Ações

A Dança dos Dragões - Capítulo 49

Jon X
Capítulo de A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões.jpg
PDVJon Snow
LocalCastelo Negro, Muralha, Westeros
Página550-561 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jon IX
Jaime I ← Jon X → Daenerys VIII

Jon XI

Alys Karstark e Sigorn se casam em cerimônia realizada por Melisandre, reverenciando R'hllor. Val retorna com Tormund.

Resumo

A neve cai pesadamente durante a cerimônia de casamento de Alys Karstark e Sigorn. Melisandre conduz as orações por R'hllor, e os atendentes a seguem com palavras de clamor e adoração. Mais cedo, Jon Snow havia ordenado que que Clydas despachesse um corvo para Bosque Profundo, a fim de alertar Stannis sobre a traição de Arnolf Karstark.[1]

Alys Karstark está ao lado de Jon Snow, dizendo-lhe que a neve em um casamento significa um casamento frio. Jon reflete sobre Selyse e Stannis e seu casamento frio. Ele observa que os homens da rainha não estão tão animados com a cerimonia religiosa. Todos estão irritados e insolentes. Ele comenta sobre os irmãos negros deliberadamente estarem longe da celebração: Othell Yarwyck, Bowen Marsh e septão Chayle. Jon então leva Alys ao encontro de seu novo marido, Sigorn, o Magnar de Thenn. Enquanto eles trocam promessas de casamento mútuos, Jon lembra a chegada de Cregan Karstark na Muralha um dia depois de Alys chegar. Ele interceptou-o antes de Vila Toupeira para que ele não pudesse reivindicar seu direito hóspede ou pedir negociação, e o prendeu nas celas de gelo.

O casamento chega ao fim após o ritual do pulo da fogueira, com os dois trocando os mantos de suas respectivas casas. O Magnar fez um manto improvisado usando um símbolo com os braços que se assemelham aos de Karstark, para a sua nova casa de "Thenn". Antes de Jon poder ir para a festa, no entanto, ele tem assuntos a tratar.

Ele encontra Selyse e Melisandre. Selyse recusa sua oferta de deixar Cetim trazê-la para o salão, e o desprezo dos cavaleiros por Cetim é visível. Ele então fala pouco com Melisandre, perguntando se ela vê Stannis em suas visões, mas ela diz que só vê a neve quando procura o rei ou Mance. Quando Jon pergunta como ela se sentiria se Stannis estivesse morto, Melisandre responde que ele não pode estar morto, pois ele é Azor Ahai renascido. Ela afirma que sempre vê Jon nas chamas, cercado por crânios e adagas, e Jon a interrompe, não querendo ouvir aquilo.

Enquanto Jon caminha para as celas de gelo, ele pensa sobre Stannis sobre a traição dos Karstark, perguntando-se se a mensagem ou Tycho Nestoris chegaram à ele. Nas celas de gelo, ele encontra Cregan Karstark, diz que ele é um traidor para Alys, a verdadeira herdeira de Karstark, e oferece a ele e todos os homens de Karhold que jurarem fidelidade a Arnolf a possibilidade de vestir o negro. Cregan rejeita a oferta, afirmando que ela se casou com um dos selvagens, o que faz dela uma selvagem também.

Jon, em seguida, vai para a festa. Axell oferece um brinde à Stannis, e todo mundo o segue. Jon reflete sobre os homens dos clãs das montanhas que estão presentes para o casamento, se perguntando por que eles estão ali, uma vez que eles acreditam firmemente nos velhos deuses e não em R'hollor, mas não chega a uma conclusão. A comida vem, e dança começa, e Jon observa alguns irmãos da Patrulha dançando também, mesmo Cetim, que prudentemente não se aproxima de nenhuma senhora. Jon observa Sor Patrek, que está a procura de alguma confusão. Quando Alys Karstark senta ao lado de Jon, ele conversa com ela sobre o Thenns e sua cultura, e Alys observa que eles são mais parecidos com os homens de Westeros do que os outros selvagens, um sentimento que Jon compartilha. Alys afirma que o inverno vai ser difícil. Jon então conta a ela uma história que ele ouviu falar sobre os homens dos clãs em invernos frios: em invernos rigorosos, os idosos anunciavam que iriam sair caçar, mas na verdade morriam nas neves, para não ser um fardo para os outros. Alys diz que é o mesmo em Karhold, e Jon pede a ela para enviar os velhos para a Muralha ao invés de enviá-los para morrer. Ela promete fazer isso.

Entre os pratos, Jon pensa que Hobb Três Dedos até que aceitou bem o serviço encomendado, já que ele foi firme em sua oposição ao casamento dos selvagens e não queria cozinhar coisa alguma no início.

Jon então recebe uma carta de Atalaialeste em que Cotter Pyke diz a ele que a expedição para Durolar está finalmente em curso. Então Axell Florent senta-se ao lado dele, falando sobre o casamento, afirmando que casualmente Patrek esperava se casar com Alys, já que perdeu suas terras no sul. Ele, então, propõe-se como noivo para Val, o que Jon rejeita firmemente. Axell, em seguida, o insulta, acusando-o de manter Val para si e aspirando por Winterfell. Antes de algo acontecer ali, dois toques podem ser ouvidos na Muralha. Jon acha que deve ser Val retornando com Tormund.[2]

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Dance with Dragons - Chapter 49, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências

  1. Jon soube através de Alys que seu tio Arnolf planeja trair Stannis quando suas forças se encontrarem com as de Roose Bolton Capítulo 44 (Jon IX).
  2. Jon está esperando uma resposta para os termos que ele pediu a Val para apresentar a Tormund no Capítulo 39 (Jon VIII).