Jon Snow (Teorias)
Teorias podem ser removidas se... |
---|
|
Um dos maiores dilemas das Crônicas de Gelo e fogo é a real identidade de Jon Snow.
“ | Jon Snow - Nem sequer a própria mãe tivera lugar para ele. Pensar nela o deixou triste. Quis saber quem ela era, qual o seu aspecto, por que motivo o pai a abandonara. Porque era uma prostituta ou uma adúltera, palerma. Qualquer coisa escura e desonrosa, caso contrário, por que teria Lorde Stark tanta vergonha de falar dela? | ” |
[1].
Ashara Dayne
Uma teoria afirma que a mãe de Jon foi Ashara Dayne, e seu pai provavelmente Eddard Stark (que estava apaixonado por ela), ou seu irmão mais velho Brandon Stark. A senhora Dayne é dito que esteve com ambos durante o Torneio em Harrenhal. De acordo com Sor Barristan Selmy, um dos Starks esteve à cama com ela e a engravidou. Era sabido por muitos também que ela estava grávida antes de se jogar da sua torre em Tombastela.
Apesar de Sor Barristan acreditar que o filho bastardo da Senhora Dayne fosse uma menina natimorta, alguns ainda acreditam Ashara Dayne possa ser a mãe de Jon Snow. Entre aqueles que acreditam que sim está a Rainha Cersei Lannister. Tanto ela como a Senhora Catelyn Stark ouviram esse boato, mas Eddard se recusa a responder quando lhe perguntam se Ashara Dayne era a mãe de Jon.
Wylla
Wylla, a ama de leite de Tombastela, é outra possível mãe. De acordo com o Rei Robert Baratheon, Ned teve com a moça durante a rebelião.
A Filha do Pescador
Lorde Godric Borrell narra a Davos Seaworth sobre um pescador e sua filha que trouxeram Eddard Stark em segredo por toda a Dentada até o Norte, no início da Rebelião de Robert. O pescador morreu em uma tempestade que quase encurtou sua jornada, mas sua filha continuou com sucesso e deixou Ned nas Irmãs antes de o barco afundar. Se Lorde Borrell pode ser acreditado, Ned deixou-a com um saco de prata e um bastardo na barriga, que ela chamou de Jon Snow, em homenagem à Lorde Jon Arryn.
Lyanna Stark
Muitos leitores acreditam que Jon não é o filho de Eddard Stark. Em vez disso, ele é o filho do príncipe Rhaegar Targaryen e a irmã de Eddard Stark Lyanna. Rhaegar e Lyanna fugiram para a Torre da Alegria, no início da Rebelião de Robert. Lá, acredita-se que Rhaegar tenha deixado Lyanna grávida para proteger a dinastia de sua família.
Já no final da Rebelião de Robert, cerca de um ano depois, Eddard e seus companheiros encontram três membros da Guarda Real na Torre da ALegria: Lorde Comandante Sor Gerold Hightower, Sor Oswell Whent, e Sor Arthur Dayne. As razões para a sua presença e da luta que se seguiu são desconhecidas, mas defender o filho e aparente herdeiro do Trono de Ferro, seria uma boa razão para estarem ali. Os sobreviventes conhecidos da luta foram Eddard e Howland Reed. Eddard recorda que sua irmã morreu "em uma cama de sangue", onde ele lhe fez uma promessa desconhecida pouco antes de morrer.
Além disso, enquanto Robb, Sansa, Bran e Rickon possuem características Tully (cor do cabelo, olhos), Jon e Arya têm aparência mais nortenha (o que fez Sansa acreditar que Arya também era uma bastarda como Jon, até que sua mãe, Senhora Catelyn, colocou sua teoria em terra). Arya é dito que lembra Lyanna. Na mesma linha de comparação com seus "irmãos"; enquanto todos os seus lobos gigantes são descritos como tendo pele escura, o de Jon, Fantasma é branco - uma cor associada frequentemente como característica Targaryen.
Referências e Notas
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 41, Jon.