Abrir menu principal

 

O Trono de Ferro é o assento dos Reis dos Sete Reinos, e também é habitualmente utilizado como um recurso de metonímia para se referir à autoridade do rei. Sentado nele, o Rei realiza audiências e aplica justiça, e outros indivíduos atuando em seu nome, como sua Mão ou o Regente, podem sentar no Trono em sua audência. A cadeira em si é dura e fria, com muitas bordas afiadas.

O Trono

Construção

O Trono de Ferro foi construído por Aegon I Targaryen, o primeiro Rei dos Sete Reinos. Aegon o Conquistador ordenou a construção de um Trono com as espadas fundidas dos inimigos que venceu; supostamente, mil lâminas foram utilizadas, aquecidas pelo fogo soprado pelo dragão Balerion; a forja levou 59 dias.

O Trono de Ferro é uma monstruosidade de espetos, bordas afiadas e metal torcido. É desconfortável, e o encosto é de aço com pontas afiadas, tornando recostar-se impossível. Aegon I assim ordenou que fosse feito, dizendo que um Rei nunca deveria sentar-se facilmente. Aerys II, o "Rei Louco", sempre cortava-se quando nele sentado, e diz-se que o Trono já causou a morte de várias pessoas.

A Sala do Trono

Desde a construção da Fortaleza Vermelha, o Trono de Ferro fica localizado numa alta plataforma na Sala do Trono. Habitualmente, os membros da Guarda Real ficam de guarda abaixo, e quando o Rei está presidindo uma sessão, apenas ele, sua família e seu conselho podem sentar-se - todos os outros devem ficar em pé ou ajoelhar-se.

Durante o reinado dos Targaryens, a Sala do Trono era decorada com crânios de seus dragões. Quando Robert Baratheon os depôs, os crânios foram substituídos por tapeçarias de caça. Após sua morte, elas foram retiradas.

A Sala do Trono foi o palco destes importantes eventos:

Lista de Reis no Trono de Ferroe


Revindicantes ao Trono de Ferro