Batalha da Água Negra

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 03h48min de 24 de setembro de 2012 por Aerionflame (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Batalha da Água Negra
Parte de(a) Guerra dos Cinco Reis
Data 299 AL
Resultado Vitória decisiva da Casa Baratheon de Porto Real
Beligerantes
O Rei no Mar Estreiro
Maioria das Casas das Terras da Tempestade
Casas vassalas de Pedra do Dragão
Algumas Casas da Campina
Mercenários lisenos
O Rei no Trono de Ferro
Patrulha da Cidade
Exército ocidental
Maioria das Casas da Campina
Algumas Casas das Terras da Tempestade
Comandantes notáveis
Rei Stannis Baratheon
Sor Imry Florent
Sor Guyard Morrigen
Sor Rolland Storm
Tyrion Lannister
Jacelyn Bywater
Lorde Tywin Lannister
Sor Garlan Tyrell
Forças
200 navios
20.000 homens
50 navios
6.800 homens do manto dourado
80.000 reforços Lannister-Tyrell
Perdas
Maior parte da frota
619 cavaleiros e um número maior de guerreiros
Sobreviventes passaram para o lado do inimigo
Maior parte da frota
1.600 homens do manto dourado

A Batalha da Água Negra foi o maior conflito da Guerra dos Cinco Reis e foi travada entre as forças de Stannis Baratheon e as de Joffrey Baratheon. Stannis quase venceu - estava prestes a massacrar a Patrulha da Cidade de Porto Real - mas foi pêgo de surpresa e aniquilado pelos recém aliados Lannister-Tyrell.

Antecedentes

Pedra do Dragão

Stannis foi um dos primeiros membros do Pequeno Conselho do Rei Robert Baratheon a desconfiar da paternidade dos filhos do rei, e logo depois descobriu que eles, na verdade, eram frutos do incesto entre a Rainha Cersei Lannister e seu irmão, Sor Jaime Lannister. Tentou usar alguns dos numerosos filhos bastardos de Robert para provar sua descoberta e conseguiu o apoio de Jon Arryn, a Mão do Rei. Quando Arryn morreu em circunstâncias misteriosas, Stannis fugiu para sua sede, Pedra do Dragão. Prevendo o confronto que se seguiria, Stannis reuniu seus vassalos, bloqueou o porto e contratou mercenários e piratas das Cidades Livres para aumentar suas forças. Porém, Pedra do Dragão detinha a fidelidade de apenas um punhado de pequenos lordes, cujos domínios insulares e rochosos não tinham população suficiente para fornecer a quantidade de guerreiros que Stannis necessitava, o que o tornou impotente para enfrentar os Lannister diretamente.

Após a morte de Robert, Stannis declarou sua pretensão através de cartas enviadas para todos os Sete Reinos nas quais ele afirmava a bastardia de Joffrey - e dos demais filhos de Cersei - e, como irmão mais velho e herdeiro legítimo de Robert, reivindicava o Trono de Ferro. Stannis, porém, nunca havia inspirado amor nem entre os nobres nem entre os plebeus, e suas afirmações foram encaradas apenas como fofoca.