Mudanças entre as edições de "Bran Stark"
Linha 27: | Linha 27: | ||
Eles chegam à caverna do [[corvo de três olhos]], mas sofrem uma emboscada dos [[Outros]] na entrada desta. Bran ocupa a mente de [[Hodor]] para afastar as criaturas, porém desmaia e só acorda no interior da caverna. O local é protegido contra os [[Outros]] ou [[Caminhantes Brancos]], então [[Mãos Frias]] não os acompanha para dentro. O grupo encontra as [[Crianças da Floresta]] remanescentes, e o [[corvo de três olhos]]. | Eles chegam à caverna do [[corvo de três olhos]], mas sofrem uma emboscada dos [[Outros]] na entrada desta. Bran ocupa a mente de [[Hodor]] para afastar as criaturas, porém desmaia e só acorda no interior da caverna. O local é protegido contra os [[Outros]] ou [[Caminhantes Brancos]], então [[Mãos Frias]] não os acompanha para dentro. O grupo encontra as [[Crianças da Floresta]] remanescentes, e o [[corvo de três olhos]]. | ||
O [[corvo de três olhos]] educa Bran sobre [[visão verde]] e sobre [[troca-peles|trocar peles]]. Bran se alimenta de uma pasta de sementes de represeiro, que despertam e aguçam sua [[visão verde]]. Ele entra nas raízes do grande represeiro no centro da caverna, e vê seu pai [[Eddard Stark|Eddard]] no passado, na [[floresta sagrada]] de [[Winterfell]], através da árvore coração no centro desta. Bran tenta se comunicar com seu pai, mas tudo que se escuta são murmúrios no vento. O [[corvo de três olhos]] lhe explica que ele poderá olhar o passado através dos represeiros, mas nunca mudá-lo. Posteriormente, Bran sonha novamente através das raízes de represeiro e da árvore-coração de [[Winterfell]], e vê cenas do passado que remontam aos tempos dos antigos Reis do Inverno. Bran continua a ocupar a mente de [[Hodor]] para explorar o interior da caverna, e encontra diversos depósitos de ossos. | O [[corvo de três olhos]] educa Bran sobre [[visão verde]] e sobre [[troca-peles|trocar peles]]. Bran se alimenta de uma pasta de sementes de represeiro, que despertam e aguçam sua [[visão verde]]. Ele entra nas raízes do grande represeiro no centro da caverna, e vê seu pai [[Eddard Stark|Eddard]] no passado, na [[floresta sagrada]] de [[Winterfell]], através da árvore coração no centro desta. Bran tenta se comunicar com seu pai, mas tudo que se escuta são murmúrios no vento. O [[corvo de três olhos]] lhe explica que ele poderá olhar o passado através dos represeiros, mas nunca mudá-lo. Posteriormente, Bran sonha novamente através das raízes de represeiro e da árvore-coração de [[Winterfell]], e vê cenas do passado que remontam aos tempos dos antigos Reis do Inverno. Bran continua a ocupar a mente de [[Hodor]] para explorar o interior da caverna, e encontra diversos depósitos de ossos. | ||
− | É sugerido que Bran tenta contactar [[Theon Greyjoy | + | É sugerido que Bran tenta contactar [[Theon Greyjoy|Theon]], enquanto este se encontra em [[Winterfell]], antes de ele ser forçado a ajudar as [[esposas de lança]] e [[Mance Rayder|Abel]] resgatar a [[Jeyne Poole|falsa Arya]]. |
==Família== | ==Família== |
Edição das 16h33min de 23 de agosto de 2012
Brandon Stark, comumente chamado de Bran, é o segundo filho de Eddard Stark e Catelyn Tully. Bran é um dos principais personagens dos livros, não aparecendo como Personagem de ponto de vista apenas no livro O Festim dos Corvos, devido a separação geográfica dos personagens feita pelo autor. O primeiro capítulo da saga Canção de Gelo e Fogo é de Bran. Na série de televisão, é interpretado pelo ator Isaac Hempstead-Wright.
Índice
Aparência e Personalidade
Bran herdou os traços Tully de sua mãe, cabelos castanho-avermelhados e olhos azuis. É aficcionado por escalar e explorar Winterfell. Como seus irmãos, Bran é ciente de seus deveres e cabeça-dura. Ele está geralmente acompanhado de seu lobo gigante chamado Verão, com o qual compartilha uma peculiar conexão warg/troca-peles.
História
Bran é o segundo filho, e quarta criança, de Catelyn e Eddard Stark, chefe da Casa Stark e Guardião do Norte. Nascido e criado em Winterfell durante um longo e quente verão. Seu nome é uma homenagem ao seu tio Brandon, cuja morte foi um dos motivos que levaram à Rebelião de Robert. Bran tem dois irmãos mais velhos (Robb e Sansa), e dois mais novos (Arya e Rickon). Tem, ainda, um meio-irmão bastardo, Jon Snow. Bran foi educado pelo Meistre Luwin. Foi treinado para combate e parecia destinado a um futuro como um excelente guerreiro.
A Guerra dos Tronos
Bran se encontra dentre o grupo de 20 homens que acompanham Lorde Eddard aplicar a justiça do rei sobre um desertor da Patrulha da Noite. Era a primeira vez que era permitido a Bran acompanhar este tipo de evento. No caminho de volta ao castelo, Theon Greyjoy encontra um lobo gigante morto e seis filhotes, que são entregues às cinco crianças Starks e a Jon, para criá-los. Durante a visita real a Winterfell, Bran luta com o Príncipe Tommen no pátio, sob a supervisão do mestre-de-armas de Winterfell, Sor Rodrik Cassel. Em uma escalada, Bran avista por uma janela a Rainha e seu irmão fazendo amor. Ele se assusta após ser notado e acaba perdendo o equilíbrio, quase cai e é segurado pelo Regicida. Jaime empurra-o torre abaixo, na tentativa de matá-lo para manter seu relacionamento incestuoso em segredo, mas Bran sobrevive e entra em coma. Durante o coma, Bran tem várias visões incluindo um corvo de três olhos que quer ensiná-lo a voar. Guiado pelo corvo ele acorda e imediatamente dá a seu lobo o nome Verão. Após a queda, Bran torna-se incapaz de andar, mas o corvo lhe diz que ele é um lobo alado preso em correntes. Durante sua recuperação, Bran aprende muito sobre as lendas nortenhas de Meistre Luwin e da Velha Ama. Quando Tyrion Lannister visita Winterfell no caminho de volta da Muralha, ele presenteia Bran com um projeto de sela para cavalho que lhe permitira cavalgar, apesar das ameaças oferecidas por Robb, atuando como Senhor de Winterfell, e dos lobos gigantes. Posteriormente, enquanto testava a sela na Mata de Lobos, Bran é atacado por um grupo de selvagens e desertores da Patrulha da Noite, mas é resgatado por Robb, Theon, Verão e Vento Cinzento. A única sobrevivente do bando, Osha, é tomada para trabalhar em Winterfell, e Bran aproxima-se dela, devido a seu conhecimento de lendas das terras para lá da Muralha, além de sua fé nos Deuses Antigos. Quando Robb convoca os vassalos do Norte após o aprisionamento dee Eddard Stark em Porto Real, Bran testemunha o incidente com o Grandejon Umber, e quando Robb marcha para o sul, Bran passa a atuar como Senhor de Winterfell. Um dia, Bran tem um sonho de seu pai nas criptas de Winterfell - ele vai até lá com Osha e encontra Rickon com seu lobo, Cão Felpudo, que havia tido o mesmo sonho. Logo após, Meistre Luwin recebe um corvo com uma mensagem informando a execução de Lorde Eddard Stark por ordem do Rei Joffrey Baratheon.
A Fúria dos Reis
Após seu irmão Robb se tornar Rei do Norte, Bran, sendo seu herdeiro, torna-se Príncipe de Winterfell, é comanda o castelo na ausência de seu irmão. Ele se torna amigo de Jojen e de Meera Reed, filhos do Lorde Howland Reed, de Atalaia da Água Cinzenta, amigo no qual Lorde Eddard mais confiava. Durante o sono, Bran frequentemente visita a mente de Verão, mas acredita ser apenas um sonho. Jojen reconhece as habilidades troca-peles de Bran, e o instrui em como usá-las melhor. Após ouvir sobre as visões de Bran, Jojen diz que se ele for para além da Muralha, poderá encontrar o corvo de três olhos de seus sonhos. Quando Theon Greyjoy trai os Starks e captura Winterfell, Bran e Rickon, se escondem nas criptas, com a ajuda de Osha e Hodor. Para tentar esconder a fuga das crianças, Theon, autointitulado Príncipe de Winterfell, sob influência de Fedor, assassina e esfola duas crianças e diz serem os irmãos Stark. Theon é traído por Ramsay Bolton, que ordena a queima de Winterfell e o assassinato da maioria de seus ocupantes, poupando apenas as mulheres e crianças, quem ele leva para o Forte do Pavor, a fortaleza Bolton. Ramsay não age movido por lealdade aos Starks, mas sob orientação de seu pai, Lorde Roose Bolton, com o objetivo de trair os Starks, e ainda massacra os leais a Casa Stark que se encontravam cercando Winterfell, liderados por Sor Rodrik. Após testemunhar Meistre Luwin agonizar e morrer na floresta sagrada de Wintefell, e sob a orientação deste, os irmãos Bran e Rickon se separam. Rickon, acompanhado de Osha, segue em direção a Porto Branco; Bran, Jojen, Meera e Hodor, seguem em direção à Muralha, em busca do corvo de três olhos.
A Tormenta de Espadas
Ramsay Bolton sabia que as crianças assassinadas por Theon Greyjoy não eram as crianças Stark, e por isso manda homens Bolton em busca de Bran e Rickon. Bran, Jojen, Meera e Hodor viajam em segredo para escapar deles. A caminho da Muralha, eles param em Coroadarrainha. Enquanto escondidos dentro da torre, eles avistam homens no vilarejo. Verão ataca os homens, e dentro os quais, encontra-se o meio-irmão de Bran, Jon, o que dá lhe dá oportunidade de escapar de seus companheiros selvagens. Ao chegarem ao Fortenoite, encontram Samwell Tarly da Patrulha da Noite, acompanhado de Goiva. Ele os guia através de uma passagem escondida no fundo de um poço, sob o castelo e através da Muralha. Lá, encontram Mãos Frias, uma figura enigmática, e cuja lealdade é incerta.
A Dança com Dragões
Bran, Jojen, Meera, Hodor e Mãos Frias continuam sua jornada através da Floresta Assombrada em busca do corvo de três olhos. A jornada é longa e gelada, além de sofrerem de fome. Para tentar satisfazer essa fome, Bran come carne humana, enquanto dentro da mente de Verão. Eles chegam à caverna do corvo de três olhos, mas sofrem uma emboscada dos Outros na entrada desta. Bran ocupa a mente de Hodor para afastar as criaturas, porém desmaia e só acorda no interior da caverna. O local é protegido contra os Outros ou Caminhantes Brancos, então Mãos Frias não os acompanha para dentro. O grupo encontra as Crianças da Floresta remanescentes, e o corvo de três olhos. O corvo de três olhos educa Bran sobre visão verde e sobre trocar peles. Bran se alimenta de uma pasta de sementes de represeiro, que despertam e aguçam sua visão verde. Ele entra nas raízes do grande represeiro no centro da caverna, e vê seu pai Eddard no passado, na floresta sagrada de Winterfell, através da árvore coração no centro desta. Bran tenta se comunicar com seu pai, mas tudo que se escuta são murmúrios no vento. O corvo de três olhos lhe explica que ele poderá olhar o passado através dos represeiros, mas nunca mudá-lo. Posteriormente, Bran sonha novamente através das raízes de represeiro e da árvore-coração de Winterfell, e vê cenas do passado que remontam aos tempos dos antigos Reis do Inverno. Bran continua a ocupar a mente de Hodor para explorar o interior da caverna, e encontra diversos depósitos de ossos. É sugerido que Bran tenta contactar Theon, enquanto este se encontra em Winterfell, antes de ele ser forçado a ajudar as esposas de lança e Abel resgatar a falsa Arya.
Família
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Bran Stark. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.