Mão do Rei
A Mão do Rei é o principal conselheiro do Rei, e executor de seus comandos nos Sete Reinos. Os deveres da Mão incluem comandando os exércitos do Rei, elaborar leis, aplicar a justiça e, de forma geral, administrar o dia-a-dia do Reino. A Mão pode atuar em nome do Rei quando ele estiver indispoto, e sentar no Trono de Ferro quando o fizer. A Mão também senta no Pequeno Conselho e o presidirá caso o Rei não se faça presente.
O posto tipicamente faz a Mão o segundo homem mais poderoso do Reino, atrás apenas do Rei, apesar de que algumas Mãos tiveram a fama de controlar seus Reis. É considerado um trabalho difícil, pouco glorioso e de imensa responsabilidade. Homens muito capazes já falharam neste posto no decorrer da história. A Mão reside na Fortaleza Vermelha na Torre da Mão. Cada Mão escolhe seu próprio emblema, mas todos incluem uma mão. Um colar com elos em forma de mãos é um dos distintivos possíveis. Os criados da Mão também usam mãos como seus emblemas.
Um ditado afirma que "O que o Rei sonha, a Mão constrói", mas a plebe diz "Enquanto o Rei come, a Mão limpa a merda".[1]
Após a Guerra da Conquista, a primeira Mão do Rei Aegon I foi Orys Baratheon.[2]
Lista de Mãos Conhecidas
- Época desconhecida
Uma lista dos piores, cujos nomes são lembrados como alerta para as futuras gerações:
- Septão Murmison ? - ?
- Myles Smallwood ? - ?
- Sor Ryam Redwyne ? - ?
- Sor Otto Hightower ? - ?
- Mãos de Reivindicantes ao Trono de Ferro
- Lorde Mace Tyrell, para Renly Baratheon
- Lorde Alester Florent, para Stannis Baratheon
- Lorde Davos Seaworth, para Stannis Baratheon
- Sor Barristan Selmy, para Daenerys Targaryen
- Lorde Jon Connington, para Aegon VI
Referências e Notas
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 4, Eddard.
- ↑ Bubonicon Report, August 25, 2012 So Spake Martin
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire. O conteúdo original está aqui em Hand of the King. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.