Grande Septo de Baelor
O Grande Septo de Baelor, também chamado de Septo de Baelor, é o centro do culto religioso da Fé dos Sete e a sede do Alto Septão. É localizado em Porto Real, a capital dos Sete Reinos. Ele é nomeado após Baelor, o Abençoado.
Descrição
O Grande Septo de Baelor fica no topo da Colina de Visenya, rodeado por uma praça de mármores brancos. Ele apresenta uma estátua de Baelor, que permanece alto e sereno sobre seu pedestal, [1] e vastos jardins, capazes de abrigar centenas em volta do septo.
O septo em si é uma impressionante estrutura com abóbada de mármore; possui sete torres de cristal, [2] e cada uma delas possui sinos. Só em ocasiões especiais, como a morte de um rei, é que todas elas são tocadas. Existem várias portas que levam ao Septo; septões usam as Portas do Pai, septãs usam as Portas da Mãe, e as irmãs silenciosas usam as Portas do Estranho. Em volta das portas existe um púlpito de mármore levantado de onde um septão pode se dirigir às multidões.
Após as portas é o salão de entrada do septo, que é conhecido como "Salão das Lâmpadas". Aqueles que entram no salão caminham sob globos suspensos de vitrais coloridos. Através das portas duplas fica o septo propriamente, com sete largos corredores que se encontram abaixo da cúpula de cristal, ouro e vidro. Seus pisos são feitos de mármore e suas grandes janelas de cristais de chumbo coloridos, e os sete altares estão repletos de velas. Diferentes altares são usados para diferentes cerimônias, dependendo do propósito. Por exemplo, casamentos são sempre conduzidos no altar entre as estátuas do Pai e da Mãe. [3]
Embaixo do septo ficam os túmulos onde descansam os Reis, as celas para os penitentes e os cofres que contêm caras vestimentas, anéis, coroas de cristal, e outros tesouros da Fé.
História
O septo foi construído por Baelor, o Abençoado, substituindo o Septo Estrelado de Vilavelha como centro da Fé nos Sete Reinos.
Eventos recentes
A Guerra dos Tronos
Eddard Stark é levado para os degraus do Grande Septo de Baelor onde, sem o conhecimento dele, Yoren, sua filha Arya Stark, e o disfarçado Sor Barristan Selmy também estavam. Ned fez uma falsa confissão pública, mas o plano deu errado quando o Rei Joffrey declarou que Eddard deveria ser executado, para o choque de Cersei, Varys, e o Alto Septão. Ilyn Payne decepou Ned Stark nos degraus com a sua própria espada, Gelo.
A Fúria dos Reis
Milhares de pessoas se aglomeraram no Grande Septo de Baelor antes da Batalha do Água Negra.
A Tormenta de Espadas
O casamento de Joffrey Baratheon e Margaery Tyrell foi realizado, ao meio dia, no Grande Septo.
O Festim dos Corvos
O corpo do Lorde Tywin Lannister descansou sob a abóbada do Grande Septo, sobre um esquife de mármore. Ao lado da sua cabeça, Jaime fez vigília. O cadáver fedia tanto que só depois de muitos dias as pessoas conseguiram entrar no Grande Septo.
A Dança dos Dragões
Tyrion acha que o templo vermelho em Volantis deve ter o três vezes o tamanho do Grande Septo de Baelor.
Cersei Lannister é aprisionada numa cela no alto de uma das sete torres do Grande Septo. Durante sua caminhada de expiação, Cersei pensou consigo mesma que, ao olhar para a estátua de Baelor, alguém não imaginaria o tolo que fora. Ela achou incrível que a estátua não tivesse se desmoronada à visão de seus seios nus. [1]
Referências
- ↑ 1,0 1,1 A Dança dos Dragões, Capítulo 65, Cersei.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 18, Catelyn.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 60, Tyrion.
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Great Sept of Baelor. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.