Casa Royce
Casa Royce de Pedrarruna é uma antiga casa nobre, talvez a mais poderosa vassala da Casa Arryn. A sede da Casa Royce é o castelo ancestral de Pedrarruna, localizado na costa do Mar Estreito. Sua ramificação, Casa Royce dos Portões da Lua ocupa a edificação não-hereditária dos Portões da Lua, localizado no caminho que leva ao Ninho da Águia.
Casa Royce de Pedrarruna | |
---|---|
Brasão | seixos cinzentos, sobre campo laranja, com bordas de runas brônzeas |
Lema | Nós Lembramos |
Sede | Pedrarruna |
Lorde Atual | Yohn Royce |
Região | Vale |
Título | Senhor de Pedrarruna |
Herdeiro | Andar Royce |
Suserano | Casa Arryn |
Ramificação | Casa Royce dos Portões da Lua |
Fundação | Era dos Heróis |
Seu brasão ostenta seixos cinzentos, sobre campo laranja, com bordas de runas brônzeas[1] e seu lema é "Nós Lembramos".[2]
História
Os Royce são uma casa antiga, sendo anteriores ao governo da Casa Arryn e são capazes de traçar sua ascendência desde os dias dos Primeiros Homens, que já povoaram o Vale, entretanto sem dúvidas se casaram constantemente com os Ândalos que conquistaram o Vale milênios depois.
Eles possuem centenas de armaduras de bronze ancestral inscritas com runas que supostamente protegem quem as veste de ferimentos.[3] A verdade desta alegação é sempre posta em dúvida.
Após Robar II Royce, o último Rei de Bronze, ser morto na Batalha das Sete Estrelas, os Royce se mantiveram subordinados aos Arryn.
Os Royce se aliaram a Jonos Arryn na sua rebelião contra o lorde Ronnel durante o governo do rei Aenys I Targaryen. Após a revolta, o novo lorde do Ninho da Águia, Hubert Arryn, se casou com uma mulher da Casa Royce.
Ao final do primeiro século depois da Conquista, a Casa Royce chegou ao auge do seu poder e riqueza, sob comando de Yorbert Royce, que servia como Lorde Protetor do Vale da Senhora Jeyne Arryn. Durante a Dança dos Dragões, os Arryn apoiaram a rainha Rhaenyra Targaryen e deram grande ajuda aos Negros. Durante o assalto ao Fosso dos Dragões, Sor Willum Royce foi morto e perdeu a lendária espada de aço valiriano Lamentação.
Durante a Rebelião de Robert, os Royce lutaram ao lado dos Arryn contra o rei louco Aerys II Targaryen, com Yohn Royce liderando as tropas de sua casa.
Durante a Guerra dos Cinco Reis, Lorde Yohn era um dos senhores do Vale que desejava se juntar ao Rei Robb Stark, e tem sido muito franco sobre o assunto. Seu filho, Robar Royce, era membro da Guarda Arco-Íris de Renly Baratheon. Ele foi morto por Loras Tyrell por ter permitido que Catelyn Tully e Brienne de Tarth fugissem após o assassinato de Renly. Lorde Yohn também é um dos Senhores Declarantes, que querem a remoção de Petyr Baelish do cargo de Protetor do Vale.
Eventos recentes
A Guerra dos Tronos
Sor Waymar Royce, um patrulheiro da Patrulha da Noite, é morto por um Outro. Ele é ressuscitado e se torna uma criatura e mata Will. Lorde Yohn Royce e seus dois filhos, Andar e Robar, participam do Torneio da Mão em Porto Real. Eles lutam no torneio apesar da senhora Lysa Arryn ter proibido que os cavaleiros do Vale de participarem.[4] Mais tarde, Lorde Yohn vai caçar com o rei Robert Baratheon na Mata do Rei e seu filho, Sor Robar, é enviado por lorde Eddard Stark, a Mão do Rei, para encontra-los e informa-los da sua declaração de guerra tácita contra a Casa Lannister.
Quando Joffrey Baratheon ascende ao trono, ele manda mensagens para Lorde Royce e seus filhos para que jurem fidelidade ao novo rei ou serão considerados traidores.
A Fúria dos Reis
Robar se torna um membro da Guarda Arco-Íris de Renly Baratheon e ele passa a ser chamado de Sor Robar o Vermelho. Ele permite que Catelyn Tully e Brienne de Tarth fujam após o assassinato de Renly. Sor Loras Tyrell, enfurecido pela morte de Renly, mata Robar.
A Tormenta de Espadas
Durante a Guerra dos Cinco Reis, Lorde Yohn está entre um dos vários senhores do Vale que querem que a senhora Lysa Arryn declare apoio a Robb Stark, mas ela prefere declarar neutralidade.[5]
O Festim dos Corvos
Após a morte da senhora Lysa, Lorde Yohn é um dos Senhores Declarantes que exigem a remoção de lorde Petyr Baelish da função de Protetor do Vale de Arryn. Os Senhores assinam um acordo com suas exigências em Pedrarruna. Petyr concede o comando dos Portões da Lua ao lorde Nestor Royce de forma vitalícia, criando a Casa Royce dos Portões da Lua.
Yohn Royce dá um torneio apenas para escudeiros em Pedrarruna e este é vencido por Harrold Hardyng. Yohn torna Harry um cavaleiro como prêmio. Sor Mychel Redfort é forçado por seu pai, Lorde Horton Redfort, a se casar com Ysilla, uma das filhas de Lorde Yohn.[6]
A Casa Royce no final do terceiro século
Os Royce conhecidos durante o período de tempo dos eventos descritos em As Crônicas de Gelo e Fogo são:
- Yohn Royce, Senhor de Pedrarruna.
- Sor Andar Royce, filho mais velho e herdeiro.
- Sor {Robar Royce}, chamado o Vermelho. Morto por Sor Loras Tyrell.
- Sor {Waymar Royce}, um patrulheiro da Patrulha da Noite, morto numa expedição para lá da Muralha pelos Outros.
- pelo menos uma filha[7].
- Ysilla Royce, casada com Sor Mychel Redfort[8][6].
Com relação familiar com o ramo principal desconhecida, há também:
- {Perra Royce}, a terceira esposa de Lorde Walder Frey.
- Ryella Royce, casada com Sor Arwood Frey.
- {Kyle Royce}, um membro do grupo de Brandon Stark que o acompanhou à Porto Real.
Casas Juramentadas
Referências nos livros
Dunk and Egg
- Lorde Royce competiu no Torneio de Lagoa da Donzela onde foi derrotado por Sor Humfrey Hardyng.[9]
As Crônicas de Gelo e Fogo
- Sor Waymar é morto pelos Outro, se torna uma criatura e mata Will.
- Lorde Yohn e seus dois outros filhos participaram do Torneio da Mão em Porto Real.
- Sor Robar é membro da Guarda Arco-Íris de Renly Baratheon, conhecido como Sor Robar o Vermelho.
- Sor Robar permite a fuga de Catelyn Tully e Brienne de Tarth após o assassinato de Renly Baratheon.
- Loras Tyrell mata Sor Robar Royce em um acesso de raiva após saber da morte de Renly.
- Senhora Perra Royce, primeira esposa de Lorde Walder Frey. Não é conhecido o ramo da casa no qual faz parte.[10]
- Ryella Royce desposou Sor Arwood Frey, o filho de Sor Hosteen Frey. Não é conhecido o ramo da casa no qual faz parte. [11]
- Lorde Tywin Lannister oferece Tyrion Lannister para casar-se com uma das filhas de Lorde Yohn, mas é rejeitado.
- Ysilla Royce de Pedrarruna casou-se de com Sor Mychel Redfort.[12]
- Kyle Royce foi um membro do grupo que acompanhou Brandon Stark à Porto Real para exigir a cabeça de Rhaegar Targaryen pelo rapto de sua irmã. Não é conhecido o ramo da casa do qual se origina.
- Enquanto a Guerra dos Cinco Reis se desenrolava, Yohn tentou pressionar Lysa Arryn para se juntar à guerra.[5]
- Lorde Yohn era um dos Senhores Declarantes exigindo a remoção de Lorde Petyr Baelish.
- Os Senhores Declarantes redigiram e assinaram suas exigências em Pedrarruna.
- Quando Lorde Yohn veio ao norte com seu filho Sor Waymar a caminho da Muralha, ele pararam em Winterfell. Ali eles caçaram e treinaram , Lorde Yohn lutou e derrotou ambos Lorde Eddard Stark e Sor Rodrik Cassel.
- Lorde Yohn realizou um pequeno combate em Pedrarruna para escudeiros no qual Harrold Hardyng venceu. Yohn o nomeou cavaleiro como recompensa.
- Sor Mychel Redfort foi forçado a se casar com uma das filhas de Lorde Yohn.
Notas e Referências
- ↑ The Citadel. Heraldry: Houses in the Vale
- ↑ The Citadel. House Mottoes
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 28, Catelyn.
- ↑ A Guerra dos Tronos, Capítulo 34, Catelyn.
- ↑ 5,0 5,1 A Tormenta de Espadas, Capítulo 68, Sansa.
- ↑ 6,0 6,1 O Festim dos Corvos, Referência errada.
- ↑ A Tormenta de Espadas, Capítulo 19, Tyrion.
- ↑ O Festim dos Corvos, Capítulo 41, Alayne.
- ↑ The Hedge Knight, page 30
- ↑ A Fúria dos Reis, Referência errada.
- ↑ A Fúria dos Reis, Prólogo.
- ↑ O Festim dos Corvos, Prólogo.