Sandor Clegane

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 19h06min de 30 de setembro de 2012 por MichelCVG (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Sandor Clegane
300px
Rory McCann como Sandor Clegane
Pseudônimo(s) Cão de Caça
Cão
Lealdade Guarda Real
Casa Clegane
Nascimento Predefinição:Date
Morte Predefinição:Date (supostamente)
Livro(s) A Guerra dos Tronos (Aparece)
A Fúria dos Reis (Aparece)
A Tormenta de Espadas (Aparece)
O Festim dos Corvos (Aparece)
A Dança dos Dragões (Mencionado)

GoT Logo.jpg
Intérprete Rory McCan
Aparições Primeira Temporada | Segunda Temporada

Sandor Clegane é um membro da Casa Clegane. Ele é o irmão mais novo de Sor Gregor Clegane, o atual chefe da casa. Ele é apelidado de "Cão de Caça", em parte porque o brasão de sua família tem três cães, e em parte por sua natureza selvagem e obediência inquestionável aos seus mestres. Ele é considerado um dos lutadores mais perigosos de Westeros, embora ele freqüentemente beba demais. Quando era criança, Sandor adquiriu horríveis queimaduras faciais quando Gregor empurrou seu rosto em um braseiro.[1] Ele passou a odiar fogo, seu irmão, e a hipocrisia da cavalaria em geral.

Aparência

Arquivo:Sandor.jpg
Sandor Clegane, por Тхе Мичо ©

Sandor é um homem enorme e musculoso. O lado esquerdo de seu rosto é horrivelmente queimado. Ele tem um rosto magro, maçãs do rosto afiladas, olhos cinzentos e cabelos longos pretos que ele escova sobre a parte queimada de sua cabeça onde nenhum cabelo cresce. Ele não tem orelha esquerda, uma massa retorcida de cicatrizes ao redor de seu olho esquerdo e abaixo do seu maxilar, o osso é aparente, onde a pele queimou.[1] Ele regularmente usa uma armadura simples e um elmo esculpido na forma de uma cabeça de cão rosnando.

História

A infância de Sandor parece ter sido ofuscada pela violência brutalidade do irmão mais velho. Aos sete anos, seu pai explicou as queimaduras infligidas por Gregor, alegando que sua cama pegou fogo.[1] Há rumores de uma irmã que morreu jovem em circunstâncias misteriosas, e seu pai foi morto em um acidente de caça, que é também cercado de suspeitas, deixando os bens da família para Gregor Clegane.[2]

Sandor se juntou a família Casa Lannister no mesmo dia em que Gregor recebeu sua herança.[2] Ele alega ter matado um homem quando ele tinha doze anos,[3] presumivelmente, durante a Rebelião de Robert.

Eventos Recentes

A Guerra dos Tronos

Clegane agiu por um tempo como guarda pessoal e servo do Príncipe Joffrey Baratheon, que frequentemente o chamava de "Cão". Cersei sugeriu que ele olhasse para Cão de Caça como um pai substituto. Na rota de Winterfell para Porto Real, ele ganhou a inimizade de Arya Stark, ao seguir as ordens dos Lannister para matar seu amigo, Mycah, o filho do açougueiro, que aparentemente tinha assustado Joffrey.

Ele ganhou o Torneio da Mão após salvar Sor Loras Tyrell da fúria de Gregor. Após o torneio, Joffrey fez com que ele levasse Sansa de volta ao castelo. Bêbado após suas vitórias, Sandor fica encantando com Sansa Stark. Zangado pelo fato de que ela não conseguia olhá-lo nos olhos devido ao seus desfiguramento, ele zomba dela por suas maneiras educadas, chamando-a de "pequeno passarinho".

Clegane foi eventualmente nomeado membro da Guarda Real apesar de recusar virar um cavaleiro. Nessa posição, ele foi designado a ficar de olho em Sansa, frequentemente. Apesar de sua lealdade a Joffrey, ele estrategicamente defendeu-a da fúria de Joffrey várias vezes e foi o único membro da Guarda Real que nunca foi ordenado a bater nela. Ao invés disso, ele tratou ela com uma certa delicadeza e tentou poupá-la do sadismo de Joffrey.

Quando Eddard Stark tentou levar Cersei e seus filho ilegítimo em custódia com a ajuda dos Mantos Dourados (sem o conhecimento do fato de que Janos Slynt já estava sob o comando do traiçoeiro Mindinho durante todo o tempo e estava armando a traição), Sandor Clegane participou da matança da remanescente guarda doméstica de Eddardd, junto com seus antigos aliados, pessoalmente matando Cayn.

A Fúria dos Reis

Durante o Tumulto de Porto Real, Sandor apareceu para ajudar Sansa Stark quando a garota foi quase arrastada por um cavalo na confusão. Com sua fúria selvagem e sua habilidade com a espada, Sandor lutou para retirar a multidão de cima dela, que estava com medo. A intervenção de Sandor salvou Sansa de um estupro e possivelmente sua morte pela plebe.


Ele lutou heroicamente durante a Batalha da Água Negra, mas depois desertou após recusar seguir o comando de Tyrion, que pediu para que ele voltasse ao campo de batalha que estava pegando fogo.[4] Antes de fugir, ele esperou por Sansa Stark em seu quarto, e como estava bêbado, ofereceu à ela a chance de fugir com ele, mas se contentou com uma canção enquanto apontava uma faca para ela.[5] Sansa acredita que ele beijou ela, e guardou seu manto ensanguentado da Guarda Real que ele deixou para trás.

A Tormenta de Espadas

O Festim dos Corvos'

Família

 
 
 
 
 
Clegane
Fundador
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Clegane
Desconhecido
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gregor
 
Sandor
 
Uma filha
 
 
 
 
 
 
 
 

Referências

Na Série de TV