Abrir menu principal

 

Jon, seguindo as ordens de Qhorin, se rende aos selvagens quando os dois são capturados. Jon é forçado a matar Qhorin para provar sua lealdade.

Jon VIII
Capítulo de A Fúria dos Reis
A Fúria dos Reis.jpg
PDVJon Snow
LocalPasso dos Guinchos, Para Lá da Muralha, Westeros
Página607-615 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Jon VII
Tyrion XV ← Jon VIII → Bran VII

A Tormenta de Espadas
Jon I


Resumo

O grupo de Qhorin foge

O clima no Passo dos Guinchos mudou. Jon Snow inicialmente espera que Dalbridge tenha sucesso, e pare os homens do Povo Livre. Mas quando um berrante soa, eles sabem que o escudeiro caiu. Mais tarde, a águia reaparece e os observa. Cobra das Pedras tenta atirar nela com seu arco, mas o pássaro está muito alto. Ebben cospe e amaldiçoa o troca-peles e warg. No dia seguinte, eles ouvem o berrante novamente, desta vez um pouco mais perto, e também veem a águia duas vezes. Qhorin envia Ebben à frente com dois cavalos para avisar o Senhor Comandante Jeor Mormont enquanto eles tentam distrair os perseguidores. Quando a lua nasce, ele parte, Cobra das Pedras cobre seus rastros e os três tomam uma nova direção. Eles cavalgam dia e noite e param brevemente para alimentar e dar água aos cavalos. Eles tentam cobrir seus rastros, mas todas as manhãs e todas as noites a águia os observa de uma altitude muito elevada. Em seguida, um infortúnio acontece: um faminto gato-das-sombras de repente aparece na frente deles, o cavalo de Cobra das Pedras quebra sua perna. É uma festa para o espírito. Qhorin insiste que eles misturem o sangue do cavalo com mingau para lhes dar forças. Jon Snow quase vomita. Em seguida, eles cortam algumas tiras da carne do cavalo e deixam o resto para os gatos das sombras. Agora que eles não têm cavalo o suficiente, Cobra das Pedras se oferece para se sacrificar, ficar à espera e tentar parar um pouco os perseguidores. Qhorin se opõe a isso porque acredita que ninguém na Patrulha da Noite seria mais capaz de atravessar as terras até o Punho dos Primeiros Homens. Eles combinam de contar a Mormont o que Jon viu: gigantes, wargs e pior: que as árvores têm olhos novamente. Quando Cobra das Pedras sai, Jon pensa que não tem chance. Parece que fica mais frio a cada noite e eles cavalgam sem palavras pelo deserto, pois Qhorin não fala muito.

Qhorin ordena que Jon vá até o povo livre

Na noite seguinte, Qhorin ordena que Jon acenda uma fogueira, o que significa que ele desistiu de tentar ser mais rápido do que os selvagens que os perseguiam. Ele pergunta a Jon se sua espada é afiada e se ele se lembra de seu juramento. Em seguida, eles pronunciam os votos juntos. Qhorin então explica a Jon que se eles forem apanhados, Jon deve se render e não hesitar em fazer o que eles pedem para provar sua lealdade. Ele orienta Jon a se misturar com eles, para descobrir o que estão fazendo, e o que pretendem, mas não para esquecer em seu coração quem ele é. Qhorin também não sabe exatamente o que Jon deve procurar, porque ele também se pergunta o que os selvagens no vale do Guadeleite estavam procurando. Então, Jon deverá retornar a Mormont e contar a ele o que descobriu. Qhorin promete não contar ao Senhor Comandante que Jon quebrou seu juramento, caso o veja novamente.

Eles abandonam a fogueira, cavalgam um pouco para trás, e partem, seguindo por um riacho até uma cachoeira, sob a qual há uma passagem. Eles cavalgam e desmontam. Eles se revezam com a guarda, e na manhã seguinte, seguem para a caverna com a ajuda de tochas que Qhorin fez durante a noite. Jon tem alguma esperança de que eles ainda podem escapar dos inimigos porque a águia não pode vê-los na caverna, mas quando eles saem da caverna depois de horas, a águia já está esperando 100 metros subindo a encosta para observá-los. Qhorin decide esperar pelos selvagens na saída da caverna, e logo eles ouvem os cães latindo.

Camisa de Chocalho os alcança

Quatorze selvagens e oito cães aparecem acima do cume da montanha. A águia também pousa perto deles. Os dois irmãos desembainham suas espadas. O líder dá um passo à frente: sua armadura é feita de ossos, e Qhorin o cumprimenta com o nome Camisa de Chocalho. Eles se provocam um pouco enquanto uma esposa de lança desmonta seu cavalo ao lado. Ela puxa a cabeça de Ebben de um saco e a apresenta aos dois irmãos da Patrulha da Noite. Quando Camisa de Chocalho ordena que eles sejam mortos, Jon grita e se rende. Qhorin finge estar horrorizado e insulta Jon como um infiel bastardo. Camisa de Chocalho diz que eles não gostam de covardes, mas uma das mulheres tira o capacete: é Ygritte que exige que ele seja mantido vivo porque ele também salvou a vida dela. Quando a águia solta um grito de raiva, Ygritte explica que a águia Jon porque já foi humano, até que Jon o matou na passagem.[N 1] Jon lembra a Ygritte que ela prometeu que Mance Rayder o acolheria. Quando Ygritte confirma isso, Camisa de Chocalho ordena Ragwyl que mate Jon. Jon responde que fará tudo o que pedirem dele. Camisa de Chocalho ri, e diz a ele para matar Meia-Mão. Qhorin desdenha de Jon na frente de todos e, rapidamente, os dois começam a duelar. Fantasma ajuda Jon e morde a panturrilha de Meia-Mão, que abre seu disfarce por um momento, ajudando Jon a avançar e matar o guarda.

Quando Jon se ajoelha ao lado de Meia-Mão, ele ouve sua última palavra: "...Afiada". Jon percebe que Qhorin deve ter sabido o que selvagem pediria dele, e ele pensa em Samwell Tarly, Grenn, no Edd Doloroso, Pypar e Todder e em Castelo Negro. Depois de uma pequena discussão sobre se a vitória de Jon foi honesta ou não, os selvagens aceitam o pedido de Jon, embora Camisa de Chocalho ainda duvide de sua honestidade. Eles queimam Qhorin Meia-Mão e distribuem seus pertences. Quando Jon pergunta se eles voltariam agora, Ygritte explica a ele que não há nada atrás deles e que o problema com o exército já está se agravando.

Links externos


Notas e Referências

  1. A águia é Orell.

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Clash of Kings-Chapter 68, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.