Ações

A Dança dos Dragões - Capítulo 41

O Vira-Casaca
Capítulo de A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões.jpg
PDVTheon Greyjoy
LocalWinterfell, Norte, Westeros
Página458-468 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
O Príncipe de Winterfell
Tyrion IX ← O Vira - Casaca → O Prêmio do Rei

Um Fantasma em Winterfell

As Esposas de Lança se aproximam de Theon. Barbrey Dustin o leva até as criptas de Winterfell e fala sobre sua relação conturbada com a Casa Stark.

Resumo

Uma forte nevasca de inverno atinge Winterfell. Roose Bolton comenta que os deuses do norte não favorecem Stannis já que ele está à mercê do tempo, enquanto eles estão abrigados em Winterfell. Seus homens se animam, mas Theon não acha nada daquilo animador e observa que os Freys também não, já que aparentemente o fato de não conhecerem muito bem o norte custou três de suas vidas recentemente.

Wyman Manderly está comendo mingau, enquanto Harwood Stout e Umber Terror das Rameiras conversam. Theon passou toda a última noite sonhando acordado com sua fuga, mas finalmente decide que ele não tem para onde ir; ele é um homem arruinado em um castelo em ruínas, e este é o lugar onde ele pertence. O bardo Abel toca "A Mulher do Dornês" com uma de suas mulheres batendo um tambor, mas ele muda a letra para "a mulher do nortenho" uma vez. Theon teme que isso seja visto como escárnio aos Boltons, o que custará a vida do homem e irritará Ramsay a ponto dele punir Theon, esfolando-o também. Mas quando ambos os Boltons riem da canção, os outros vêem que é seguro para que eles rirem também e continuam com a canção obscena.

Seus pensamentos se voltam para a falsa Arya, tomando nota de que ela manteve-se trancada em seu quarto esse tempo todo. Há rumores de que Ramsay a mantém acorrentada nua na cama, mas Theon acredita que é somente os guardas que a mantêm lá. Ele tem visto hematomas em seu corpo (Alyn Azedo atribuiu Theon como servo de Jeyne, então ele a veste e vê). Theon lembra que disse para ela que Ramsay só machuca as pessoas quando elas o irritam, então ela deve fazer o que ele manda e nenhum dano virá a ela. Mas ela apenas chorou chamando-o de Theon, e ele a corrigiu, dizendo-lhe que seu nome é Fedor.

Rowan, uma das mulheres do bardo, vem até Theon e pergunta a ele sobre suas façanhas, dizendo-lhe que Abel pode fazer uma canção sobre o dia que capturou Winterfell. Ela questiona sobre como ele foi capaz de conquistar Winterfell tão facilmente, pergunta se havia uma entrada secreta ou outra forma que ele usou para entrar. Theon pensa que esta é mais uma emboscada de Ramsay já que ele deseja Rowan, então ele foge, deixando-a.

No pátio vemos uma briga de bolas de neve entre meninos de Regatos e Vila Acidentada, enquanto escudeiros construem bonecos de neve ao longo das ameias. Theon observa que um novo estábulo foi construído, duas vezes maior do que aquele que havia sido incendiado. Ele vagueia através do castelo e passa por Rickard Ryswell abraçando uma das mulheres de Abel. Ele observa que eles têm poucas provisões para passar o inverno na fortaleza, mas pensa que Stannis está na mesma situação. Ele finalmente chega ao represeiro, ajoelhando diante da árvore do coração. Lá, ele pede desculpas, e pede por algo que ele não tem certeza - força? Ele ouve alguém chorando e folhas, pensando que há fantasmas em Winterfell, e ele é um deles.

Theon retorna e vê que os escudeiros construíram uma dúzia de "senhores de neve", incluindo aqueles que se assemelham a Lorde Wyman Manderly, Lorde Harwood Stout, Lady Barbrey Dustin e Umber Terror das Rameiras. Lady Dustin pergunta se ele pode mostrar-lhe o caminho para as criptas, já que ela não consegue entrar pelas masmorras. Enquanto seus homens escavam através da neve, Lady Dustin pede para Theon para convencer Ramsay a tratar Arya melhor. Os nortenhos amam o Starks e odeiam os Boltons, permanecendo leal somente por medo. As lágrimas de Arya Stark irão aborrecê-los e fazer a Roose e Ramsay mais mal do que qualquer coisa que Stannis poderia fazer.

Dentro das criptas, eles acham que algumas das espadas dos reis mortos está em falta. Um mau presságio, Theon pensa, já que as espadas são conhecidas por proteger a cripta e impedem os espíritos dos mortos de vagar. Dustin pergunta a Theon por que ele ama os Starks, e relutantemente Theon explica que ele sempre quis ser um, mas nunca pôde. Dustin observa que eles têm semelhanças a este respeito, explicando como Brandon Stark tirou sua virgindade e estava encantado com ela e não com sua noiva, Catelyn Tully. Rickard Stark arranjou o noivado de seu filho mais velho para Catelyn, um arranjo que serviu suas ambições que eram maiores do que Lady Barbrey, que era uma filha de um de seus próprios vassalos do norte. Depois do noivado de Brandon e Catelyn, o ambicioso Lorde Ryswell queria que Barbrey se casasse com Eddard, mas depois de Rickard e Brandon foram ambos assassinados pelo rei louco, Eddard substituiu o noivado de seu irmão mais velho com Catelyn para assegurar o apoio de Correrrio durante a Rebelião de Robert. Deixada para trás e tendo que se casar com Lorde Willam Dustin, ela culpa Ned pela morte de Lorde Dustin na Torre da Alegria durante a Rebelião de Robert. Ela se sentiu menosprezada por Eddard ter enterrado o marido em Dorne, mas fez um grande esforço para transportar o corpo de sua irmã até o norte, para ser enterrado em Winterfell.

Ela afirma que tem a intenção de aproveitar os ossos de Ned Stark, que se atrasaram no caminho devido a ocupação de Fosso Cailin pelos homens de ferro, e usá-los de comida para seus cães, em vez de deixá-los serem enterrados na cripta. No caminho de volta ela diz a ele para não contar nada para os Boltons. Theon jura que não vai, e ela diz que ele tem sido bem treinado, deixando-o lá.

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Dance with Dragons - Chapter 41, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.