais. Ela diz a Lorde Rowan que a guerra os tornará velhos, como fez sua geração, e diz que tem pena deles porque são os cavaleiros do verão e do inverno está chegando. Brienne se diverte, dizendo: {{Quote | O inverno nunca chegará para gente como nós. Se morrermos em batalha, certamente cantarão sobre nós, e nas canções é sempre verão. Nas canções, todos os cavaleiros são galantes, todas as donzelas são belas, e o sol sempre brilha.}} Catelyn sabe que o inverno chega para todos, como aconteceu com ela quando Ned morreu, mas o rei Renly a impede de dizer isso, pedindo-lhe para sair para tomar ar com ele. Brienne quer lhes pede para acompanhá-los, mas Renly insiste que outra espada não fará diferença no meio de seu próprio exército. Brienne parece muito magoada com a recusa.
Enquanto andam, Renly pergunta se Sor [[Barristan Selmy]] se juntou a Robb em Correrrio. Quando Catelyn parece confusanão entende o questionamento, Renly conta a ela sobre a demissão de Selmy e seu voto de servir ao verdadeiro rei, acrescentando que a posição de Brienne na Guarda Arco-Íris foi feita para Selmy. <ref group="N"> Neste ponto da história, Sor Barristan está a caminho de Essos para servir Daenerys. '''Veja:''' [[A Fúria dos Reis - Capítulo 63|Daenerys V]] de [[A Fúria dos Reis]].</ref> Em seguida, Renly explica que ele ofereceu a Ned cem espadas para capturar Joffrey, mas fugiu quando Ned recusou a ajuda, porque não tinha forças para agir sozinho, e temia que Cersei pretendesse matá-lo depois que Robert morresse. <ref group="N">'''Veja:''' [[A Guerra dos Tronos - Capítulo 47|Eddard XIII]] de [[A Guerra dos Tronos]].</ref> Ele acrescenta que gostava bastante de Ned, e sabia que ele era um amigo leal de Robert, mas diz que Ned não quis ouvir ou se curvar.
Conduzindo-a para o telhado, Renly mostra a Catelyn as incontáveis fogueiras de seu exército e pergunta quantos destas queimam ao redor de Correrrio. Ele acha que Robb tem no máximo 40.000 homens, embora Catelyn saiba que o número real é muito menor. Renly declara que ele tem o dobro disso ali, e outros 10.000 com Mace Tyrell em Jardim de Cima, uma guarnição forte em Ponta Tempestade, e logo todo o poder de [[Dorne]] e de seu irmão [[Stannis Baratheon]] em [[Pedra do Dragão]]. Catelyn responde bruscamente que Renly parece ter esquecido que Stannis tem uma reivindicação melhor. Renly responde que Stannis é respeitado e temido, mas não amado, e seria um rei terrível. Gesticulando para seu exército, Renly declara que sua reivndicação é tão boa quanto a de Robert.
* {{en}} [https://towerofthehand.com/books/102/023/index.html ACOK Catelyn II] na Tower of the Hand, resumo do capítulo.
==Notas e Referências=={{notes}}
{{references}}
Arquitetos, Editores, Burocratas, Administradores
8 737

edições

Menu de navegação