Ponta Tempestade
Ponta Tempestade é a principal sede da Casa Baratheon e, antes dela, o ancestral assento dos Reis da Tempestade, milhares de anos atrás. Diz-se que feitiços encrustados nas muralhas impedem que magia as atravesse ou afete.
Índice
Características
Ponta Tempestade é um dos mais fortes castelos dos Sete Reinos. O castelo é cercado por enormes muralhas de 30 metros, com 12 metros de espessura em seu lado mais fino, e quase o dobro nas partes mais grossas. São duras paredes de pedra, sendo o espaço entre elas preenchido com areia e escombros. A parede é lisa e curvada, com as pedras tão bem encaixadas que não há nenhuma brecha para o vento. No lado voltado para o mar, há uma queda de 45 metros até as águas da Baía dos Naufrágios.
O castelo consiste de uma gigantesca torre redonda, com formidáveis ameias, fazendo com que, à distância, inimigos vejam o que parece ser um único e gigantesco punho com pontas de ferro desafiando o céu. A torre é tão grande que confortavelmente comporta o celeiro, os alojamentos, o arsenal, o salão de banquetes e os aposentos do Lorde. Há feitiços encravados na cantaria. O lado do castelo voltado para o mar se encontra sobre falésias brancas avistando o mar, e há uma passagem de água gradeada em uma caverna que leva para debaixo do castelo.
História
A poderosa fortaleza chamada Ponta Tempestade existe há séculos, enfrentando as terríveis condições meteorológicas da Baía dos Naufrágios, com pouquíssimos desgastes. Lendas dizem que foi construída por Durran, o primeiro Rei da Tempestade, durante a Era da Aurora. Durran iria casar com a filha dos deuses, Elenei, porém, durante a festa, eles assassinaram sua família e seus convidados, forçando o Rei a declarar guerra contra eles. Diz-se que ergueu seis castelos, cada um maior e mais formidável que outro, até finalmente construir Ponta Tempestade; alguns dizem que a construção teve ajuda de feitiços das Crianças da Floresta; outros acreditam que um garoto que, quando crescido, se tornaria Bran o Construtor, aconselhou Durran durante a construção. A verdade dos fatos é desconhecida.
Ponta Tempestade provou ser uma excepcionalmente formidável fortaleza. Em sua longa história, nunca caiu contra cercos, batalhas ou tempestades - e enfrentou inúmeros destes em sua história. O último Rei da Tempestade, Argilac o Arrogante, abandonou suas impressionantes defesas para enfrentar Orys Baratheon em batalha durante a Guerra da Conquista de Aegon I - erro que custou sua vida, seu castelo e seus títulos. Durante a Rebelião de Robert, Ponta Tempestade esteve sob cerco por um ano pelas tropas de Mace Tyrell, que comandava as forças em terra, enquanto a frota Paxter Redwyne, da Árvore, mantinha o castelo cercado pelo mar. Stannis Baratheon, comandando as defesas, não aceitava render-se, e seus homens chegaram a comer ratos. Um contrabandista chamado Davos Seaworth atravessou o bloqueio e entregou suprimentos ao castelo, permitindo aos homens suportar o cerco.
Quando Robert Baratheon foi coroado Rei, deu o castelo a seu irmão mais novo, Renly, e deu a Stannis a ilha de Pedra do Dragão, muito mais pobre, o que causou anos de amargura entre os irmãos. Quando Renly estava distante cumprindo seus deveres de Mestre das Leis, o castelo era administrado por Sor Cortnay Penrose.
Eventos recentes
A Fúria dos Reis
Durante a Guerra dos Cinco Reis, diversos castelos juramentados a Ponta Tempestade ajudaram Renly a reunir um grandioso exército para reivindicar o Trono de Ferro. Após a morte do Rei, Sor Cortnay Penrose, o castelão, recusou-se a se render, acreditando que Edric Storm, criado em Ponta Tempesade, sofreria algum mal. Melisandre pariu uma sombra que assassinou Penrose, mas primeiramente Davos Seaworth teve que levá-la clandestinamente pelas cavernas sob o castelo, para que a magia da sacerdotisa pudessem atravessar os feitiços nas muralhas. Logo após a morte do castelão, seu tenente, o Lorde Elwood Meadows, rendeu o castelo às forças de Stannis. Antes de partir para Porto Real, o Rei nomeou Sor Gilbert Farring como castelão, e deixou Lorde Meadows e seu tio, Sor Lomas Estermont, sob seu comando no castelo; ainda, como oferenda ao Lorde da Luz, ordenou a queima do Bosque Sagrado de Ponta Tempestade.
O Festim dos Corvos
Mais tarde na guerra, o castelo foi cercado por um forte exército sob o comando de Mace Tyrell, porém apenas manteve o cerco por algumas semanas antes de deixar a região e retornar a Porto Real, por causa da prisão de sua filha Margaery pela Fé. Lorde Tyrell deixou uma tropa pequena para manter o cerco, mas o castelo continua a apoiar a campanha de Stannis pelo Trono de Ferro.
A Dança dos Dragões
A Companhia Dourada planeja tomar Ponta Tempestade e usar o castelo como base de operações. Aegon Targaryen gostaria de liderar o ataque.
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Storm' End. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.