Stannis Baratheon

De Gelo e Fogo wiki
Revisão de 16h04min de 25 de março de 2013 por Aerionflame (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Baratheon de Pedra do Dragão.png
Stannis Baratheon
Baratheon de Pedra do Dragão.png
Stannis Baratheon Amoka.jpg
Renly Baratheon, por Amoka ©.
Título(s) Mestre dos navios(ex)
Lorde de Pedra do Dragão
Lorde das Terras da Tempestade
Pretendente ao Trono de Ferro
Lealdade Casa Baratheon de Pedra do Dragão
Cultura Terras da Tempestade
Nascimento 265 d.C.
Esposa(o) Selyse Florent
Livro(s) A Guerra dos Tronos (Aparece)
A Fúria dos Reis (Aparece)
A Tormenta de Espadas (Mencionado)
O Festim dos Corvos (Mencionado)
A Dança dos Dragões (Aparece)
The Winds of Winter (Aparece)

GoT Logo.jpg
Intérprete Stephen Dillane

Lorde Stannis Baratheon é o irmão do meio entre os Baratheon. Ele serviu no pequeno conselho do Rei Robert Baratheon como Mestre dos Navios e também era Lorde de Pedra do Dragão. Após a morte de Robert, ele se declarou o herdeiro legítimo do irmão e passou a reivindicar o Trono de Ferro, embora tenha pouco apoio em sua pretensão.

Aparência e personalidade

Assim como seus irmãos, Stannis é um homem grande -alto, de ombros largos e fortes. Ele não é descrito como atraente, já que não possui a beleza de seu irmão Renly ou de Robert, quando era mais novo. Ele tem olhos azuis escuros e uma calvície avançada, deixando apenas uma franja de cabelo preto na cabeça ("a sombra de uma coroa"). Seu rosto é tenso como couro curado e ele tem bochechas encovadas. Os lábios são finos e pálidos.

É sério, teimoso, implacável e com um senso inflexível de dever e justiça. Ele não dissimula ou lisonjeia.

É um comandante experiente, marinheiro e guerreiro. Entretanto, sua personalidade atrapalha sua liderança. De fato, Stannis é pouco amado, tanto entre os plebeus quanto entre os nobres.

Sua relação com a esposa, Senhora Selyse Florent, é fria e distante. Eles tem uma filha, Shireen Baratheon, uma triste menina desfigurada pelo escamagris.

História

Stannis foi o segundo filho do Lorde Steffon Baratheon e da Senhora Cassana Estermont e tinha treze anos quando os pais morreram. Mesmo quando jovem, diz-se que ele era um garoto sisudo, sério e sem humor.

A teimosia e determinação de Stannis são lendárias, e foram bastante úteis durante a Rebelião de Robert, quando ele segurou o castelo de Ponta Tempestade contra o cerco dos Lordes Mace Tyrell e Paxter Redwyne por um ano, impedindo que a poderosa hoste da Campina pudesse se juntar ao exército lealista que lutava contra o irmão. A guarnição já estava sem suprimentos e numa situação desesperada quando foram salvos pela intervenção oportuna do contrabandista Davos Seaworth. Com uma carga de cebolas e peixe salgado, ele passou pelo bloqueio naval dos Redwyne e alcançou o castelo, fornecendo aos guardas comida o suficiente para que pudessem aguardar a chegada de Lorde Eddard Stark, que quebrou o cerco. Com isso, Stannis tomou Davos para o seu serviço e o sagrou cavaleiro, mas também o puniu por seus anos de contrabando ao cortar a falange de seus dedos da mão esquerda, mostrando seu senso inflexível de justiça. Davos aceitou a punição com a condição de que o próprio Stannis a executasse, e depois ficou conhecido como Cavaleiro das Cebolas.

O Rei Robert ordenou que Stannis conduzisse sua frota para tomar Pedra do Dragão, a fortaleza ancestral e último reduto da Casa Targaryen. Stannis tomou a ilha, mas foi incapaz de capturar os filhos de Aerys, que já haviam sido levados por Sor Willem Darry.

Com a missão cumprida, Stannis ficou descontente quando Robert o nomeou Senhor de Pedra do Dragão e deu Ponta Tempestade e todos os seus rendimentos para o irmão mais novo, Renly. Robert precisava de um governante forte para a ilha, já que lá era o símbolo do agora extinto poder dos Targaryen, e Stannis era mais adequado para a função do que o jovem Renly. Entretanto, a nomeação também foi pensada como uma desfeita, colocando o espinhoso Stannis a alguma distância do continente. Fiel e cumpridor, Stannis agiu como um administrador eficaz para Pedra do Dragão.

Integrando o pequeno conselho, Stannis foi nomeado Mestre dos Navios, deixando Sor Axell Florent como o castelão de Pedra do Dragão. Durante a Rebelião Greyjoy, foi Stannis quem comandou a frota real e derrotou a Frota de Ferro na Ilha Bela. Depois, ele subjugou Grande Wyk em nome do irmão.

No casamento de Stannis com Selyse, o Rei Robert seduziu e se deitou com Delena Florent no leito que havia sido preparado para as núpcias de Stannis. Dessa união, nasceu Edric Storm, o único bastardo reconhecido pelo rei. Stannis insistiu que aquilo manchara a honra da Casa da esposa e enviou o menino para ser criado por Renly em Ponta Tempestade.

Apesar da lealdade de Stannis, Robert não lhe deu muito reconhecimento. Em vez de lhe agradecer por ter segurado Ponta Tempestade, ele agradeceu ao Lorde Stark por ter levantado o cerco. Deu-se um caso semelhante com a tomada de Pedra do Dragão, no qual Robert culpou Stannis pela fuga de Viserys e de Daenerys Targaryen, levados por Sor Willem Darry antes que Stannis chegasse à ilha. De acordo com Cersei Lannister, Robert deu Pedra do Dragão a Stannis realmente como uma desfeita.

Durante o reinado de Robert, Stannis ajudou Jon Arryn a governar enquanto Robert caçava, bebia e procurava mulheres, e nunca exigiu recompensas por isso.

Um pouco antes dos acontecimentos de As crônicas de gelo e fogo, Stannis começou a suspeitar que os filhos da Rainha Cersei não eram realmente de Robert. Ele confidenciou suas suspeitas com Jon Arryn e os dois iniciaram juntos uma investigação. Stannis não levou suas suspeitas a Robert pois temia que o irmão não acreditasse nele e que pensasse que era apenas uma mentira com intenção de passar à frente no direito ao Trono de Ferro.

Stannis e Jon Arryn encontraram bastardos de Robert e notaram que todos possuíam cabelos pretos e eram parecidos com o pai. Jon Arryn foi mais além, consultando um antigo livro sobre a genealogia dos nobres de Westeros. Através dele, descobriu que da união entre os Baratheon com as outras Casas, sempre resultava em bebês com cabelo preto, mesmo se a união fosse com um Lannister. Isso punha em questão a legitimidade dos filhos de Cersei, já que Joffrey, Tommen e Myrcella possuíam claros traços Lannister.

Ao se dar conta disso, Lorde Jon procurou agir, decidindo entregar seu filho, Robin Arryn, para Stannis em Pedra do Dragão. Porém, ele logo foi envenenado e morreu antes que pudesse revelar o segredo de Cersei. Temendo por sua vida e de sua família, Stannis fugiu para sua fortaleza em Pedra do Dragão.

Eventos Recentes

Info Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Após a morte de Jon Arryn, Stannis partiu para Pedra do Dragão a fim de tramar e reunir suas forças. Eddard Stark se questionou sobre a partida de Stannis, conjecturando se ela ocorreu devido ao segredo que cercava a morte de Jon Arryn. Ele nunca pensou que Stannis se sentisse ofendido porque Robert deu-lhe o cargo de Mão.

Stannis reuniu suas forças em Pedra do Dragão e fechou o porto para que suas intenções não chegassem a Porto Real. Durante esse período, ele observou e planejou seus próximos movimentos.

Durante as investigações de Eddard Stark sobre a morte de Jon, o nortenho descobriu que Stannis e Arryn passaram muito tempo juntos. Quando disseram que Stannis e Jon foram vistos visitando um bordel, sendo Stannis tão moralista e rígido, Eddard teve dificuldade em acreditar.

Quando a Guerra dos Cinco Reis começou, Tywin Lannister acreditava que Stannis Baratheon seria a única verdadeira ameaça a Joffrey. De fato, quando Robert morreu, os poucos vassalos de Stannis o coroaram rei.

A Fúria dos Reis

Em Pedra do Dragão, as forças reunidas de Stannis, compostas pelos senhores do Mar Estreito e por mercenários myranos e lisenos, eram escassas demais para que ele pudesse dar batalha aos Lannister ou a Renly. A Rainha Selyse, que havia caído sob a influência de uma sacerdotisa do Senhor da Luz, Melisandre, começou a insinuar que a morte de Renly significaria a resolução daquele problema, já que os vassalos do Baratheon mais novo se juntariam a Stannis. Meistre Cressen, que achou a sugestão abominável, sugeriu que fosse forjada uma aliança com Robb Stark ou Lysa Arryn, mas Selyse não queria negociar aquilo que ela acreditava pertencer por direito ao marido, e dizia que o cometa vermelho era um presságio da vitória de Stannis. Ela disse que Melisandre havia visto nas chamas que Renly morreria e que tudo o que Stannis precisava fazer era se juntar ao Senhor da Luz.

Stannis renunciou à Fé dos Sete e se converteu ao culto de R'hllor em busca do poder prometido por Melisandre. A sacerdotisa declarou que ele era Azor Ahai renascido, uma figura messiânica de seu culto. Essa conversão dividiu os homens de Stannis em duas facções: os Homens do Rei, que continuaram fiéis aos Sete, e os Homens da Rainha, que se converteram ao Senhor da Luz.

O Baratheon se proclamou herdeiro legítimo de Robert e reivindicou o Trono de Ferro, mas a maioria dos vassalos dos Baratheon preferiram seguir seu irmão mais novo, que também reivindicava o trono. Stannis então escreveu centenas de cartas e as espalhou por Westeros, anunciando sua reivindicação e informando a bastardia de Joffrey e dos demais filhos de Cersei, filhos dela com seu próprio irmão.

Ao invés de atacar Porto Real, Stannis partiu para Ponta Tempestade e a cercou, decidido a subjugar o irmão. Ele ofereceu a Renly a posição de seu herdeiro e um lugar no pequeno conselho. Renly, porém, tinha uma esmagadora superioridade numérica, de modo que riu do irmão, e a parlamentação fracassou. Os dois decidiram que o combate começaria na alvorada.

Durante a noite, Melisandre usou sua magia e evocou uma sombra que se infiltrou no acampamento de Renly e o matou. A maior parte das forças que Renly levava (quase todos senhores das Terras da Tempestade e alguns da Campina) passaram para o lado de Stannis. Os Tyrell, porém, voltaram para Ponteamarga.

O castelão de Ponta Tempestade, Sor Cortnay Penrose, se recusou a dobrar o joelho a Stannis e entregar Ponta Tesmpestade porque se preocupava com a segurança do bastardo de Robert, Edric Storm. Ele desafiou Stannis a um duelo, mas o rei se recusou. Sor Davos Seaworth então, por ordem do rei, levou Melisandre no meio da noite a um lugar abaixo das muralhas do castelo. Lá, ela evocou uma nova sombra para assassinar Penrose, jogando o velho cavaleiro de uma torre. Diante disso, Ponta Tempestade se rendeu e Stannis se viu livre para assaltar Porto Real.

Ocorreu a batalha decisiva da Guerra dos Cinco Reis. De um lado, Stannis tinha superioridade numérica e uma frota numerosa, e de outro, Porto Real contava com poucos defensores. A vitória parecia certa, mas a genialidade de Tyrion Lannister e seu manejo de fogovivo, uma corrente poderosa e outras defesas custou a Stannis baixas consideráveis e segurou a batalha por tempo suficiente para que os recém-aliados, Lorde Tywin Lannister e os Tyrell, chegassem. Durante a batalha que se seguiu, Sor Garlan Tyrell vestiu a armadura de Renly, o que provocou pânico e confusão entre os vassalos de Stannis, que se voltaram contra seu suserano. O que deveria ter sido sua vitória decisiva tornou-se uma derrota acachapante, e Stannis foi forçado a recuar para Pedra do Dragão com apenas dois mil homens.

Família

 
 
 
 
 
 
 
 
Ormund
 
Rhaelle
Targaryen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Steffon
 
Cassana
Estermont
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Várias
mulheres
 
Robert I
 
Cersei
Lannister
 
Renly I
 
Margaery
Tyrell
 
Stannis I
 
Selyse
Florent
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Joffrey I
 
Margaery
Tyrell
 
Tommen I
 
Myrcella
 
 
 
Shireen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Mya
Stone
 
Sineta
 
Gendry
 
Edric
Storm
 
Barra
 
gêmeos
desconhecidos
 
9 outros