Ações

A Dança dos Dragões - Capítulo 17

Jon IV
Capítulo de A Dança dos Dragões
A Dança dos Dragões.jpg
PDVJon Snow
LocalCastelo Negro, Muralha, Westeros
Página191-202 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jon III
Daenerys III ← Jon IV → Tyrion V

Jon V

Jon pede a Stannis que recrute os clãs das Montanhas para ir atrás dos Boltons - Melisandre informa que irá permanecer na Muralha.

Resumo

Durante uma inspeção nos armazéns, Jon é informado por Bowen Marsh que não há comida o suficiente para alimentar a Patrulha da Noite, os selvagens, e os homens Stannis durante o inverno que está chegando. Jon então ordena um corte nas rações, embora ele saiba que isso irá torná-lo impopular, e diz a Marsh eles vão encontrar uma maneira de alimentar a todos.

Ele então é convocado para se reunir com Stannis. Camisa de Chocalho provoca Jon, oferecendo-se para cantar para ele e apontando para o rubi vermelho em seu punho de ferro, e Stannis diz que ele está entregando o selvagem para Jon. Apesar de sua relutância em ser visto como parceiro a Stannis na Guerra dos Cinco Reis, ele aconselha-o sobre como os senhores do norte se comportam e oferece-lhe conselhos sobre como conquistá-los.

Enquanto os Homens da Rainha provocam Jon, Stannis diz que ele planeja deixar a Muralha e pegar Ramsay Bolton no Forte do Pavor desprevenido. Arnolf Karstark vem insistindo que Stannis ataque o lugar, afirmando que o Forte Bolton está quase sem guarnições. Jon sem rodeios diz a ele que seu plano irá falhar, ganhando mais desprezo de Homens da Rainha. Stannis os silencia e pede para Jon para explicar melhor. Jon explica que, em primeiro lugar, a menos que Stannis ganhe a confiança de Mors Umber para a sua causa, (Mors Umber toparia uma aliança em troca de certas condições, como o crânio de Mance Rayder e um perdão para o seu irmão Hother Umber, que está lutando sob coação para o Bolton), Stannis seria cortado em pedaços se ousasse atravessar as terras dele. Em segundo lugar, o Forte Pavor saberá que Stannis está vindo muito antes de sua chegada e Jon, tendo visto as defesas do castelo, sabe que uma pequena guarnição poderia segurar o Forte Pavor mesmo se Stannis levasse milhares de homens. Em terceiro lugar, com a queda iminente de Fosso Cailin para a Casa Bolton, os exércitos aliados de Ramsay e Roose Bolton superarão Stannis em 5-1, e iriam facilmente destruí-lo. Além disso, os senhores do Norte que Stannis pretende reunir à sua causa, sofreram durante gerações com selvagens invadindo suas terras, não terão o prazer de ver seus recrutas selvagens cruzando suas casas.

Stannis ordena que todos saiam, exceto Melisandre e Jon. Stannis novamente oferece Winterfell para Jon, mas Jon lembra que Sansa é atualmente a legítima herdeira e que ele não pode abandonar seus votos. Stannis diz que pretende dar Winterfell para Arnolf Karstark, e Jon refuta dizendo que Karstark abandonou seu irmão Robb Stark. Robb tinha ele mesmo decapitado Lorde Rickard Karstark depois que ele matou dois dos prisioneiros Lannister.[1]

Jon promete dar mais homens para Stannis, se Stannis deixá-lo manter os selvagens ocupando mais fortes na Muralha. Stannis concorda e Jon lhe conta sobre os pequenos senhores das montanhas - Casa Flint, Casa Wull, Casa Norrey e Casa Liddle. Jon aconselha Stannis a marchar através das montanhas, ganhar os clãs das montanhas para o lado dele, e depois atacarem Bosque Profundo e derrotar os Homens de Ferro para que o Norte crie simpatia por ele e o siga. Stannis concorda que é um plano com probabilidade de ter sucesso e impressionar os nortenhos.

Jon também adverte que os membros do clã são profundamente devotos aos deuses antigos, alertando Melisandre que sua presença não será bem-vinda. Melisandre surpreende Jon, dizendo-lhe que ela vai ficar na Muralha.

Por fim, Jon reflete tristemente sobre como ele adquiriu milhares selvagens, a quem não poderá alimentar.

Listas

Personagens

Aparecem:

Aparecem:

Mencionados:

Mencionados:

Mencionados:

Lugares e termos mencionados

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Dance with Dragons-Chapter 17, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências