Batalha do Vinhomel

De Gelo e Fogo wiki
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha do Vinhomel
Conflito Dança dos Dragões
Data 130 d.C.
Local Margens do Vinhomel
Resultado Vitória dos Verdes
Beligerantes
Os Verdes (partidários de Aegon II Targaryen) Os Negros (partidários da Rainha Rhaenyra Targaryen)
Comandantes
Lorde Ormund Hightower
Príncipe Daeron Targaryen
Thaddeus Rowan
Tom Flowers, o Bastardo de Ponteamarga
Sor Alan Beesbury (capturado)
Lorde Alan Tarly (capturado)
Lorde Owen Costayme
Forças
Milhares de soldados a pé (estimado) Grande tropa de cavaleiros montados e milhares de soldados a pé (estimado)

A Batalha do Vinhomel foi uma das muitas batalhas travadas durante a Dança dos Dragões entre os Verdes do Rei Aegon II Targaryen e os Negros da Rainha Rhaenyra Targaryen pelo controle dos Sete Reinos após a morte do pai dos dois pretendentes, Viserys I.

Prelúdio

Quando Viserys I morreu em 129 d.C., seguiu-se imediatamente uma crise sucessória. Alguns lordes favoreciam Aegon e o ancestral costume ândalo que previa que os direitos de herança sempre pertenciam ao filho homem mais velhos. Enquanto outros lordes apoiaram Rhaenyra, e o desejo de seu pai de que ela se tornasse rainha após a sua morte.

Quinze dias depois da Batalha na Goela, onde os Negros haviam sido derrotados, Lorde Ormund Hightower, na Campina, se viu apanhado entre as forças de Thaddeus Rowan e Tom Flowers, o Bastardo de Ponteamarga, vindo do nordeste com uma grande tropa de cavaleiros montados; e as forças de Sor Alan Beesbury, Lorde Alan Tarly e Lorde Owen Costayne cortando-lhe a retirada.

Batalha

O exército Hightower foi encurralado entre os inimigos nas margens do Vinhomel. Lorde Hightower viu suas linhas desmoronarem, parecendo uma iminente derrota, até que uma sombra cruzou o campo de batalha e ouviu-se um terrível rugido. Era o Príncipe Daeron Targaryen em seu dragão Tessarion. Foi então que a batalha virou em favor dos Verdes, sendo que eles infringiram pesadas perdas aos inimigos que fugiam.

Desfecho

Essa seria a segunda derrota consecutiva para Rhaenyra Targaryen e seus Negros nas mãos de Aegon II e os Verdes. As perdas provaram que a guerra não seria uma campanha fácil para nenhum dos dois lados, e que o fim não estava à vista. Rhaenyra, porém, também perdia quatro comandantes valiosos: Tom Flowers, Sor Alan Beesbury, Lorde Alan Tarly e Lorde Owen Costayne.

Daeron Targaryen surgiu como um herói naquele dia e foi sagrado cavaleiro por Lorde Ormund Hightower com sua espada de aço valiriano: Vigilância.

Citações

Meu senhor é bondoso em dizer, mas a vitória pertence a Tessarion.
- Príncipe Daeron, o Ousado.


Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Battle on the Honeywine. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.