Leo Tyrell (Espinholongo)

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Tyrell de Jardim de Cima.png
Leo Tyrell
Tyrell de Jardim de Cima.png
Apelido(s) Espinholongo
Título Sor
Protetor do Sul
Defensor das Marcas
Senhor Supremo da Campina
Senhor de Jardim de Cima
Lealdade Casa Tyrell
Cultura Campina
Mencionado
Aparece
Mencionado
Mencionado

Leo Tyrell, conhecido como Leo Espinholonho ou Leo Grande-Espinho, [N 1] foi o Senhor de Jardim de Cima e chefe da Casa Tyrell durante o reinado do Rei Daeron II Targaryen.

Aparência e características

Leo era um homem magro e grisalho durante o reinado de Daeron II Targaryen. Leo era extremamente respeitado e amado tanto por suas habilidades como por sua liderança da Casa Tyrell. Considerado um dos melhores e mais habilidosos cavaleiros do seu tempo, Leo é lembrado até hoje como um dos maiores cavaleiros que a Casa Tyrell já teve.[1][2]

História

Sor Arlan de Centarbor e Duncan serviram a Lorde Leo Tyrell em algum momento.

Torneio de Vaufreixo

Leo participou do Torneio de Vaufreixo, onde desmontou vários adversário de renome e ficou entre os campeões. Na primeira justa ele derrotou Lorde Damon Lannister, conhecido como Leão Grisalho, quando arrancou seu elmo e, assim, Lorde Damon desistiu do combate.

O próximo desafiante de Leo foi Lorde Pearse Caron, o arpista. Lorde Perse conseguiu pressionar, mas seu machado ficou brevemente preso no escudo de Lorde Leo e essa pequena vantagem bastou para que Leo Espinholonho virasse o jogo, pressionando tanto Lorde Perse que este se rendeu.

O caolho Robyn Rhysling perdeu seu elmo para a lança de Leo Espinholonho na primeira justa, mas se recusou a desistir, e cavalgaram mais 3 vezes um contra o outro. Como Leo era cavalheiresco demais para se aproveitar da cabeça desprotegida de Robyn Rhysling, ele continuou mirando sua lança no escudo de seu adversário, até achar o momento certo para acertar a placa peitoral e derrubar seu adversário.

Quando Aerion Targaryen, chamado Chamaviva, acusou Sor Duncan de agredi-lo e exigiu um Julgamento de Sete, Lorde Leo Tyrell e outros concordaram com o julgamento.

Sor Steffon Fossoway promete que vai trazer Leo Espinholonho e outros grandes cavaleiros como Lyonel Baratheon para causa de Sor Duncan, mas no fim Sor Steffon estava mentindo e apenas trai Sor Duncan e toma o partido de Aerion Chamaviva. Lorde Lyonel Baratheon toma o partido de Sor Duncan pela influência de Egg e não de Sor Steffon.

No fim, Leo Espinholonho não toma o partido de Sor Duncan.

Eventos recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Tormenta de Espadas

Quando Tyrion Lannister vai recepcionar a chegada do Príncipe Oberyn Martell, eles acabam falando sobre Sor Loras Tyrell e o anão diz que muitos (incluindo ele próprio) acham que o Cavaleiro das Flores é tão bom ou melhor que Leo Espinholongo, mas o Príncipe Oberyn Martell não acredita, dizendo que Loras é um cavaleiro de toneios e se destaca com uma lança na mão e com um cavalo entre as pernas, mas que falta se provar em batalhas reais.[1]

Citações

Citações sobre Leo Tyrell

Sor Arlan falava com frequência de Leo Espinholongo, como era chamado de vez em quando; um combatente sem par, apesar de toda a prata em seu cabelo.[3]
— Sor Duncan em pensamentos
Egg: Aquele é Leo Tyrell, Senhor de Jardim de Cima.

Duncan: Sei disso. O velho e eu servimos Jardim de Cima antes que você tivesse nascido. Aquele ao lado da tenda deve ser Lorde Leo, o homem grisalho e magro vestindo verde e dourado.

'Egg: Sim. Eu o vi uma vez em Porto Real. Não é alguém que você vai querer desafiar, sor. [3]

— Sor Duncan e Egg conversando
Tyrion: Há quem diga que Sor Loras é melhor do que Leo Grande-Espinho jamais foi.

Oberyn: A rosinha de Renly? Duvido.

Tyrion: Duvide quanto quiser, mas Sor Loras derrotou muitos bons cavaleiros, incluindo meu irmão Jaime.[1]

Tyrion Lannister e Oberyn Martell

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Leo Tyrell, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Notas

  1. Na verdade sua alcunha original é apenas Leo Longthorn, mas no Brasil ouve duas traduções diferentes: Leo Espinholonho foi usado no livro O Cavaleiro dos Sete Reinos enquanto Leo Grande-Espinho foi utilizado no livro A Tormenta de Espadas, mas ambas as traduções se referem ao mesmo nome Longthorn.

Referências