Theon Greyjoy

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 23h53min de 21 de junho de 2012 por Lidiany (discussão | contribs) (Criou página com ''''Theon Greyjoy''' é o filho e herdeiro presumido de Balon Greyjoy. ==Aparência e Comportamento== Theon é conhecido por sua arrogância e seu sorriso zombeteiro. ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Theon Greyjoy é o filho e herdeiro presumido de Balon Greyjoy.


Aparência e Comportamento

Theon é conhecido por sua arrogância e seu sorriso zombeteiro. É magro, jovem e atraente.

Histórico

No final da Rebelião Greyjoy , Theon foi levado como refém e afilhado por Eddard Stark. Na época, ele tinha dez anos e viveu em Winterfell os dez anos seguintes com os filhos de Ned.

Sua relação com os Stark sempre foi respeitosa e ele considerava Robb Stark como seu irmão mais novo, embora rivalizasse com Jon Snow, o outro “intruso” da família. Theon sempre procurou a aprovação dos Starks, mas geralmente se sentia insatisfeito.

Theon também é um excelente arqueiro, tendo sido capaz de salvar Bran, que estava sendo ameaçado por um selvagem, com uma flecha certeira.


Eventos Recentes

A Guerra dos Tronos

Theon estava presente quando as crianças Stark encontraram pela primeira vez os lobos gigantes. Ele permaneceu em Winterfell após Ned ir para Porto Real. Nessa época Theon salvou Bran de um grupo de selvagens e desertores da Patrulha da Noite, mas Robb o criticou por ter agido temerariamente, desconsiderando os riscos.

Após a eclosão da Guerra dos Cinco Reis, no entanto, Theon tornou-se um confiável companheiro de batalha de Robb, lutando a seu lado na Batalha dos Acampamentos e na Batalha do Bosque dos Murmúrios.

A Fúria dos Reis

Robb enviou Theon de volta para casa, nas Ilhas de Ferro, com uma proposta para Balon Greyhoy. Robb propunha que apoiaria Balon como Rei das Ilhas de Ferro e, em troca, Balon assolaria as terras ocidentais com seus dracares, atacando inclusive Rochedo Casterly e Lannisporto. Balon, por sua vez, rejeitou a proposta, dizendo que tudo que pode ser dado, também pode ser tirado. Sabendo da astúcia de Tywin Lannister e da vulnerabilidade que Robb havia deixado as próprias terras, Balon optou por atacar o Norte.

Aeron e Balon criticavam frequentemente a aparência e comportamento (nortista-continental) de Theon, acreditando que ele se tornou fiel aos Stark.

Theon se encontrou com sua irmã Asha, esta disfarçada como mulher de um barqueiro. Ela ajudou a batizar o novo dracar de Theon, o Cadela do Mar, e se deixou levar até Pyke. Lá, ela se revelou e humilhou o irmão, dizendo que se disfarçou para conhecê-lo melhor.

Theon descobriu os planos de Balon para arruinar o Norte, mas recebeu uma posição de autoridade inferior. Sob a supervisão da Aeron e Dagmer Boca Rachada , Theon comandou oito dracares encarregados de pilhar a Costa Pedregosa.

Ele invadiu várias aldeias, sentindo dificuldades em controlar os próprios homens. Insatisfeito com os seus deveres e com ciúmes de Asha, Theon planejou a captura de Winterfell. Ele convenceu Dagmer a marchar sobre a Praça de Torrhen para atrair a guarnição de Winterfell. Quando seu ardil funcionou, ele pôde tomar a fortaleza dos Stark com apenas trinta homens. Bran rendeu o castelo para evitar que seu povo fosse massacrado, e Theon se proclamou Príncipe de Winterfell.

Com Winterfell sob seu controle, Theon tomou Bran e Rickon como reféns e encontrou dificuldades em controlar o povo de Winterfell, muitos dos quais ele conhecia.

Ele libertou Ramsay Bolton, que estava sob o disfarce de "Fedor", do calabouço do castelo, e colocou-o a seu serviço. Meistre Luwin também serviu a Theon, suplicando-lhe que agisse com misericórdia e tolerância.

Bran e Rickon Stark conseguiram escapar com a ajuda do Osha, Hodor, Meera e Jojen. Theon não pôde encontrar os garotos e, seguindo o conselho de Fedor, matou dois meninos camponeses com a mesma idade e mostrou seus cadáveres como se fossem os irmãos Stark.

Sabendo da aproximação de Sor Rodrik Cassel, que vinha com uma guarnição numerosa de nortenhos fiéis a Robb, Theon pediu ajuda à irmã Asha. Ela o criticou por sua burrice, avisando-o de que sua posição era insustentável e implorando para que ele fugisse com ela. Theon se recusou a deixar o castelo, e Asha partiu. Desesperado, o rapaz se voltou para Fedor, que prometeu retornar com homens para salvá-lo.

Em sua parlamentação com Rodrik, Theon ameaçou a vida da filha do cavaleiro, Beth, que estava em seu poder. Isso atrasou Rodrik o suficiente para que Fedor chegasse com quatrocentos cavaleiros e liquidasse suas forças. Theon permitiu que Fedor entrasse em Winterfell, e lá ele se revelou como Ramsay Bolton, bastardo de Roose Bolton. Ao perceber a verdade, Theon tentou reagir, mas Ramsay ordenou que passassem o archote no castelo. Golpeado, Theon perdeu a consciência

A Tormenta de Espadas

Um pedaço de pele de Theon foi entregue à Catelyn Stark pouco antes do Casamento Vermelho. Roose disse que Ramsay o estava esfolando lentamente no Forte do Pavor.

O Festim dos Corvos

A maioria dos homens de ferro, inclusive Asha, acredita que ele estava morto.

A Dança com Dragões

Theon foi torturado por Ramsay diversas vezes. Durante as torturas, Ramsay retirava a pele dos dedos de Theon e o deixava aos gritos de dor, até que o próprio rapaz implorasse que o dedo fosse cortado. Bolton também quebrou e arrancou vários de seus dentes, pois odiava seus sorrisos. Fica implícito que ele também removeu as genitais de Theon.

Theon é obrigado a assumir a identidade de Fedor, antigo lacaio de Ramsay, e proibido de tomar banho até ficar imundo da cabeça aos pés com lama e excrementos.

Devido á tortura, a aparência de Theon mudou dramaticamente. Foi como se ele envelhecesse quarenta anos e vários de seus dentes foram arrancados ou pendem frouxos da boca, de modo que ele sequer pode comer sem sofrer. Perdeu muito peso, sua pele se tornou esponjosa e seu cabelo branco, frágil e quebradiço. Se tornou incapaz de usar o arco devido á perda de dedos nas mãos e passou a andar capenga como um velho.

Logo no começo de sua prisão, Theon tentou fugir com a ajuda de Kyra, sua amante de Winterfell. O que ele não sabia é que sua fuga havia sido permitida por Ramsay, que lhe deu vantagem de um dia antes de começar a perseguí-lo com seus cães. Theon e Kyra foram recapturados, e a garota sofreu uma morte horrível na mão de Ramsay e de seus cães. Isso tudo contribuiu para alimentar o profundo medo de Ramsay que Theon passou a sentir.

Quando [[[Roose Bolton]]] anunciou ao filho que iria retornar para o Norte, ele permitiu que Theon tomasse banho e se vestisse bem para que fosse negociar com os restos da guarnição de homens de ferro que Victarion Greyjoy deixara em Fosso Cailin. Theon conseguiu obter a rendição dos homens de ferro, com a promessa de Ramsay de que eles ficariam seguros e seriam alimentados. Quando se renderam, Ramsay os esfolou e empalou seus corpos por Fosso Cailin. Quando os exércitos de Roose e Ramsay se encontraram, e o senhor do Forte do Pavor apresentou ao filho "Arya Stark", sua futura esposa, Theon imediatamente a reconheceu como Jeyne Poole, a amiguinha de Sansa.


note O texto dessa página foi traduzido e adaptado de [*http://awoiaf.westeros.org/index.php/Theon_Greyjoy] [Imagem: HBO] /note