Mudanças entre as edições de "Dança dos Dragões"

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Linha 50: Linha 50:
 
==Antecedentes==
 
==Antecedentes==
  
O Rei Viserys I teve três filhos com sua primeira rainha da [[Casa Arryn]], mas apenas uma criança sobreviveu até chegar à idade adulta, a Princesa Rhaenyra. Sem um filho homem para sucedê-lo, Viserys começou a instruir a Princesa Rhaenyra para que ela fosse sua herdeira. A jovem Rhaenyra
+
O Rei Viserys I teve três filhos com sua primeira rainha da [[Casa Arryn]], mas apenas uma criança sobreviveu até chegar à idade adulta, a Princesa Rhaenyra. Sem um filho homem para sucedê-lo, Viserys começou a instruir a Princesa Rhaenyra para que ela fosse sua herdeira. A jovem Rhaenyra passou a ser incluída nas discussões de Estado, e foi permitido que ela participasse dos encontros do [[pequeno conselho]]. Diante disso, muitos nobres se tornaram apoiadores da princesa. Entretanto, quando a rainha morreu, o rei se casou novamente em {{Data|106}}, dessa vez com [[Alicent Hightower]] e teve mais quatro crianças, incluindo três filhos, sendo o mais velho chamado de [[Aegon II Targaryen|Aegon]]. Apesar disso, Rhaenyra fortaleceu sua posição na linha de sucessão tomando Sor [[Laenor Velaryon]] - que também possuía sangue Targaryen - como seu primeiro marido. Ela teve três filhos com esse casamento, mas boatos diziam que os filhos não eram de Sor Laenor e sim do amado de Rhaenyra, Sor [[Harwin Strong]].
  
King Viserys I had three children by his first queen of House Arryn, but only one, Princess Rhaenyra, survived to adulthood. Lacking a son to succeed him, Viserys began to train Princess Rhaenyra to be his heir. Young Rhaenyra was included in discussions of the affairs of state, and was allowed to participate in meetings of the small council. Many of the nobles took note, and Rhaenyra soon acquired a clique of adherents and supporters. However, after his queen died, the king remarried in 106AL, this time to Alicent Hightower and had four more children, including three sons, the eldest son named Aegon. Nonetheless, Rhaenyra's strengthened her place in the succession; she married Ser Laenor Velaryon - who himself had Targaryen blood - in her first marriage. She gave birth to three sons during her marriage, although there are rumours that the father of these boys was not Ser Laenor, but Rhaenyra's lover Ser Harwin Strong.
+
Quando Laenor Velaryon morreu, Rhaenyra se casou novamente, dessa vez com seu próprio tio, o Príncipe [[Daemon Targaryen]], irmão mais jovem de Viserys I. Seus filhos com ele incluíam o futuro Aegon II (chamado de Aegon, o Jovem, a princípio) e [[Viserys II Targaryen|Viserys II]]. A intenção de seu pai de que ela o sucedesse foi confirmada por proclamação no testamento de Viserys I. Em {{data|105}}, centenas de senhores e cavaleiros com terras juraram obediência à Princesa Rhaenyra.
When Laenor Velaryon passed away Rhaenyra married anew, this time her own uncle, Prince Daemon Targaryen, younger brother to Viserys I. Her sons by him are the future Aegon III (called Aegon the Younger in his youth) and Viserys II. Her father's intention that she should follow him on the Iron Throne was confirmed by proclamation and the will of Viserys I. In 105AL, hundreds of Lords and landed knights had done obeisance to the Princess Rhaenyra.
+
 
In 111 AL, a great tourney was held at King’s Landing on the fifth anniversary of the king’s marriage to Queen Alicent. At the opening feast, the queen wore a green gown, whilst the Princess Rhaenyra dressed dramatically in Targaryen red and black. Note was taken, and thereafter it became the custom to refer to “greens” and “blacks” when talking of the queen’s party and the party of the princess, respectively. In the tourney itself, the blacks had much the better of it when Ser Criston Cole, wearing Princess Rhaenyra’s favor, unhorsed all of the Queen’s champions, including two of her cousins and her youngest brother, Ser Gwayne Hightower. [1]
+
Em {{Data|111}}, um grande torneio ocorreu em [[Porto Real]] para o d[ecimo quinto aniversário de casamento do rei com a Rainha Alicent. No banquete inicial, a rainha trajava um vestido verde, enquanto que a Princesa Rhaenyra se vestiu dramaticamente com o vermelho e o negro da Casa Targaryen. O fato foi notado, de modo que os apoiadores da rainha passaram a ser chamados de "verdes", e os da princesa de "negros". No torneio em si, os negros se saíram melhor quando Sor [[Criston Cole]], carregando o favor da Princesa Rhaenyra, derrubou os campeões da rainha, incluindo dois de seus primos e seu irmão mais jovem, Sor [[Gwayne Hohhtower]].
  
 
==Guerra==
 
==Guerra==

Edição das 13h53min de 20 de dezembro de 2013

Dança dos Dragões
Guerra de sucessão
Data 129 d.C. - 131 d.C.
Local Westeros
Resultado A ascensão de Aegon III ao Trono de Ferro


Beligerantes
Casa Targaryen (Os Negros)Casa Targaryen (Os Verdes)
Comandantes notáveis
Rainha Rhaenyra Rei Aegon II
  • A Rainha Viúva Alicent Hightower
  • Sor Criston Cole, Senhor Comandante da Guarda Real e Mão do Rei
  • Príncipe Aemond Targaryen
  • Lorde Ormund Hightower
  • A Dança dos Dragões foi uma guerra civil ocorrida durante a Dinastia Targaryen. Consistiu em uma guerra de sucessão entre Aegon II e Rhaenyra sobre o direito ao Trono de Ferro deixado por seu pai, Viserys I. Durante a guerra, ambos os monarcas morreram, de modo que o trono foi herdado por Aegon III, filho de Rhaenyra.

    No início de 2013, foi anunciado que a antologia Dangerous Women, que antes esperava-se que incluiria o quarto conto de Dunk e Egg, irá, ao invés disso, incluir um conto de George R. R. Martin chamado The Princess and the Queen, o qual ele descreveu como "a história verdadeira (pelo menos a maior parte dela) das origens da Dança dos Dragões". [1]

    Antecedentes

    O Rei Viserys I teve três filhos com sua primeira rainha da Casa Arryn, mas apenas uma criança sobreviveu até chegar à idade adulta, a Princesa Rhaenyra. Sem um filho homem para sucedê-lo, Viserys começou a instruir a Princesa Rhaenyra para que ela fosse sua herdeira. A jovem Rhaenyra passou a ser incluída nas discussões de Estado, e foi permitido que ela participasse dos encontros do pequeno conselho. Diante disso, muitos nobres se tornaram apoiadores da princesa. Entretanto, quando a rainha morreu, o rei se casou novamente em 106 d.C., dessa vez com Alicent Hightower e teve mais quatro crianças, incluindo três filhos, sendo o mais velho chamado de Aegon. Apesar disso, Rhaenyra fortaleceu sua posição na linha de sucessão tomando Sor Laenor Velaryon - que também possuía sangue Targaryen - como seu primeiro marido. Ela teve três filhos com esse casamento, mas boatos diziam que os filhos não eram de Sor Laenor e sim do amado de Rhaenyra, Sor Harwin Strong.

    Quando Laenor Velaryon morreu, Rhaenyra se casou novamente, dessa vez com seu próprio tio, o Príncipe Daemon Targaryen, irmão mais jovem de Viserys I. Seus filhos com ele incluíam o futuro Aegon II (chamado de Aegon, o Jovem, a princípio) e Viserys II. A intenção de seu pai de que ela o sucedesse foi confirmada por proclamação no testamento de Viserys I. Em 105 d.C., centenas de senhores e cavaleiros com terras juraram obediência à Princesa Rhaenyra.

    Em 111 d.C., um grande torneio ocorreu em Porto Real para o d[ecimo quinto aniversário de casamento do rei com a Rainha Alicent. No banquete inicial, a rainha trajava um vestido verde, enquanto que a Princesa Rhaenyra se vestiu dramaticamente com o vermelho e o negro da Casa Targaryen. O fato foi notado, de modo que os apoiadores da rainha passaram a ser chamados de "verdes", e os da princesa de "negros". No torneio em si, os negros se saíram melhor quando Sor Criston Cole, carregando o favor da Princesa Rhaenyra, derrubou os campeões da rainha, incluindo dois de seus primos e seu irmão mais jovem, Sor Gwayne Hohhtower.

    Guerra

    Após a morte do Rei Viserys em 129 d.C., o Senhor Comandante da Guarda Real, Sor Criston Cole, mais tarde chamado de "o Fazedor de Reis", contrariou a vontade do Rei e coroou Príncipe Aegon como Aegon II. Os motivos de Sor Criston para cometer tal ato nunca ficaram claros, mas comentava-se que ele e Rhaenyra eram amantes, e sua relação terminara mal, dando um lado pessoal para o conflito. Ele, também, podia simplesmente encorajar a tradição ândala, na qual o herdeiro é o filho mais velho.

    De qualquer forma, muitos dos senhores dos reinos sabiam do desejo de Viserys de Rhaenyra sucedê-lo como a primeira Rainha Reinante de Westeros, e apoiaram a Princesa. Sem dúvida, a maioria deles eram os bajuladores que a haviam cortejado por anos enquanto ela se preparava para ser rainha. Entre os maiores apoiadores de Rhaenyra estava a Casa Strong de Harrenhal.

    Rhaenyra foi contra a pretensão de Aegon, e isto resultou em uma sangrenta guerra civil. O reino foi dividido pela metade. Até a própria Guarda Real escolheu diferentes causas, exemplificado quando os irmãos Sor Arryk e Sor Erryk mataram um ao outro. [2] Targaryen lutou contra Targaryen, dragão contra dragão, onde muitos ramos menores da Casa Targaryen e a maioria dos dragões morreram, [3] entre eles os três filhos de Rhaenyra com Lorde Lyonel, que morreram lutando.

    Sob circunstâncias desconhecidas, Rhaenyra veio a ser condenada à morte como traidora por seu irmão Aegon II, que a fez ser comida por seu dragão enquanto seu filho assistia. Entretanto, seus seguidores passaram a apoiar o filho dela, chamando-o de Aegon III. O sangrento conflito terminou em 131 d.C., com a morte de Aegon II e a ascensão de Aegon III ao trono. Isso ocorreu como um acordo entre as duas facções, ou porque Aegon II não tinha herdeiros.

    Consequências

    A Casa Targaryen saiu enfraquecida da guerra. Desde então, passou a adotar uma versão extrema da tradição Ândala, colocando as herdeiras atrás de todos os possíveis herdeiros, mesmo as de diferentes relações. Veja também: Daena Targaryen, Daeron II. A guerra é o tema da canção A Dança dos Dragões.

    Referências e notas

    1. Novo conto de R. R. Martin dentro do universo de Westeros se chamará "The Princess and the Queen" (23 de Janeiro de 2013), Game Of Thrones BR
    2. A Guerra dos Tronos, Capítulo 8, Bran.
    3. Dragons (03 de Abril de 1999) , So Spake Martin



    Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Dance of the Dragons. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.