Abrir menu principal

 

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

O Casamento Vermelho foi um massacre ocorrido nas Gêmeas durante a Guerra dos Cinco Reis, em 299 d.C., no qual Robb Stark, Rei do Norte e do Tridente, sua mãe Catelyn Stark, e cerca de 3500 vassalos foram chacinados. O massacre foi arquitetado por Lorde Walder Frey junto de Lorde Roose Bolton. Os Frey se sentiram ofendidos diante da quebra de uma antiga promessa de Robb, e queriam uma compensação. O massacre foi uma violação às antigas e sagradas leis de hospitalidade, e Lorde Walder nunca teria ido em diante com seu plano se não fosse a promessa de aliança e proteção oferecida por Lorde Tywin Lannister.

Antecedentes

No início da Guerra dos Cinco Reis, os Frey tentaram se manter neutros apesar da convocatória feita por Edmure Tully, que reunia os vassalos para enfrentar os Lannister. Quando Robb Stark desceu o Gargalo para socorrer os Tully, que estavam cercados em Correrrio, ele viu que precisava do apoio de Frey, já que as Gêmeas garantiriam uma passagem pelo rio, além de lhe proporcionar mais soldados. A fim de conseguir sua aliança, Robb prometeu, dentre outras coisas, se casar com uma das filhas ou netas de Lorde Frey em troca de sua fidelidade. A oferta foi aceita mas, no decorrer da guerra, Robb tomou como esposa Jeyne Westerling, quebrando sua promessa.

Nesse meio tempo, o Rei Stannis Baratheon havia atacado com todas as suas forças a capital do reino, Porto Real. Na chamada Batalha da Água Negra, os Sete Reinos viram Stannis, que era considerado um exímio comandante de batalha, sofrer uma derrota acachapante para o Trono de Ferro, além do surgimento de uma aliança poderosa entre os Lannister e os Tyrell. Em decorrência disso, alastrou-se uma onda de derrotismo nos rebeldes, que não acreditavam que Robb seria capaz de ter sucesso onde Stannis falhara.

Lorde Roose Bolton acabou decidindo que deveria passar para o lado do vencedor. Tendo isso em mente, ele orquestrou o ataque à Valdocaso, onde uma parte muito significante das forças de Robb foi destruída. Bolton também atrasou sua partida de Harrenhal. Esse movimento calculado permitiu que Sor Gregor Clegane atacasse sua retaguarda, que era composta por homens fiéis à Robb. Tais medidas tomadas por Bolton fizeram diminuir as forças dos vassalos que eram realmente leais ao Rei do Norte, de modo que as forças do Forte do Pavor ganhassem vantagem.

Lorde Frey então iniciou negociações secretas com Tywin Lannister para trazer a Casa Frey de volta ao lado do Trono de Ferro. Tywin também tramava com Roose Bolton e Sybell Spicer, a mãe de Jeyne, e um traiçoeiro esquema foi elaborado de modo a atrair Robb para as Gêmeas. Os Frey negociaram com Robb o perdão da ofensa com a condição de que Edmure Tully se casasse com Roslin Frey. Edmure aceitou, e Robb e sua comitiva foram para as Gêmeas para o casamento. Ao chegar, eles aceitaram do pão e sal de Lorde Frey, acreditando que os velhos direitos de hóspede os protegeriam.

A noite do casamento

Na festa, foram tocadas diversas músicas, entre as quais "Lanças de Ferro" e "A Rainha Tirou a Sandália, o Rei Tirou a Coroa". O banquete consistiu principalmente em cordeiro.

Com mercenários e soldados disfarçados de músicos, e um banquete onde não faltava bebida, os Frey puderam realizar um massacre sem perder muitos de seus homens. Bêbados, os nortenhos não puderam reagir. O sinal de ataque foi a canção "As Chuvas de Castamere".

Os homens dos Frey e dos Bolton se uniram contra os nortenhos fiéis a Robb. Nos acampamentos, tendas haviam sido preparadas para cair em cima dos soldados e depois foram incendiadas. Vento Cinzento foi libertado e matou quatro lobeiros, além de arrancar o braço de um homem, mas sucumbiu atingido por diversos dardos. No salão principal, os Frey mataram os principais protetores de Robb, como Pequeno Jon Umber, Dacey Mormont e Sor Wendel Manderly, além da própria mãe do rei, Catelyn Stark. O próprio Roose Bolton matou Robb, enfiando sua espada no coração do próprio suserano.

Depois da batalha, os Frey cortaram a cabeça de Robb e costuraram no lugar a cabeça de seu lobo, Vento Cinzento. Catelyn teve seu corpo jogado no rio, em uma zombaria aos ritos funerários dos Tully.

A coroa de Robb foi recolhida por Sor Ryman Frey.

Consequências

O Casamento Vermelho pôs fim à rebelião nortenha e, em termos práticos, garantiu a vitória da Guerra dos Cinco Reis para a Casa Lannister. Por sua participação no massacre, Lorde Roose Bolton foi nomeado o Protetor do Norte, ganhando a suserania sobre todos os senhores nortenhos. Seu filho bastardo, Ramsay Snow, também foi legitimado por decreto do Trono de Ferro, garantindo a Bolton um herdeiro.

A Casa Frey ganhou diversos benefícios, como o senhorio sobre Correrrio, que passou às mãos de Sor Emmon Frey. Entretanto, o massacre gerou uma mácula para a Casa que dificilmente poderá ser reparada. Por terem violado os direitos de hóspede, os Frey ganharam a aversão da maioria dos nobres de Westeros, inclusive de seus próprios aliados. Além disso, abriu-se um precedente que destruiu a garantia de segurança de um nobre quando estivesse na fortaleza de outro, mesmo durante uma parlamentação com salvo conduto.

O Trono de Ferro ganhou diversos reféns que foram utilizados para resolver os conflitos remanescentes da Guerra dos Cinco Reis. No Cerco de Guardamar, Walder Negro ameaçou enforcar Sor Patrek Mallister, o que fez com que Lorde Jason Mallister se rendesse. Usando Edmure Tully, Sor Jaime Lannister deu um fim pacífico ao Cerco de Correrrio. Grande Jon Umber e Marq Piper, sob posse dos Frey, garantiram a lealdade de suas Casas. Hother Umber declarou apoio aos Bolton e os Piper tiveram de se juntar aos Frey e aos Lannister no Cerco de Correrrio.

Diversos Frey acabaram sendo assassinados pela Irmandade Sem Estandartes ou por nortenhos (O Fantasma de Winterfell ou Lorde Wyman Manderly). Ironicamente, mais Frey morreram como consequência do Casamento Vermelho do que na Guerra dos Cinco Reis.

Participantes

Conspiradores

  • Lorde Tywin Lannister
  • Lorde Walder Frey
  • Lorde Roose Bolton
  • Lothar Frey, organizou o massacre e atribuiu uma tarefa a cada Frey
  • Sor Rolph Spicer e a Senhora Sybell Spicer também participaram. Através de um chá de ervas, Sybell garantiu que Jeyne não engravidaria de Robb, o que eliminou a existência de um possível herdeiro ao qual os rebeldes pudessem se reunir. Entretanto, os Spicer pareciam não saber exatamente aonde a conspiração chegaria, e que o filho de Sybell, Sor Raynald Westerling, acabaria se pondo em perigo.

Agressores

No salão principal

  • Merret Frey e Petyr Frey, com a tarefa de embebedar Grande Jon para que ele ficasse incapaz de lutar. Eles falharam e desmaiaram.
  • Sor Danwell Frey, jogou um jogo de bebida com Marq Piper.
  • Sor Ryman Frey matou Dacey Mormont.
  • Walder Negro matou um Vance.
  • Sor Hosteen Frey matou Lucas Blackwood.
  • Sor Leslyn Haigh tentou subjugar Grande Jon e teve a orelha arrancada.
  • Sor Whalen Frey também bebeu com Grande Jon, mas depois foi ao pátio lidar com Vento Cinzento.
  • Lorde Roose Bolton matou Robb Stark, que já estava ferido, enfiando a espada em seu peito.
  • Sor Raymund Frey degolou Catelyn Stark.

Nos acampamentos

Mortes entre os agressores

  • Guizo, degolado por Catelyn Stark.
  • Sor Benfrey Frey, morto por ferimentos que recebeu durante o massacre.
  • Sor Tytos Frey e Sor Garse Goodbrook, assassinados por Sandor Clegane.

Vítimas

  • Rei Robb Stark, ferido por flechas e apunhalado no peito por seu vassalo, Roose Bolton.
  • Senhora Catelyn Stark, degolada por Sor Raymund Frey.
  • Sor Wendel Manderly, um dardo atravessou-lhe a boca.
  • Pequeno Jon Umber, decapitado por homens de Bolton;
  • Dacey Mormont, recebeu uma machadada no estômago por Ryman Frey.
  • Donnel Locke, atingido por dardos.
  • Owen Norrey, atingido por dardos.
  • Robin Flint, cercado por Frey e apunhalado até a morte.
  • Lucas Blackwood, morto por Hosteen Frey.
  • Um Vance, morto por Walder Negro.
  • Sor Raynald Westerling, ferido por um dardo ao pular no rio.
  • Vento Cinzento, atingido por diversos dardos.

Cativos

  • Lorde Edmure Tully, agora cativo em Rochedo Casterly.
  • Lorde Grande Jon Umber.
  • Patrek Mallister, mantido refém com seu pai em Guardamar.
  • Sor Marq Piper.

Ausentes

  • Perwyn, Olyvar e Alexander Frey não estavam nas Gêmeas durante o massacre. Acredita-se que eles simpatizavam demais com Robb Stark e por isso não foram envolvidos.
  • Senhora Maege Mormont e Galbart Glover haviam partido para Atalaia da Água Cinzenta, levando instruções de Robb para Howland Reed. Acredita-se que eles também levavam uma ordem régia nomeando Jon Snow como herdeiro de Robb. Lorde Jason Mallister, que lhes fornecera embarcações, ficara em Guardamar.
  • Sor Brynden Tully ficou em Correrrio, atuando como Protetor das Marcas Meridionais.

A versão dos Frey

Numa tentativa torpe de distorcer os fatos e se isentar da culpa pelo massacre, os Frey relatam uma versão alternativa para o massacre. Segundo eles, Robb teria se transformado em um lobisomem durante o casamento e destroçado a garganta de Guizo. Ele teria tentado matar Lorde Walder, que fora salvo pelo sacrifício de Sor Wendel Manderly.

De acordo com essa versão, os nortenhos também teriam se transformado em lobisomens com Robb.

Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Red Wedding. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.