A Dança dos Dragões - Capítulo 29

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Davos IV
Capítulo de A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões.jpg
PDVDavos Seaworth
LocalPorto Branco, Norte, Westeros
Página330-340 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Davos III
Jon VI ← Davos IV → Daenerys V

Em uma série de revelações, descobrimos que os Manderly estão e sempre estiveram do lado de Davos, e sabem toda a verdade sobre o Casamento Vermelho. Tudo com o auxílio de Wex, o antigo escudeiro de Theon Greyjoy. O Norte se lembra! Mas agora, Davos terá uma missão de resgate extremamente perigosa.

Resumo

Davos, ainda preso na Toca do Lobo, está à espera de sua morte e espera pelo menos morrer com honra. Ele passa seu tempo conversando com os guardas, ganhando alguns favores em forma de velas, livros, papel e pena, bem como aprender um pouco mais sobre a história e costumes do Norte. Davos escreve algumas cartas para os seus filhos e Marya, para serem entregues após a sua morte. É então que Robett Glover aparece em sua porta e educadamente pede a ele para segui-lo; Davos é cauteloso, mas o segue.

Ele é levado por corredores secretos sempre indo em direções diferentes, passando por um velho bosque sagrado no caminho. Eventualmente, eles acabam em uma sala de Castelo Novo onde Lorde Wyman Manderly está esperando por ele. Davos recusa as ofertas de comida e vinho; Lorde Wyman, porém, pede desculpas por Davos ter sido tão maltratado até então. Wyman diz a ele que eles devem falar rápido, porque os Freys estão esperando por ele, e Davos pode ouvir os sons da música e conversas no andar de cima. Lorde Wyman diz que eles devem agir rápido porque Davos já é um homem dado como "morto" para o reino, e sua cabeça está sendo exibida sob o Portão da Foca. Um criminoso parecido com Davos foi executado em seu lugar, e sua cabeça e as mãos (com os dedos cuidadosamente cortados) estão sendo exibidos do lado de fora. Ele então descobre que o Lorde Wyman Manderly está juntos aos Freys porque ele se sente obrigado, já que seu filho Wylis Manderly estava sendo mantido como refém[1], e ele estava esperando que seu filho lhe fosse devolvido em segurança.

Davos diz que foi convencido pelo comportamento das filhas de Wyman, embora ele tenha ficado confuso com Wylla Manderly. Wyman responde que sua jovem neta foi extremamente corajosa em ter dito as coisas que disse, e que havia verdade em suas palavras já que a dívida que os Manderlys devem aos Starks e Winterfell jamais poderia ser paga. Ele acrescenta ainda que ele não pode mostrar qualquer sinal de desprezo a Porto Real, por causa do mal que isso poderia fazer para seu filho. Tywin Lannister disse a Wyman que ele deveria confessar sua traição, render Porto Branco, declarar sua lealdade ao Rei Tommen, e dobrar o joelho para Roose Bolton. Se ele se recusasse, Wylis seria morto como um traidor, Porto Branco seria saqueada e seu povo "sofreria o mesmo destino que os Reynes de Castamere". Se ele cumprisse o acordo, seu filho seria libertado. Por "matar" Davos, ele provou sua lealdade ao Trono de Ferro e garantiu a liberação de Wylis.

Wyman acrescenta que ele não foi capaz de enviar a Stannis mais informações em suas cartas, porque os Freys infestaram sua corte, à procura de qualquer sinal de traição e seu meistre Theomore é um primo distante dos Lannister, então wyman não confia nele. Wyman então demonstra sua raiva ao falar da morte de Wendel Manderly nas mãos dos Freys, dizendo que as histórias que os Freys contam são fábulas. Ele diz a Davos: O Norte se lembra, Lorde Davos. O Norte se lembra e a farsa está quase no fim. Meu filho está em casa

Lorde Wyman então convoca o escudeiro mudo de Theon, um garoto chamado Wex, que sobreviveu ao saque de Winterfell. Davos então descobre por Robett que Theon foi capturado em Winterfell, e atualmente está sendo esfolado pelos Boltons (Davos pensou que ele estivesse morto). Robett acrescenta que todas as mulheres também foram capturadas, e não mortas. Davos escuta as coisas horríveis que Ramsay Bolton fez com elas, enviando-as nuas para a floresta e dando-lhes metade do dia para tentar fugir, antes de caçá-las com seus cães. De vez em quando, de acordo com Manderly, algumas delas conseguiam sobreviver para contar, mas a maioria não tinha tanta sorte. Se fossem pegas, elas eram estupradas, esfoladas e seus cadáveres serviam de comida para os cães, enquanto suas peles adornam o Forte do Pavor. Se ele as considerasse "bom esporte", cortava suas gargantas antes de esfola-las, caso contrário…

Robett diz a Davos (que está enojado e atordoado) que o mal está no sangue de Ramsay, que é fruto de um estupro. Wyman acrescenta que os Freys não são melhores que Ramsay. Ele também diz a Davos que Roose mente, e jogou a parte mais escura do Casamento Vermelho, mais escura do que ele admite. Além disso, Davos fica sabendo que os Boltons e Freys conhecem os nortenhos e sabem que eles não acreditam em suas mentiras, mas que os estão forçando a aceitá-las.

Ele conta a Davos sobre a poderosa frota de navios que construiu, aquela que Davos viu quando ele entrou no porto. Além disso, ele tem muita prata em seus cofres e tem mais cavalos do que qualquer um ao norte do Gargalo. Lorde Wyman afirma que Castelo Velho e Atalaia da Viúva o seguirão. Todas as terras a leste do Faca Branca, de Atalaialeste da Viúva a Aríete, de Serra do Sargo até o Ramo Partido seriam de Stannis Baratheon... se Davos puder encontrar o preço. Ele diz que não precisa de um rei, mas de um contrabandista. Ele precisa de Davos para contrabandear para casa Rickon Stark, aquele que detém uma reivindicação mais forte do que a de Arya, que está prestes a se tornar mulher de Ramsay Bolton.

A verdadeira história sobre o que aconteceu em Winterfell então é revelada; Wex se escondeu no bosque sagrado, enquanto Rodrik Cassel foi assassinado por Ramsay Bolton. Foram seis os que sobreviveram ao cerco, dois deles filhos de Eddard Stark. Quatro deles foram para o Norte e dois foram por outro caminho. Wyman Manderly insiste que eles devem ter o menino e seu lobo gigante, como prova de que o garoto é um Stark. Então Wyman pede para Wex mostrar-lhes onde Rickon está no mapa. Quando Davos vê onde o punhal foi fincado no mapa, pondera se teria sido melhor voltar para as masmorras e comer mingau de café da manhã, já que lá é um lugar melhor do que aquele onde os homens matam sua fome com carne humana.

Links externos

Sobre a página

Referências