Abrir menu principal

 

Catelyn Tully é esposa do Lorde Eddard Stark e Senhora de Winterfell. Juntos, tiveram cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Nascida da Casa Tully de Correrrio, os senhores supremos do Tridente, Catelyn é filha de Lorde Hoster Tully com a Senhora Minisa Whent, e irmã de Lysa Arryn e Edmure Tully.

Tully.png
Catelyn Tully
Stark.png
Catelyn Tully Elia Fernández.jpg
Catelyn Tully, por Elia Fernández ©
Pseudônimo(s) Cat
Senhora Coração de Pedra
A Irmã Silenciosa
A Mãe Impiedosa
A Carrasca
Título(s) Senhora de Winterfell
Líder da Irmandade Sem Bandeiras
Lealdade Casa Stark
Casa Tully
Irmandade Sem Bandeiras
Cultura Terras Fluviais
Nascimento 264 d.C., em Correrrio
Morte 299 d.C., em Gêmeas
Esposa(o) Eddard Stark
Livro(s) A Guerra dos Tronos (PDV)
A Fúria dos Reis (PDV)
A Tormenta de Espadas (PDV)
O Festim dos Corvos (Aparece)
A Dança dos Dragões (Mencionada)

GoT Logo.jpg
Intérprete Michelle Fairley
Aparições Primeira Temporada | Segunda Temporada | Terceira Temporada

Nos livros, Catelyn é uma personagem PDV.

Aparência e personalidade

Catelyn é orgulhosa, forte, gentil e generosa, sendo vista como honrada e justa por muitos, considerando o senso de dever como um princípio de comportamento. Catelyn também possui forte tato político o que, aliado aos seus consideráveis recursos, a tornaram uma influente nobre em Westeros. Porém, Catelyn é uma mulher ferozmente protetora, o que a fez seguir muitas vezes o coração ao invés da cabeça, principalmente quando sua família esteve envolvida. Apesar disso, ela sempre desprezou o filho bastardo de Eddard, Jon Snow, e nunca perdoou o marido por trazê-lo para Winterfell. Ao contrário de Eddard, ela é adepta à Fé dos Sete.

É descrita como bela (mesmo depois de dar a luz à cinco filhos), com cabelos ruivos e olhos azuis. Ela se veste sem ostentação, usando o cinza dos Stark e o azul e vermelho dos Tully.

História

Catelyn era a filha mais velha da Senhora Minisa Whent com o Lorde Hoster Tully, Senhor Suserano das Terras Fluviais. Ela tinha dois irmãos mais velhos: Edmure e Lysa.

Passou sua infância em Correrrio, onde desenvolveu uma profunda amizade com o protegido de seu pai, Petyr Baelish. Embora o amigo tenha se apaixonado por ela e pedido sua mão em casamento, Catelyn nunca correspondeu seus sentimentos, vendo-o apenas como um irmão mais jovem e nada mais. Quando ela tinha doze, foi anunciado que estava prometida a Brandon Stark, herdeiro de Winterfell, uma união que firmaria laços entre as duas grandes Casas. Quando Brandon foi a Correrrio para se encontrar com Catelyn, o jovem Petyr o desafiou a um duelo pela mão dela. Brandon ganhou com facilidade, mas poupou a vida de Baelish atendendo a pedidos de Catelyn; Petyr foi banido de Correrrio e enviado para sua casa quando se recuperou o suficiente para viajar. Após a morte de Brandon, ele enviou uma carta a Catelyn, mas ela a queimou sem lê-la.

O compromisso de Catelyn com Brandon foi interrompido abruptamente quando ele, junto com seu pai, foram mortos pelo Rei Louco, iniciando a Rebelião de Robert, liderada pelo irmão mais jovem de Brandon, Eddard Stark, e por Robert Baratheon. Durante a rebelião, a aliança entre os Stark e os Tully foi confirmada quando Eddard ocupou o lugar do irmão mais velho e se casou com Catelyn. Após a noite de núpcias, Eddard partiu para a guerra e Catelyn, grávida, esperou seu retorno, recebendo-o com seu herdeiro, Robb, quando ele voltou. Os dois partiram para criar o menino em Winterfell e, com o tempo, os dois criaram fortes vínculos de amor duradouro.

Com o tempo, os dois tiveram mais filhos: Sansa, Arya, Bran e Rickon, mantendo-se como uma família unida e feliz. O único ponto de discórdia era Jon Snow, o filho bastardo de Eddard. Eddard insistia em criá-lo em Winterfell junto com os filhos legítimos, para o total desagrado de Catelyn.

Eventos recentes

  Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Com a chegada da caravana real à Winterfell, Catelyn recebeu uma carta secreta de sua irmã Lysa que dizia que os Lannister haviam matado seu marido, Jon Arryn, a Mão do Rei anterior. Isso alertou os Stark, já que o cargo acabara de ser oferecido pelo Rei Robert à Eddard. Catelyn incentivou Ned a aceitar a oferta, além de também concordar em prometer a filha Sansa ao Príncipe Joffrey na esperança de que a filha se tornasse rainha um dia. Apesar de suas dúvidas, Ned acabou aceitando.

Quando Bran sofreu uma queda de uma torre e acabou entrando em estado de coma, Catelyn se manteve ao seu lado por oito dias, ignorando suas demais obrigações em Winterfell. Na oitava noite, ela foi atacada por um assassino que viera matar Bran e teve suas mãos feridas por uma lâmina. Ela e o filho foram salvos por Verão, o lobo de Bran. Após se recuperar, Catelyn viajou para Porto Real com Sor Rodrik Cassel para relatar ao marido o que havia acontecido. Em Porto Real, seu amigo de infância, Petyr, a encontrou em um de seus bordéis e contou que a adaga que o assassino portava pertencia a Tyrion Lannister.

Ao voltar para Winterfell, ela encontrou e tomou Tyrion como cativo na Estrada do Rei ao invocar a cavaleiros de vassalos do pai que a ajudassem a levar o anão à justiça. Apesar de anunciar para todos que levaria Tyrion para Winterfell, ela partiu para o Ninho da Águia para que Lysa o julgasse. A viagem do grupo foi dura, e eles foram atacados diversas vezes por clãs das Montanhas da Lua.

No Ninho, Tyrion foi jogado nas celas do céu, mas escapou da execução ao convencer um mercenário a lutar por ele num julgamento por combate. Enquanto isso, a prisão do anão despertou a fúria de Lorde Tywin Lannister, que enviou Sor Gregor Clegane sob disfarce para que pilhasse as Terras Fluviais. As tensões entre a Casa Tully e a Casa Lannister foram um dos estopim para a Guerra dos Cinco Reis.

Seu filho, Robb, marchou para o sul com os vassalos do Norte em resposta à prisão de Eddard em Porto Real. Ela ficou sabendo disso por Lorde Wyman Manderly, e partiu com os vassalos de Porto Branco para encontrar o filho em Fosso Cailim acompanhada pelo tio, Sor Brynden Tully. Quando Robb sugeriu dar à Grande Jon Umber o comando da infantaria que enfrentaria Tywin Lannister, Catelyn foi hábil em convencê-lo a escolher alguém mais astucioso: Lorde Roose Bolton, cuja astúcia fria seria mais adequada. Robb queria que a mãe voltasse para Winterfell, mas ela decidiu ficar com ele para ver seu pai, que podia estar moribundo em Correrrio. Quando o exército se viu sem saber como cruzar o Tridente, Catelyn resolveu a situação ao negociar com Lorde Walder Frey, num acordo que (entre outras coisas) prometia a mão de Robb a uma das filhas ou netas de Frey. Ela observou a vitória do filho na Batalha do Bosque dos Murmúrios guardada por um grupo comandado por Hallis Mollen. Quando chegaram as notícias da execução de Eddard em Porto Real, Catelyn se viu imersa em sofrimento, mas fingiu-se de forte na frente do filho.

Durante o conselho de guerra em Correrrio, Catelyn foi à favor da paz com o sul para que pudesse resgatar as filhas que eram mantidas em Porto Real, mas Robb e seus vassalos decidiram continuar a guerra. Atônita, ela viu os senhores do Tridente e do Norte proclamarem o filho Robb como o primeiro Rei do Note em trezentos anos.

A Fúria dos Reis

Catelyn se pôs contra o plano de Robb de enviar o protegido de Eddard, Theon Greyjoy, numa missão diplomática visando uma aliança com o pai, já que ela não confiava em nenhum dos dois. Foi ideia de Catelyn negociar com Renly Baratheon, que se proclamara rei e reunira um poderoso exército com as forças da Campina e das Terras da Tempestade. Ela viajou até Ponteamarga para encontrar com Renly, e chegou quando os homens do Baratheon justavam em um torneio. Antes que eles pudessem negociar, porém, Stannis Baratheon cercou Ponta Tempestade, e Renly partiu com Catelyn até lá. A Stark estava presente durante a parlamentação dos Baratheon e também testemunhou o assassinato de Renly por uma criatura das sombras.

Catelyn tomou Brienne de Tarth, uma das protetoras de Renly, para o seu serviço e fugiu com ela para Correrrio. Quando soube da suposta morte dos filhos nas mãos de Theon Greyjoy, ela libertou o refém de Robb, Sor Jaime Lannister numa tentativa de trocá-lo pelas filhas.


Família

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Hoster}
 
{Minisa
Whent}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Brynden
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dois filhos
 
{Eddard
Stark}
 
{Catelyn}
 
Edmure
 
Roslin Frey
 
Petyr
Baelish
 
{Lysa}
 
{Jon
Arryn}
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Robb I
Stark}
 
Jeyne
Westerling
 
Tyrion
Lannister
 
Sansa
Stark
 
Arya
Stark
 
Brandon
Stark
 
Rickon
Stark
 
Robert
Arryn
 
 
 
 
 
 
 
 



Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Catelyn Stark. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.