Abrir menu principal

A Tormenta de Espadas - Capítulo 77

 

Jaime e Varys resgatam Tyrion de sua cela. Tyrion mata Shae e Tywin em seu caminho para fora do castelo.

Tyrion XI
Capítulo de A Tormenta de Espadas
A Tormenta de Espadas.jpg
PDVTyrion
LocalFortaleza Vermelha, Porto Real, Westeros
Página793-801 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Tyrion X
Jon XI ← Tyrion XI → Samwell V

A Dança dos Dragões
Tyrion I

Sinopse

 
Jaime Lannister libertando Tyrion Lannister das celas. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

Jaime liberta Tyrion

Tyrion Lannister ouve barulhos vindo em direção a sua cela negra e pensa que sua hora chegou. Ele se sente pronto e quer revelar alguns detalhes interessantes para o público antes de ser executado, se Tywin Lannister e Cersei Lannister forem tolos o suficiente para executá-lo publicamente usando Sor Ilyn Payne. A porta se abre e quando um homem com uma tocha entra, Tyrion o insulta.

Então Jaime Lannister se revela. Os irmãos não se viam há muito tempo. Brincando, Jaime diz que a cela é ainda mais terrível que a dele em Correrrio. Ele mostra a Tyrion seu coto e diz que levar os Bravos Companheiros através do Mar Estreito não foi a melhor ideia de Tywin. Tyrion ri: os filhos Lannister - um sem mão e outro sem nariz. Jaime explica que Tyrion será decapitado no dia seguinte nos antigos campos de torneios, mas que ele veio para resgatá-lo. São 3 horas da manhã e Porto Real está dormindo. Quando eles saem da cela, ele explica a Tyrion que Varys atordoou os guardas com sonodoce e está esperando por ele no final do corredor em uma escada. Varys estará disfarçado de septão, e ele levará Tyrion pelos esgotos até a Baía da Água Negra, onde uma galera estará esperando por ele para levá-lo às Cidades Livres. Tyrion agradece, mas Jaime lhe diz em um tom estranho que ele lhe deve algo que Tyrion não imagina.

Após Tyrion insistir, Jaime admite que Tysha não era uma prostituta, como Jaime alegou por anos sob pressão de seu pai Tywin Lannister, mas na verdade uma simples camponesa que amava Tyrion. Tywin queria ensinar a Tyrion uma lição difícil dessa forma, e ele disse a Jaime na época que Tyrion o agradeceria um dia por isso. Horrorizado, Tyrion estapeia o rosto de Jaime e o lembra de que Tysha era sua esposa, que eles eram casados ​​e que Tywin mandou todos os seus guardas estuprá-la, embora Jaime afirme que não sabia do plano. Tyrion fica tão zangado que jura a Jaime que um dia se vingará dele, de Cersei e de Tywin. Então ele se afasta, mas após alguns metros ele encontra uma porta de ferro trancada e tem que esperar para Jaime desbloqueá-la. Tyrion diz que encontrará Varys por conta própria, mas Jaime pede ao menos que Tyrion lhe diga se matou Joffrey. Tyrion explica que Joffrey teria se tornado um rei pior do que Aerys e que ele roubou uma adaga de Robert Baratheon para contratar um assaltante para matar Brandon Stark. Ele então revela ao irmão que Cersei dormiu com Lancel Lannister e Sor Osmund Kettleblack. Além disso, Tyrion afirma, mentirosamente, ter matado o filho horrível de Jaime. Jaime se vira sem palavras e deixa Tyrion sozinho. Quando ele vê Jaime saindo, Tyrion pensa em retirar suas palavras, mas então pensa em Tysha novamente e fica em silêncio.

Varys conduz Tyrion pelas passagens secretas

Tyrion encontra Varys, que explica que ele não pôde visitá-lo em sua cela na torre porque Cersei o monitorou o tempo todo. Tyrion ainda está furioso, mas Varys suaviza sua ira com alguns comentários incisivos. Ele afirma não saber para onde Sansa Stark foi levada, e não há nenhum vestígio dela em Porto Real, nem há qualquer vestígio de Dontos Hollard. Na noite de seu desaparecimento, seus passarinhos viram os dois juntos pela última vez na [Fortaleza Vermelha#Arquitetura | escada em espiral]]. Varys conduz Tyrion por um corredor inclinado até que eles estejam no quarto e último andar da masmorra, que é usada apenas para tortura. Está escuro como breu e Varys pede a Tyrion para apertar sua mão. Por um momento Tyrion percebe que este seria o momento perfeito para matá-lo, mas ele não tem escolha a não ser seguir o eunuco. Depois de um tempo, eles chegam a uma porta atrás da qual há pelo menos uma luz fraca. Através de uma porta de ferro inicialmente trancada, eles entram em uma sala redonda com cinco portões de ferro adicionais, uma abertura no teto e uma fileira de degraus na parede. Em um canto está um braseiro, decorado como a cabeça de um dragão, no qual as brasas ainda estão acesas. O chão é decorado com um mosaico que representa um dragão de três cabeças.

Tyrion lembra que Shae uma vez contou a ele sobre esta sala depois que Varys secretamente a levou até ele na Torre da Mão, e Varys confirma[N 1] Em um ímpeto, Tyrion decide subir até os aposentos do pai ao invés de fugir diretamente para o rio. Varys explica exatamente a Tyrion como subir os 230 degraus, um corredor de 20 metros de comprimento e atrás da terceira porta secreta que dá acesso ao quarto de seu pai. Tyrion sobe a longa escada, deixando-o muito exausto, mas algo dentro dele o está conduzindo. Tyrion tateia seu caminho por um corredor baixo onde qualquer homem adulto teria que rastejar de quatro. Finalmente, ele ouve as vozes de dois dos guardas de seu pai, Lester e Lum, que estão falando sobre Shae e apostando se Tyrion uivará como uma mulher quando for executado ou se enfrentará seu destino como um verdadeiro Lannister.

Tyrion mata Shae

 
Tyrion mata Shae. Ilustração por Gary Gianni para o Calendário 2014 de As Crônicas de Gelo e Fogo. © Random House

Na terceira porta, ele procura por um tempo e então encontra um pequeno gancho de ferro. Ele entra na câmara por uma porta secreta atrás da lareira, passa por uma tora ardente, e vai até a cama, de onde uma voz familiar de mulher chama por "Milorde". Tyrion vai para a cama e puxa as cortinas. Shae se reclina sonolenta na cama, mas quando reconhece Tyrion, seu rosto congela. Ela se desespera dizendo que Cersei a forçou a testemunhar contra ele e que seu pai a ameaçou. Ela se senta e, ao redor do pescoço, usa a corrente do ofício da Mão do Rei. Tyrion diz em um tom baixo que nas celaa negras ele pensava em como Shae sempre era bonita quando eles estavam juntos, e ele pergunta a ela se em algum dia ela chegou a gostar deke. Shae responde que gostava mais do que tudo, e ela chama Tyrion de "seu gigante Lannister". Tyrion acha que ela não poderia ter dito nada pior, agarra a corrente dela e a vira de modo que os elos se cravem no pescoço da garota.

Tyrion mata seu pai

Depois que ela está morta, ele pega a adaga de seu pai da mesa de cabeceira, uma aljava de couro repleta de dardos, e uma besta da parede, que ele imediatamente engatilha e carrega com um dardo. Jaime já havia explicado a ele muitas vezes que a desvantagem de uma besta é que a de atirar uma vez de cada, e ele imagina que terá mais chances de atirar em Lum do que em Lester. Ele sai silenciosamente para o corredor e encontra seu pai na latrina com sua camisola puxada para cima. Tyrion cumprimenta o pai com uma reverência zombeteira. Sem um pingo de medo, Tywin pergunta a Tyrion quem o soltou, e quando ele não obtém uma resposta, ele cita Varys. Ele explica que a fuga de Tyrion é estúpida porque ele ainda pretende mandá-lo para a Muralha, mas também deve ter consideração por Lorde Mace Tyrell. Ele oferece a Tyrion para colocar a besta no chão e discutir tudo o que for preciso no quarto com calma. Tyrion, por outro lado, só quer saber o que aconteceu com Tysha depois dos estupros. No início, Tywin parece não se lembrar do nome dela, mas então ele se lembra que foi a primeira "prostituta" de Tyrion. Tyrion o avisa para não chamá-la assim de novo ou ele o matará, e ele repete a pergunta. Tywin diz que não a matou, e que ela provavelmente foi enviada "para onde quer que as prostitutas vão". Tyrion puxa o gatilho no momento em que Tywin tenta se levantar e o alcança acima da virilha. Tywin se senta novamente sem acreditar. Tyrion implora a seu pai que morra rapidamente porque ele não deve perder seu navio, e Tywin faz o que Tyrion pede.

Quando seu pai morre, Tyrion sente o cheiro e percebe que os rumores não eram verdadeiros: Lorde Tywin não caga ouro.

Citações


Jaime: Tyrion…
Tyrion: Conte-me.
Jaime: Tysha.
Tyrion: Tysha? O que tem ela?
Jaime: Não era uma prostituta. Não fui eu que a trouxe para você. Aquilo foi uma mentira que o pai me ordenou que dissesse. Tysha era… era o que parecia ser. Filha de um arrendatário, encontrada por acaso na estrada.
—— Jaime revelando ao irmão a verdade sobre sua esposa.





Meu pobre, estúpido, cego, mutilado idiota. Terei de soletrar tudo para que entenda? Muito bem. Cersei é uma puta mentirosa, e tem andado fodendo Lancel e Osmund Kettleblack e provavelmente até o Rapaz Lua, pelo que sei. E eu sou o monstro que todos dizem que sou. Sim, matei o seu abjeto filho.
—— Tyrion ferindo Jaime com palavras.





Cheguei aqui como Mão do Rei, atravessando os portões a cavalo, à frente dos meus próprios homens, refletiu Tyrion, e saio como uma ratazana, correndo na escuridão, de mãos dadas a uma aranha.
—— pensamentos de Tyrion.





Tywin: Não me lembro.
Tyrion: Faça um esforço. Mandou matá-la?
Tywin: Não havia motivo para isso, ela já tinha aprendido qual era o lugar dela… e foi bem paga pelo trabalho do dia, se bem me lembro. Suponho que o intendente a tenha mandado embora. Nunca pensei em perguntar.
Tyrion: Mandado embora para onde?
Tywin: Para onde quer que as putas vão.
—— diálogo derradeiro entre pai e filho.



Links externos

Notas

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Storm of Swords-Chapter 77, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.