Abrir menu principal

 

"Valar Morghulis" é o décimo e último episódio da segunda temporada da HBO série de televisão de fantasia medieval Game of Thrones. É o sexto episódio desta temporada a ser escrito pelos co-criadores da série David Benioff e DB Weiss, e é dirigido por Alan Taylor, seu quarto episódio nesta temporada. Tem 64 minutos de duração, foi ao ar em 3 de junho de 2012.

Valar Morghulis
Game of Thrones
White Walker-Game of Thrones-S02-E10.jpg
Episódio # Temporada 02, Episódio 10
Lançamento 3 de junho de 2012
Roteirista(s) David Benioff & D. B. Weiss
Diretor(es) Alan Taylor
Cronologia dos Episódios
← Anterior Próximo →
"Blackwater" "Valar Dohaeris"
Lista completa de episódios

O título do episódio é uma frase de código falada por Jaqen H'ghar a Arya Stark durante o episódio, mas seu significado não é explicado até o terceiro episódio da temporada, "Walk of Punishment": "Todos os homens devem morrer". Isso é consistente com o significado dado nos livros em que a série é baseada.

Enredo

Em Porto Real

Após a vitória decisiva sobre Stannis Baratheon na Batalha de Água Negra, o rei Joffrey Baratheon (Jack Gleeson) dá ao Lorde Tywin Lannister (Charles Dance), seu avô, o título de "Salvador de Porto Real" por sua ajuda na Batalha da Baía de Água Negra, e formalmente o nomeia Mão do Rei. Por unir as casas Tyrell e Lannister, a aliança que causou a vitória, ao Lorde Petyr Baelish (Aidan Gillen) é dado o castelo e as terras e os títulos de Harrenhal. Ser Loras Tyrell pede que o rei se case com Lady Margaery Tyrell (Natalie Dormer), sua irmã, e embora Joffrey insista que ele está vinculado por juramento a Sansa Stark (Sophie Turner), a Rainha Regente Cersei Lannister (Lena Headey) e o Grande Meistre Pycelle (Julian Glover) argumentam que os deuses lhe permitirão rejeitar o juramento em razão da traição de Eddard Stark. Sansa é exaltada para se livrar de Joffrey, mas Baelish avisa que ela ainda está em perigo, enquanto ela está em Porto Real, e oferece esquemas de vê-la em casa com segurança. Lorde Varys (Conleth Hill) trabalha para minar os sucessos e parcelas de Baelish para transformar sua associada, a prostituta Ros(Esme Bianco), contra ele.

Enquanto isso, um assustado Tyrion Lannister (Peter Dinklage) acorda das lesões que recebeu da atentado contra sua vida durante a batalha. Com a chegada de Tywin, ele foi removido da posição de Mão do Rei e fica impotente e sem aliados, exceto pelo seu escudeiro, Podrick Payne (Daniel Portman). Lorde Varys informa Tyrion que a rainha estava por trás do atentado e diz que sabe que Tyrion foi o verdadeiro herói da batalha, embora ele não receberá nenhum crédito oficial. Tyrion é consolado por Shae (Sibel Kekilli), que permanece leal e tenta convencê-lo a deixar Porto Real e ir para Pentos com ela. Apesar de sua queda do poder, Tyrion se recusa a deixar Porto Real, dizendo que ele finalmente encontrou um papel no qual ele se destaca e goza.

Em Pedra do Dragão

Em uma raiva sobre sua derrota inesperada na batalha de Água Negra, o senhor Stannis Baratheon (Stephen Dillane) culpa Melisandre (Carice van Houten) para o incorrer na guerra com promessas da vitória e tenta estrangulá-la em um acesso de fúria. Ele cede apenas depois que Melisandre o faz compreender verdadeiramente seu envolvimento na morte de seu irmão Renly. Depois de informar Stannis que ele vai trair tudo o que ele conheceu em sua busca para ser rei e garantindo que vai valer a pena no final, Melisandre leva Stannis para uma pira de carvão em chamas e tem-los juntos observar o fogo dançando. Enquanto Stannis observa as chamas, ele parece ser atingido por visões divinas do Senhor da Luz, restaurando sua fé em Melisandre.

Nas Terras Ocidentais

Brienne de Tarth ( Gwendoline Christie ) continua em sua missão de escoltar o prisioneiro Jaime Lannister ( Nikolaj Coster-Waldau ) para Porto Real, em troca de Sansa e Arya Stark. Eles encontram os cadáveres de três mulheres linchadas por soldados Stark, que logo chegam e descobrem que o prisioneiro de Brienne é o próprio Regicida. Brienne mata os soldados, vingando as três mulheres, que Brienne enterra em seguida. Quando Jaime expressa sua surpresa que Brienne matou soldados de Stark, Brienne lembra-lhe que não serve a casa Stark, mas a Lady Catelyn.

Enquanto isso, o Rei Robb Stark (Richard Madden) confessa a sua mãe, Catelyn (Michelle Fairley), que ele está apaixonado por Talisa Maegyr (Oona Chaplin) e não prosseguirá com o casamento arranjado com uma das filhas de Lorde Walder Frey. Apesar do aviso de Catelyn de que quebrar seu juramento com Lorde Frey é imprudente, Robb casa Talisa em particular.

Em Winterfell

Com Winterfell sob o cerco do filho bastardo de Roose Bolton, e sua guarnição de Homens de Ferro que enfrenta a derrota, Theon Greyjoy (Alfie Allen) rejeita o conselho do Meistre Luwin (Donald Sumpter) para abandonar o castelo e juntar-se a Patrulha da Noite, acreditando que Jon Snow o matará por sua traição. Ele decide lutar até a morte com seus homens, mas quando ele tenta convencê-los Dagmer (Ralph Ineson) desmaia Theon. Como os Nascidos do Ferro arrastando-o para ser entregue às forças Bolton em troca de perdão, Luwin tenta intervir e é esfaqueado por Dagmer.

Mais tarde, Bran Stark (Isaac Hempstead-Wright) e seu grupo emergem escondidos para encontrar Winterfell desolado e Luwin morrendo no Bosque Sagrado, onde ele declara sua lealdade e amor pelos Starks antes de pedir à Osha (Natalia Tena) que mate-o fora da vista de Bran e Rickon (Art Parkinson). Bran e seu grupo escapam então das ruínas de Winterfell, para a Muralha.

Nos arredores de Harrenhal

Arya (Maisie Williams), Gendry (Joe Dempsie) e Torta Quente (Ben Hawkey) fogem de Harrenhal. Eles são surpreendidos pela aparição súbita do assassino misterioso Jaqen H'ghar (Tom Wlaschiha), que os ajudou a escapar. Jaqen oferece levar Arya com ele para Braavos para treiná-la em suas habilidades. Embora tentada, Arya declina, pretendendo se reunir com sua família. Antes de partir, Jaqen entrega a Arya uma moeda especial e a frase "Valar Morghulis", que Arya pode usar para procurá-lo se encontrar alguém de Braavos. Antes de partir, Jaqen se volta para revelar que mudou de face, uma habilidade dos "Homens sem Face" que ele menciona a Arya.

Em Qarth

Ser Jorah Mormont (Iain Glen) e Kovarro vão com Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) para a Casa dos Imortais, a fortaleza dos bruxos de Qarth, onde Pyat Pree (Ian Hanmore) fez seus dragões prisioneiros. A magia de Pyat Pree deixa rapidamente Jorah e Kovarro encalhados fora enquanto aprisionam Daenerys na fortaleza. Como ela caminha através da fortaleza, Daenerys é atingida por visões de lugares como as ruínas sob neve da Fortaleza Vermelha, e a Floresta Assombrada. Ela encontra seu falecido marido, Khal Drogo (Jason Momoa), e seu filho natimorto Rhaego, ambos aparentemente vivos e bem. Embora não tenha certeza se ela está sonhando, Daenerys sai quando ouve seus dragões. Ela encontra-se em uma antecâmara com seus dragões acorrentados a um pedestal. Pyat Pree aparece e conjura cadeias para ligar Daenerys, regozijando-se que ele vai mantê-la acorrentada para a eternidade. Daenerys ordena que seus dragões respirem fogo, matando Pyat Pree e liberando-a das correntes.

Depois de escapar da Casa dos Imortais, Daenerys - com seus dragões, seu restante contingente Dothraki e Ser Jorah - encontram Xaro Xhoan Daxos (Nonso Anozie) dormindo na cama com Doreah (Roxanne McKee), que Daenerys agora percebeu ter traído-a, e leva-os prisioneiros. Abrindo o cofre de Xaro, que encontrava-se vazio, o orgulho da extrema riqueza de Xaro era mentira. Apesar das súplicas de Xaro e Doreah, Daenerys ordena que seus seguidores os selem no cofre. Daenerys, em seguida, faz com que seus companheiros pilham a casa de Xaro, a fim de comprar um navio.

Além da Muralha

Qhorin Meia-Mão(Simon Armstrong), ainda prisioneiro dos selvagens, provoca uma briga com seu companheiro Jon Snow (Kit Harington), com o objetivo aparente de convencer os Selvagens que Jon desertou. Qhorin incita Jon a matá-lo insultando as lembranças de Ned Stark e da mãe de Jon. Depois que Qhorin é morto, os selvagens libertam um Jon atordoado e o introduzem a sua força selvagem maciça, prometendo-lhe uma reunião com seu Rei Além da Muralha, o desertor da Patrulha da Noite Mance Rayder.

Entretanto, enquanto em serviço, Sam (John Bradley), Grenn (Mark Stanley) e Edd (Ben Crompton) ouvem três toques de turbante, sinalizando a aproximação de Caminhantes Brancos. Os outros fogem, deixando Sam para trás. Ele é rapidamente cercado por um exército de guerreiros e um Caminhante Branco montado em um cavalo zumbi. O Caminhante Branco vê Sam, mas o ignora e ordena que a força avance. Sam, agora isolado de seus aliados, olha com horror enquanto o exército avança em direção ao acampamento da Patrulha no Punho dos Primeiros Homens.

Produção

Autoria

O episódio foi escrito pelos produtores David Benioff e DB Weiss (seu sexto e último roteiro da temporada) e dirigido por Alan Taylor. Foi o episódio final de Taylor no show. O episódio cobre os capítulos Tyrion XV, Sansa VIII, Theon VI, Arya IX, Bran VII, Daenerys IV e Jon VIII de A Clash of Kings e o prólogo e os capítulos Jaime I, Tyrion I e Jon I de A Storm of Swords. Como um final da temporada, "Valar Morghulis" é um episódio ligeiramente estendido. Filmando

A torre de Minčeta em Dubrovnik foi usada como a posição da casa do Undying.

Recepção

Classificações

Em sua transmissão original em 3 de junho de 2012, o episódio recebeu 4,20 milhões de telespectadores, para se tornar o episódio mais assistido da série até a terceira temporada ao ar. No Reino Unido, o episódio foi visto por 0.973 milhão visores, fazendo lhe a transmissão rated a mais altamente-rated que semana.

Recepção crítica

"Valar Morghulis" recebeu críticas altamente positivas. Rotten Tomatoes , um agregador de revisão , pesquisou 13 revisões do episódio e julgou que 92% delas eram positivas . O consenso crítico do site diz: "A escrita inteligente, alguns desenvolvimentos de enredo surpreendentes e uma cena final sinistra fazem de Valar Morghulis uma conclusão satisfatória para uma temporada estelar". Matt Fowler da IGN classificou o episódio 9 de 10. David Sims, do The AV Club, deu ao episódio uma nota "A".

Referências