Senhor de Pedra do Dragão

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 18h17min de 1 de maio de 2024 por Coltsfan (discussão | contribs) (→‎Vassalos do Lorde de Pedra do Dragão)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

O Senhor de Pedra do Dragão (ou Senhora, se for uma mulher) é um título às vezes detido pelo nobre governante no castelo de Pedra do Dragão. Antes da Guerra da Conquista, este título nobiliarquico pertencia ao chefe da Casa Targaryen e após a Rebelião de Robert, a posição passou a ser reivindicada pela Casa Baratheon. Quando os Targaryens governaram os Sete Reinos como rei, o herdeiro do Trono de Ferro recebia o título de Príncipe de Pedra do Dragão.

História

Quando sua filha, Daenys Targaryen, previu a Perdição de Valíria, o Lorde Aenar Targaryen moveu suas esposas, filhos, irmãos e irmãs e outros parentes, além de suas riquezas e escravos para Pedra do Dragão, um castelo localizado em uma ilha com o mesmo nome em 114 a.C. Pedra do Dragão tinha sido o posto avançado mais ocidental do Império Valiriano por dois séculos até então. Ao mudar sua família para este posto avançado, Aenar se tornou o primeiro Senhor de Pedra do Dragão.

Os descendentes de Aenar continuaram a governar Pedra do Dragão após sua morte, até que o Lorde Aegon Targaryen decidiu conquistar os Sete Reinos.[1] Com o lorde Aegon se tornou o Rei Aegon I, Pedra do Dragão tornou-se o assento geralmente concedido ao herdeiro do Trono de Ferro, como o Príncipe de Pedra do Dragão. Inicialmente, o título foi usado por Maegor Targaryen, o filho mais novo do Rei Aegon I Targaryen, já que ele havia sido criado em Pedra do Dragão por sua mãe, Visenya. Contudo, após Maegor deixar os Sete Reinos para o exílio, foi estabelecido como o título do herdeiro em 41 d.C. quando o Rei Aenys I deu a posição para o seu filho mais velho, Aegon.

Este costume continuou até 283 d.C., quando a dinastia Targaryen foi destronada após a Rebelião de Robert. O Rei Aerys II Targaryen e seu filho mais velho, o príncipe Rhaegar Targaryen,[2] foram mortos, assim como os filhos de Rhaegar, Rhaenys e Aegon.[3][4] A irmã-esposa de Aerys, a rainha Rhaella Targaryen, havia fugido para Pedra do Dragão com seu filho, Viserys, pouco antes do fim da guerra, onde ela passou nove meses até sua própria morte no parto durante uma forte tempestade.[5] Neste meio tempo, Rhaella coroou seu filho Viserys como rei[6] e após o nascimento de sua filha, Daenerys, Viserys nomeou ela como Princesa de Pedra do Dragão.[5]

As crianças Targaryen foram forçadas a fugir antes do ataque à Pedra do Dragão, contudo, e o castelo foi capturado por Stannis Baratheon, um dos irmãos mais novos do novo rei, Robert I Baratheon.[7] Robert de a Stannis a fortaleza de Pedra do Dragão para ser seu assento de poder, fazendo de Stannis o primeiro Senhor de Pedra do Dragão em quase trezentos anos.

Lordes de Pedra do Dragão

Estes são os senhores de Pedra do Dragão conhecidos:

Vassalos do Lorde de Pedra do Dragão

As casas juramentadas diretamente ao Senhor de Pedra do Dragão são:

Referências