Mudanças entre as edições de "Episódio 1.01 - Winter is Coming"
Linha 55: | Linha 55: | ||
− | + | '''Sor [[Waymar Royce]]''' : "Os mortos o assustam?" | |
− | + | '''[[Catelyn Stark]]''': "Dez é muito jovem para ver tais coisas." | |
− | + | '''[[Eddard Stark]]''' : "Ele não vai ser um menino para sempre, e o inverno está chegando." | |
− | + | '''Rei [[Robert Baratheon]]''' : "Lorde Eddard Stark, eu o nomeio a Mão do Rei". | |
− | + | '''[[Viserys Targaryen]]''': "Gostaria de deixar a sua tribo inteira te foder, todos os 40 mil homens e seus cavalos também, se for isso que ele quiser." | |
− | + | '''[[Jaime Lannister]]''' : "As coisas que eu faço por amor." | |
=Mortes= | =Mortes= |
Edição das 22h56min de 4 de agosto de 2012
Winter is coming (O inverno está chegando) é o primeiro episódio da Primeira temporada de Game of Thrones , foi exibido em 17 de Abril de 2011, nos EUA e em 08 de Maio de 2011 no Brasil. É o primeiro episódio da série. Uma prévia de 15 minutos deste episódio foi exibida em 3 de Abril de 2011.
Índice
Sinopse
Resumo
O Rei Robert Baratheon visita Winterfell, a casa do seu velho amigo, Eddard Stark , Lorde e Guardião do Norte, com uma oferta importante. No continente oriental, a exilada Princesa Daenerys Targaryen se casa com Khal Drogo, um chefe Dothraki com dezenas de milhares de guerreiros sob seu comando. Seu irmão, Viserys, planeja ganhar a aliança de Drogo com o casamento para que ele possa voltar para Westeros e recuperar o Trono de Ferro, tomado por Robert.
Nas terras do inverno permanente, além da Muralha , os selvagens estão se acumulando em grande número, um perigo para a Patrulha da Noite. Mas além disso, outra coisa também está se movendo ainda mais ao norte ...
Enredo
Três guardas da Patrulha da Noite - Sor Waymar Royce , Will e Gared - se afastam da Muralha para investigar relatos de selvagens na floresta assombrada, que se situa ao norte. Will, o melhor batedor do grupo, descobre uma série de cadáveres de selvagens desmembrados e colocados em uma forma estranha no chão. Ele também encontra uma menina selvagem morta presa a uma árvore. Ele volta e relata o que viu para os outros. Sor Waymar não ouve o conselho de Gared que sugere que eles voltem para Castelo Negro para relatar a situação aos seus superiores e, em vez disso insiste em ver os corpos ele mesmo. Quando chegam ao local, os corpos desapareceram. Will observa em torno procurando pistas, mas Gared encontra um pedaço de roupa sangrenta enterrado sob a neve. Mais investigações são reduzidas quando uma figura de altura humanóide, com brilhantes olhos azuis - um Caminhante branco - chega e mata Sor Waymar com facilidade. Gared tenta para escapar, mas é decapitado. Will vê a mesma menina que estava morta pouco antes agora caminhando com olhos azuis, e também vê a morte Gared, a Caminhante branca joga a cabeça decepada de Gared aos pés de Will. Ele consegue escapar. No livro, A Guerra dos Tronos, Will é morto e Gared quem foge[((bibcite 1)).
Algum tempo depois, Will consegue fugir para o sul da Muralha aterrorizado, ao invés de retornar para avisar Castelo Negro da ameaça dos Caminhantes brancos. Ele é apreendido por batedores leais a Casa Stark, os governantes do Norte, e é levado para Winterfell. Lorde Eddard Stark decreta que, como um desertor da Patrulha da Noite, Will é um desertor e deve morrer. Ele aceita seu destino, mas conta a Eddard sobre os Caminhantes brancos primeiro. Eddard realiza a execução, utilizando a espada ancestral de sua casa, feita de aço valyriano, Gelo. Dois dos filhos legítimos de Eddard - Robb (17 anos) e Bran 10 - acompanham a execução, juntamente com seu filho bastardo Jon Snow. Bran assiste a execução sem vacilar, ganhando elogios de Jon. Eddard diz a Bran que segue as antigas tradições, e que o homem que passa a sentença deve brandir a espada. Quando Bran pergunta a seu pai sobre a conversa de Will sobre os Caminhantes Brancos, Eddard explica que são divagações de um louco, insistindo que os Caminhante brancos já desapareceram há séculos. Eles preparam-se para retornar a Winterfell.
No caminho de volta para o castelo eles encontram um veado morto na estrada, parcialmente desmembrado. Procurando o que matou, eles encontram uma loba gigante morta, com um chifre de veado na garganta. A fêmea morreu após dar à luz, e cinco filhotes se escondem sob o cadáver procurando calor. O protegido de Eddard, Theon Greyjoy, tenta matar os filhotes, mas Jon Snow convence seu pai de que é um presságio: o lobo gigante é o símbolo da Casa Stark e Eddard tem cinco filhos legítimos. Eddard aceita que seus filhos fiquem com os filhotes, mas somente se eles os limparem, e alimentá-los sem a ajuda dos servos. Quando eles partem, Jon encontra mais um filhote, o sexto, um albino, à parte da ninhada. Theon aponta que este pertence a Jon.
Em Porto Real, a capital dos Sete Reinos, os sinos tocam para lamentar a morte do Lorde Jon Arryn, a mão do rei. Enquanto a irmãs silenciosas preparam o corpo para o enterro, a Rainha Cersei Lannister observa. Ela está preocupada que Jon tenha descoberto algo que não deveria, e que possa ter contado a alguém. Ela confessa seus medos a seu irmão gêmeo, Sor Jaime Lannister da Guarda Real , mas ele diz a ela para não se preocupar, pois se o rei soubesse a verdade eles já estariam morto.
Um corvo leva a notícia da morte de Jon Arryn para Winterfell, onde Lady Catelyn Stark conta a Eddard a má notícia. Jon Arryn era como um pai para ele. Ela também diz que o rei Robert Baratheon, e toda a corte real se dirigia para Winterfell. Eddard percebe que o Rei Robert pretende nomeá-lo como a mão para substituir Jon Arryn. Ele pondera recusar, sentindo que o seu lugar é em Winterfell.
Nas próximas semanas as crianças Stark se acostumam com o rápido crescimento dos lobos gigantes: Robb nomeia o seu Vento Cinzento, Sansa chama sua loba de Lady e Arya nomeia a dela Nymeria, por causa de uma grande rainha guerreira. Jon nomeia o seu Fantasma, por sua cor branca e o silêncio estranho. Rickon (6 anos) nomeia seu lobo Cão Felpudo. Bran não sabe do que chamar o seu. Ele é pego por sua mãe subindo nos telhados do castelo assim quando vê a comitiva real chegando, e promete parar de fazer isso, mas sua mãe sabe que ele está mentindo.
A comitiva real chega e Lord Eddard apresenta sua família ao rei Robert. Depois dos cumprimentos iniciais, Robert pede para ver as criptas e pagar seus respeitos, o que aumenta a impaciência da Rainha Cersei. Depois que Robert e Eddard partem, Cersei envia Jaime para encontrar seu irmão mais novo Tyrion , //"O duende"//, que encontrou o caminho para o bordel da cidade, fora de Winterfell, onde ele gosta das atenções de uma prostituta chamada Ros. Jaime diz que Tyrion é - um homem de estatura limitada, mas com um apetite enorme - e que ele seria necessário no banquete daquela noite.
Nas criptas de Winterfell Robert oferece suas orações a uma estátua de Lyanna Stark, irmã mais nova de Eddard, que estava prometida a Robert antes dela ser seqüestrada pelo Príncipe Rhaegar Targaryen e morrer logo após ser resgatada. Ele diz a Eddard que em seus sonhos ele mata Rhaegar todas as noites de novo, mas Eddard responde que a Casa Targaryen foi destruída. "Nem todos eles", responde Robert.
Na Cidade Livre de Pentos, além do mar Estreito , Viserys e Daenerys Targaryen desfrutam da hospitalidade do Magíster Illyrio Mopatis. Viserys arranja um casamento para Daenerys (também chamada de 'Dany') com Khal Drogo, o chefe de guerra de um grupo Dothraki, um khalasar de 40 mil guerreiros. Em troca, Drogo vai dar a Viserys a mão de obra de que ele precisa para recuperar o Trono de Ferro. Antes de encontrar o Khal, Dany toma um banho em água fervente, angustiando sua criada que pensa que a água vai escaldá-la. Dany mal percebe e emerge ilesa da água. Durante a apresentação, aparentemente, Dany é aprovada por Khal Drogo.
Em Winterfell, Robert formalmente oferece a Eddard o papel de Mão do rei e Eddard pede algum tempo para pensar sobre isso. Robert concorda, mas oferece mais: a mão de seu filho Joffrey em casamento com a filha de Eddard, Sansa. Um grande banquete é realizado e Cersei e Catelyn trocam palavras cordiais. Cersei parece impressionada com Sansa, achando que ela será um grande sucesso na corte. Fora da festa, Jon Snow trabalha na sua prática de espada, com raiva por que sua madrasta achava que não era apropriado que um bastardo participasse da festa. Seu tio Benjen Stark , Primeiro Patrulheiro da Patrulha da Noite, chega para se juntar à festa e Jon pede a ele para levá-lo junto com ele para a Muralha. Benjen concorda em pensar sobre o assunto. Tyrion Lannister então chega e fala com Jon, sugerindo que ele era muito orgulhoso e rápido para se ofender quando sua ilegitimidade era apontado. Ele deveria ouvir o insulto e usá-lo como uma armadura para que ninguém pudesse machucá-lo com ele. Quando Jon com raiva pergunta a Tyrion o que ele sabe sobre ser um bastardo, Tyrion responde que "Todos os anões são bastardos aos olhos de seu pai."
Em Pentos, Daenerys se casa com Khal Drogo e uma grande festa é realizada. Várias pessoas morrem em duelos improvisados, que Illyrio diz que ser um bom sinal: um casamento Dothraki sem pelo menos três mortes é considerado chato. A noiva e o noivo recebem muitos presentes, mas para Dany dois são particularmente interessantes. O primeiro é uma caixa contendo três pedras bonitas, que de acordo com Illyrio, são ovos de dragão vindo das Terras da Sombra além de Asshai. Eles se transformaram em pedra com o passar do tempo. Dany parece sentir alguma ligação com os ovos. A segunda é uma seleção de livros contendo histórias e canções do Sete Reinos, dada por Sor Jorah Mormont, um exilado cavaleiro da Casa Mormont . Sor Jorah jura lealdade a Viserys como Rei e lhe oferece seu apoio e aconselhamento, que é aceito. Como seu presente, Drogo dá para Daenerys um garanhão branco bonito. Viserys pede a sua irmã para fazer Drogo feliz.
Em Winterfell, Eddard e Catelyn recebem uma carta no meio da noite, entregue a Meistre Luwin por um mensageiro do Ninho da Águia. A carta é da irmã de Catelyn, Lady Lysa Arryn , a viúva de Jon Arryn. Na carta Lysa diz que Jon Arryn foi assassinado por ordem da Rainha, e que os Lannisters conspiram contra o Rei Robert. Luwin aconselha que Eddard deve aceitar a oferta de Robert para que ele possa investigar a verdade da questão e proteger o rei, enquanto Catelyn prefere que ele permanece em Winterfell. Eddard concorda com Luwin e aceita a oferta.
Na manhã seguinte, Eddard e Robert saem para caçar, deixando o castelo praticamente vazio. Bran pratica escalada pelo castelo, enquanto escala em uma antiga torre quebrada ele ouve ruídos. Ele encontra a rainha e seu irmão envolvido em um ato sexual, mas é pego por Jaime, que o agarra. Ele pergunta a Bran quantos anos ele tem. Quando Bran responde "dez", Jaime suspira e empurra-o para fora da janela, dizendo que //"as coisas que faço por amor."//
Notas
- Este episódio cobre aproximadamente os acontecimentos do prólogo e os capítulos 1-7, 9 e 12 do primeiro romance (Bran 1-2, 1-2 Daenerys, Catelyn 1-2, Eddard 1 e Jon 1).
- O título do episódio é o lema da Casa Stark que foi amplamente utilizado na comercialização da série de TV, os livros e outros spin-offs.
- Uma versão anterior do episódio foi filmada como episódio piloto da série. Embora sejam semelhantes, há várias diferenças importantes, principalmente na seleção de elenco:
* Jennifer Ehle seria Catelyn Stark. * Tamzin Merchant seria Daenerys Targaryen. * Jamie Campbell Bower seria Waymar Royce. * Richard Ridings como Gared.
- Outra diferença é que o piloto apresentou cenas filmadas na Escócia (onde o Castelo Doune seria Winterfell) e Marrocos (onde os estúdios que sobraram de Cruzada seriam Pentos), enquanto a versão final do episódio foi gravada em estúdio e em locações na Irlanda do Norte e Malta.
Citações memoráveis
Sor Waymar Royce : "Os mortos o assustam?"
Catelyn Stark: "Dez é muito jovem para ver tais coisas." Eddard Stark : "Ele não vai ser um menino para sempre, e o inverno está chegando."
Rei Robert Baratheon : "Lorde Eddard Stark, eu o nomeio a Mão do Rei".
Viserys Targaryen: "Gostaria de deixar a sua tribo inteira te foder, todos os 40 mil homens e seus cavalos também, se for isso que ele quiser."
Jaime Lannister : "As coisas que eu faço por amor."
Mortes
- Sor Waymar Royce
- Gared
- Will
- Jon Arryn
Elenco
Estrelando
- Sean Bean como Lorde Eddard Stark
- Mark Addy como Rei Robert Baratheon
- Nikolaj Coster-Waldau como Sor Jaime Lannister
- Michelle Fairley como Lady Catelyn Stark
- Lena Headey como Rainha Cersei Lannister
- Emilia Clarke como a princesa Daenerys Targaryen
- Iain Glen como Sor Jorah Mormont
- Harry Lloyd como o príncipe Viserys Targaryen
- Kit Harington como Jon Snow
- Sophie Turner como Sansa Stark
- Maisie Williams como Arya Stark
- Richard Madden como Robb Stark
- Alfie Allen como Theon Greyjoy
- Isaac Hempstead-Wright como Bran Stark
- Jack Gleeson como o príncipe Joffrey Baratheon
- Rory McCann como Sandor Clegane
- e Peter Dinklage como Tyrion Lannister
Co-estrelando
- Donald Sumpter como Meistre Luwin
- Jamie Sives como Jory Cassel
- Ron Donachie como Sor Rodrik Cassel
- Joseph Mawle como Benjen Stark
- Roger Allamas como Magíster Illyrio Mopatis
- Dar Salim como Qotho
- Esme Bianco como Ros
- Susan Brown como Septã Mordane
- Bronson Webb como Will
- Sir John Standing como Lorde Jon Arryn
- Rob Ostlere como Sor Waymar Royce
- Dermot Keaney como Gared
- Art Parkinson como Rickon Stark
- Callum Wharry como Príncipe Tommen Baratheon]
- Aimee Richardson como a princesa Myrcella Baratheon
- Kristian Nairn como Hodor
- Ranla Zouari como servo Pentoshi
- Ian Whyte como Caminhante Branco
- Spencer Wilding como Caminhante Branco
- Claire Wright como Selvagem morto
Estrelando
- Jason Momoa como Khal Drogo
Notas do elenco
Jason Momoa ( Khal Drogo ) é creditado como 'estrelando ainda' durante os créditos finais do episódio.
Nota: o texto dessa página foi traduzido e adaptado de [*http://gameofthrones.wikia.com/wiki/Winter_is_Coming_(episode) Game Of Thrones wikia]