Oberyn Martell
Príncipe Oberyn Nymeros Martell, conhecido como a Víbora Vermelha, foi o temperamental irmão mais novo de Doran. Possui oito filhas bastardas, chamadas de Serpentes da Areia, as quatro mais novas filhas de sua corrente amante, Ellaria Sand. Dizem alguns rumores que ele é bissexual.
Índice
Aparência e Personalidade
Oberyn foi um homem destemido e luxurioso, de pensamento rápido e língua afiada. Estudou por um tempo na Cidadela, e aparentemente forjou diversos elos, mas acabou por se entediar e abandonou a Ordem. Oberyn viajou o mundo, e fundou sua própria companhia de mercenários. Tinha um relacionamento muito próximo com sua irmã Elia, e eram inseparáveis quando crianças.
Oberyn tem uma face marcada, com sobrancelhas finas, olhos de víbora, negros, e um nariz pontudo. Seus cabelos são brilhantes, negros com apenas alguns fios brancos, que converge num bico de viúva.
História
Juventude
Quando jovem, Oberyn foi criado em Arenito. Aos dezesseis, foi encontrado na cama com a amante do Lorde Yronwood, que o desafiou a um duelo. A luta seria até o primeiro sangue, devido a juventude e berço nobre de Oberyn, e ambos sofreram cortes. As feridas de Ormond infeccionaram e acabaram por matá-lo. Oberyn é conhecido como "Víbora Vermelha" desde então, tanto por amigos quanto por inimigos, devido a rumores que ele lutou o duelo com uma lâmina envenenada.
Oberyn viajou muito pelas Cidades Livres, onde aprendeu muito sobre venenos, e talvez artes mais negras. Estudou na Cidadela, chegando a forjar seis elos da corrente de meistre, antes de se entediar. Combateu nas Terras Disputadas, além do Mar Estreito, cavalgando com os Segundos Filhos por um tempo, antes de formar a própria companhia. Diz-se que deita-se com homens e mulheres, e deixou bastardos por todo Donre; as Serpentes da Areia, como os homens as chamam.
Oberyn, entretanto, não abandonou suas filhas, tomando responsabilidade por elas, e ajudando a criá-las (o que pouquíssimos Lordes fazem com seus bastardos). Ele as ensinou como se defenderem, e as permitiu grande independência quando cresciam.
Quando Oberyn era jovem, a Princesa governante de Dorne planejava casar ele ou sua irmã, Princesa Elia, a algum dos filhos de Lorde Tywin Lannister, ou ambos aos gêmeos. Com este objetivo, visitaram Rochedo Casterly, onde conheceram Cersei, Jaime e Tyrion. Chegaram, entretanto, logo após a morte da Senhora Joanna, e Tywin não se encontrava muito receptivo. Ele ofereceu, no lugar dos gêmeos, a mão de Tyrion, o que foi visto como um insulto.
Oberyn é, também, em grande parte responsáel pela atual animosidade entre as Casas Martell e Tyrell, por ter acidentadamente aleijado Willas Tyrell num torneio, apesar de o próprio Willas não guardar nenhum rancor de Oberyn. O Príncipe Oberyn foi derrubado de seu cavelo pelo Príncipe Rhaegar Targaryen num torneio em Ponta Tempestade. Num outro torneio no mesmo castelo, foi derrubado por Sor Barristan.
Eventos seguintes ao assassinato de Elia
Oberyn tinha uma relação muito próxima com sua irmã Elia. Em seguida do Saque de Porto Real, quando ele recebeu as notícias do estupro e assassinato por um cavaleiro Lannister, Gregor Clegane, e de seus filhos, ele tentou levantar Dorne em apoio a Viserys Targaryen, sem sucesso. Ele desejou vingaça desde então.
Ele e seu irmão Doran trabalharam por anos em segredo planejando trazer um fim ao reinado de Robert Baratheon e destruir a Casa Lannister. Oberyn viajou a Braavos, onde Viserys e Daenerys, uns dos últims Targaryens sobreviventes, eram mantidos por Willem Darry, e assinaram um pacto secreto, o qual o Senhor do Mar de Braavos testemunhou, prometendo a mão de Arianne Martell em casamento a Viserys, em troca do apoio em reivindicar o Trono de Ferro. Outrous possívels jogadores-chave neste plano são Varys, Magíster Illyrio Mopatis de Pentos, Lorde Jon Connington e Miles Toyne, comandante da Companhia Dourada.
Eventos Recentes
A Tormenta de Espadas
Príncipe Oberyn foi a Porto Real para reivindicar o assento no Pequeno Conselho em nome de Doran, e exigir justiça pelo assassinato de sua irmã, conforme acordado com a Mão do Rei em exercício, Tyrion Lannister. Entretanto, logo tornou-se claro que a nova Mão, Lorde Tywin, não planejava cumprir esta promessa.
Quando Tyrion foi acusado do assassinato do Rei Joffrey I, Oberyn foi um dos juízes, ao lado de Lorde Tywin Lannister e Lorde Mace Tyrell. No dia anterior à divulgação do resultado do julgamento, Oberyn se ofereceu para ser o campeão de Tyrion num julgamento por combate, se Tyrion lhe revelasse quem era o responsável pelo assassinato de Elia. Tyrion aceitou sua proposta, negou involvimento de seu pai, mas revelou que Sor Amory Lorch havia matado Rhaenys, e Sor Gregor havia matado Elia e Aegon. Nesse momento, Oberyn já sabia que A Montanha seria seu adversário.
Apesar de sua enorme desvantagem física, Oberyn conseguiu ferir Clegane diversas vezes, e o aleijou. Oberyn prolongava a morte de Gregor, tentando extrair dele uma confissão, mas o ameaçado Gregor, conseguiu agarrar Oberyn e esmagar seu punho coberto de armadura em sua face, matando-o. Oberyn conseguiu sua vingança póstumamente por ter embebido sua lança em veneno, causando A Montanha Que Cavalga morrer numa tremenda e vagarosa agonia.
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Oberyn Martell. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.