Abrir menu principal

Cerco de Winterfell

Revisão de 15h35min de 10 de agosto de 2016 por Coltsfan (discussão | contribs) (Criou página com '{{Template:Battlebox | image = 350px | caption = ''Imagem por Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games'' | battle_name = Batalha d...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

 

O Cerco de Winterfell (também chamado de Batalha de Winterfell),[2] foi um cerco a fortaleza ancestral da Casa Stark de Winterfell e selou o destino do Norte na Guerra dos Cinco Reis.

Batalha de Winterfell
T Jedruszek TheBastardsHost.jpg
Imagem por Tomasz Jedruszek. © Fantasy Flight Games
Conflito Guerra dos Cinco Reis
Data Outono, 299 d.C.
Local Winterfell e arredores
Resultado Vitória da Casa Bolton; a fortaleza de Winterfell é destruída
Beligerantes
Casa Stark e juramentados Casa Bolton
Comandantes
Sor Rodrik Cassel
Lorde Cley Cerwyn
Leobald Tallhart
Ramsay Snow
Forças
Cerca de 2 000 homens:
600 soldados Starks
300 soldados Cerwyns
Soldados Flints
Soldados Hornwoods
Soldados Karstarks
Soldados Manderlys
Soldados Tallharts
Cerca de 600 soldados Boltons
Baixas
Sor Rodrik Cassel
Cley Cerwyn
Leobald Tallhart
exército dispersado
20 ou 30 soldados Boltons mortos[1]

A fortaleza de Winterfell havia sido conquistada pelos homens de ferro da Casa Greyjoy. Pouco tempo depois, homens leais a Casa Stark cercaram o castelo e firmaram posição nos arredores. Estes soldados eram liderados por Rodrik Cassel. Então, homens da Casa Bolton, que são juramentados aos Starks, vieram por trás e traíram os senhores nortenhos e destruíram o exército Stark. Após esta batalha, os Boltons, liderados pelo Bastardo do Forte do Pavor, adentraram o castelo de Winterfell, mataram os soldados Greyjoy, sequestraram a população local e depois prosseguiram para saquear a região.

As perdas entre os nortenhos foram relativamente baixas, com os sobreviventes dos homens Starks retornando para suas casas assustados. Várias histórias começaram a circular a respeito do que aconteceu. Antes do Casamento Vermelho, o lorde Roose Bolton informa o rei Robb Stark que o seu bastardo, Ramsay Snow, havia "reconquistado" Winterfell, mas que os homens de ferro teriam destruído a fortaleza e matado Rodrik Cassel e Leobald Tallhart.[3] Mais tarde, contudo, o pequeno Wex Pyke, que testemunhou o ocorrido, contou a versão verdadeira dos eventos, informando aos lordes Wyman Manderly e Robett Glover que na verdade tinha sido Ramsay que passou Winterfell na espada.[4]

Quando Stannis Baratheon marcha para Winterfell com o objetivo de tirar os Boltons de lá, muitos sobreviventes do exército de Rodrik Cassel se juntam a ele.[5]

Referências

Ver também