Abrir menu principal

Primeira Guerra Dornesa

Revisão de 21h20min de 8 de dezembro de 2014 por Aerionflame (discussão | contribs) (Criou página com '{{Infobox Military Conflict | style = right:300px; | conflict_name = Primeira Guerra Dornesa | image = | image2 = ...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

 

A Primeira Guerra Dornesa é o nome da tentativa de Aegon, o Conquistador de conquistar Dorne, o único dos Sete Reinos a resistir aos dragões na Guerra da Conquista.

Primeira Guerra Dornesa
Data 4 d.C. a 13 d.C.
Local Westeros
Resultado A Casa Targaryen se retira de Dorne
Beligerantes
Casa TargaryenCasa Martell
Comandantes notáveis
Aegon I Targaryen
Visenya Targaryen
Rhaenys Targaryen
Rhaena Targaryen
Orys Baratheon
Harlen Tyrell
Princesa Meria Martell
Princípe Nymor Martell
Princesa Deria Martell
Forças
Forças do Trono de FerroCasas de Dorne
Perdas
Rhaenys Targaryen
Meraxes
Harlen Tyrell
Lorde Rosby


História

Invasão inicial

Rhaenys Targaryen voou em Meraxes para Dorne durante a Guerra da Conquista, mas os dorneses evacuaram seus castelos e a Princesa Meria Martell alertou Rhaenys que Dorne não se submeteria ao Conquistador. Aegon fora coroado em Vilavelha e governava do Trono de Ferro em sua capital em construção.

Como Dorne era o único dos Sete Reinos que não caíra perante os Targaryen, Aegon lançou uma invasão na esperança de completar a conquista de Westeros em 4 d.C.. De acordo com os escritos dos meistre, grande foi o valor dornês contra as forças do Trono de Ferro e grande foram suas perdas e seu sofrimento, pois o preço da liberdade foi exorbitante.

Os dorneses não lutaram contra os Targaryen em grandes batalhas e nem se abrigaram em seus castelos, já que haviam aprendido a lição com o Campo de Fogo e Harrenhal. Os dorneses simplesmente sumiam diante dos dragões ao invés de dar batalha.

A Rainha Rhaenys liderou o ataque, queimando Vila Tabueira com Meraxes em seu caminho para Lançasolar enquanto o Rei Aegon e Lorde Harlen Tyrell conduziam um exército pelo Passo do Príncipe contra os senhores das Montanhas Vermelhas. Os defensores dorneses atormentaram as forças Targaryen, realizando incursões de ataque e depois sumindo da visão dos dragões. Muitos dos invasores morreram por conta do sol e da sede e então marcharam sobre Toca do Inferno. Os sobreviventes encontraram o castelo abandonado, todos os Uller haviam fugido.

Aegon obteve mais sucesso, vencendo o castelo dos Yronwood após um breve cerco, mas o castelo estava defendido apenas por velhos, garotos e mulheres, então houve pouca glória nesse cerco. Graçadivina, a sede da Casa Fowler, estava abandonada. Em Monte Espírito, a Casa Toland enviou um campeão para lutar contra Aegon em combate singular. O Conquistador facilmente matou o cavaleiro com a Blackfyre, mas quando retirou o elmo do cadáver descobriu que se tratava do bobo louco de Lorde Toland, que havia evacuado o castelo com seus parentes. Posteriormente, a Casa Toland mudou seu emblema para um dragão mordendo sua própria cauda e também as cores da casa para dourado e verde, as cores dos retalhos de seu bravo bobo.

O assalto de Lorde Orys Baratheon no Espinhaço se mostrou um desastre.

Lord Orys Baratheon's assault on the Boneway proved a disaster. The cunning Dornishmen launched a night raid, raining rocks, arrows and spears from above. The bodies of the invading army blocked the Boneway from both ends and Orys, along with many of his bannermen and knights were captured, by the Wyl of Wyl, the Lord Wyl also known as the Widow-lover.


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em War of Conquest. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.