Abrir menu principal

 

Roose Bolton é o chefe da Casa Bolton e Senhor do Forte do Pavor. Embora seja bem educado, é frio, calculista, e capaz de grande crueldade. Roose fala baixo, nunca levanta a voz, e força aqueles que precisam ouvir a fazê-lo atentamente. [3] Sofre sangrias regularmente, as quais acredita que melhorem sua saúde, o que levou alguns a chamá-lo de Lorde Sanguessuga.

Casa Bolton.png
Roose Bolton
Casa Bolton.png
Roose Bolton Amoka.jpg
Roose Bolton, por Amoka©
Pseudônimo(s) Lorde Sanguessuga
Título(s) Senhor do Forte do Pavor
Protetor do Norte
Lealdade Casa Bolton
Cultura Nortenha
Esposa(o) 1ª - Desconhecida
2ª - Bethany Ryswell
3ª - Walda Frey
Filho(a)(s) Filho que morreu no berço[1]
Domeric Bolton
Ramsay Snow
Filho não nascido[2]
Aparece
Aparece
Aparece
Mencionado
Aparece

GoT Logo.jpg
Roose Série.jpg
Intérprete Michael McElhatton
Aparições 2ª Temporada | 3ª Temporada | 4ª Temporada | 5ª Temporada | 6ª Temporada
Apareceu em 19 episódios (ver seção)

Na série de televisão Game of Thrones é interpretado pelo ator Michael McElhatton.

Aparência e personalidade

Veja também: Imagens de Roose Bolton

Roose é paciente com uma fria destreza, além de estratégico e calculista. Seu corpo é "mole e sem pelos". [4] Ele possui tamanho médio e um rosto "comum, mas não tão simples", [5] e sua única feição notável são seus estranhos olhos claros. [6] Sua pele é pálida e pastosa, provavelmente devido às constantes sangrias. [3]

Um Theon Greyjoy, acorrentado e envolto em trapos, em seu pseudônimo de Fedor, contemplou Roose Bolton:




O rosto era bem barbeado, de pele lisa, comum, mas não tão simples. Embora Roose tivesse estado em batalhas, não mostrava cicatrizes. E, mesmo que tivesse passado dos quarenta, ainda não tinha rugas, com escassas linhas para mostrar a passagem do tempo. Seus lábios eram tão finos que, quando os pressionava, pareciam desaparecer. Havia algo sem idade nele, uma quietude; no rosto de Roose Bolton, raiva e alegria eram muito parecidas.

Tudo o que ele e Ramsay tinham em comum eram os olhos. Seus olhos são feitos de gelo. Fedor se perguntava se Roose Bolton alguma vez chorara. Se chorou, será que as lágrimas correram geladas sobre sua face? Certa vez, um rapaz chamado Theon Greyjoy se divertira zombando de Bolton quando ele se sentara no conselho com Robb Stark, ironizando sua voz suave e fazendo graça com suas sanguessugas. Ele devia estar louco. Este não é um homem com quem se deva brincar. Bastava olhar para Bolton para perceber que havia mais crueldade em seu dedinho do pé do que em todos os Frey juntos. [5]


História

Roose pratica a tradição abolida da "Primeira Noite", mas ele é discreto com suas atividades e diversões para evitar a atenção e possível ira dos Protetores do Norte, a Casa Stark.[1] Enquanto caçava ao longo do rio Águas Chorosas, Roose estuprou a jovem esposa do moleiro e depois enforcou o marido dela por não ter procurado sua aprovação para o casamento. Mais tarde, quando a mulher apresentou um bebê (chamado Ramsay) para Roose, ele contemplou mata-la mas acabou poupando-a quando viu os olhos do menino e viu que eram como os seus, aceitando-o como seu bastardo, embora tenha mantido isso em segredo. Lorde Bolton entregou o moinho a mulher, enviou-lhe suprimentos e fundos anuais e cortou a língua do irmão do moleiro para evitar que Lorde Rickard Stark soubesse o que havia acontecido.[1]

Roose lutou na Batalha do Tridente durante a Rebelião de Robert. Quando Sor Barristan Selmy, seriamente ferido, foi trazido perante o Lorde Robert Baratheon, Roose o aconselhou a mata-lo. Robert ignorou Roose e poupou Barristan, mandando seu próprio meistre para cuidar dos ferimentos do cavaleiro da Guarda Real.[7]

Após a morte de sua primeira esposa, Roose se casou com Bethany Ryswell, com quem teve um filho sobreviveu ao berço, Domeric. Os filhos de Roose que não sobreviveram ao berço foram enterrados abaixo do Forte do Pavor.[1] Roose fez Domeric servir de pajem para a irmã de Bethany, a senhora Barbrey Dustin, em Vila Acidentada, e foi escudeiro do lorde Horton Redfort do Forte Vermelho.[1] Roose mandou Fedor, um servo no Forte do Pavor que sempre cheirava mal, açoitado por roubar o perfume de Bethany na tentativa de mascarar seu fedor.[1] Quando a mãe de seu filho bastardo apareceu no Forte do Pavor exigindo que Roose mandasse um servo para ajuda-la a criar o seu filho, Roose mandou Fedor, um ato que ele pretendia ser engraçado.[1] Roose acabou ficando viúvo quando sua esposa Bethany morreu de febre.[8]

Em 297 d.C., Domeric morreu depois de visitar seu meio-irmão, Ramsay. O meistre Uthor culpou "problemas na barriga", mas lorde Bolton acredita que seu filho foi morto envenenado por seu bastardo Ramsay. Por não ter outros herdeiros, Bolton trouxe Ramsay ao Forte do Pavor e o declarou seu herdeiro legítimo.[9]

Eventos recentes

  Aviso: Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).

A Guerra dos Tronos

Lorde Bolton respondeu à convocatória de Robb Stark, que chamava os vassalos para ajudar a libertar o pai, Eddard Stark, além de se aliar ao avô, Hoster Tully, na guerra contra os Lannister. Devido à sua inteligência e astúcia fria, Robb o encarregou de descer a Estrada do Rei com sua infantaria para enfrentar o exército de Lorde Tywin Lannister e distraí-lo para que Robb pudesse atacar Sor Jaime Lannister de surpresa na margem oposta do Tridente. Bolton fez uma marcha forçada durante a noite, tencionando pegar Tywin de surpresa no início da manhã. Seguiu-se a Batalha do Ramo Verde, o primeiro confronto direto entre os Stark e os Lannister na Guerra dos Cinco Reis. Bolton foi derrotado, mas sua astúcia fria o impediu de cair numa armadilha de Tywin e ele foi capaz de recuar de volta à Fosso Cailin e reagrupar as tropas, sem muitos danos.

A Fúria dos Reis

Durante a guerra, Lorde Bolton casou-se com sua segunda esposa, Walda Frey, neta de Lorde Walder Frey, que havia se aliado a Robb. Ele a escolheu porque Lorde Frey havia prometido o peso da noiva em prata como dote, portanto ele achou mais vantajoso se casar com uma gorda.

Numa tentativa de acuar Lorde Tywin, que marchava de Harrenhal de volta às terras ocidentais para atacar Robb, Sor Edmure Tully ordenou que Roose Bolton se unisse a Helman Tallhart, marchando das Gêmeas para tomar Harrenhal.

Num esforço de tomar Harrenhal sem enfraquecer seu exército, Roose fez um acordo com Vargo Hoat, líder dos Bravos Companheiros, que obedeciam a Tywin Lannister. Os Bravos Companheiros fingiram levar um grupo de guerreiros de Bolton prisioneiros para Harrenhal, e depois traíram a pequena guarnição Lannister que havia sido deixada para guardar o castelo, abrindo os portões para Bolton. Tendo tomado posse de Harrenhal, Roose escolheu Arya Stark para ser sua copeira, confundindo-a com uma plebeia.

Com o passar do tempo, as relações entre Bolton e Hoat se tornaram tensas à medida que cresciam as suspeitas de que Bolton se viraria contra Robb para passar para o lado dos Lannister.

Após a Batalha da Água Negra e a aliança Lannister-Tyrell, Bolton percebeu que a causa de Robb estava perdida. Então começou a tramar sua traição, começando por enfraquecer o exército nortenho e os fiéis ao Rei do Norte. Assim, ele ordenou a Robett Glover e Helman Tallhart que se dirigissem à Valdocaso. Esse comando traiçoeiro destruiu uma parte considerável da cavalaria de Robb, dificultando ainda mais suas chances de retomar o Norte.

 
Roose Bolton, por Тхе Мичо ©

A Tormenta de Espadas

Quando os Bravos Companheiros tomaram Jaime Lannister como refém, Hoat ordenou que cortassem a mão da espada de Jaime para afastar Roose Bolton de Tywin Lannister. O ardil não funcionou, pois Bolton exigiu de Jaime a garantia de que não seria responsabilizado pelas ações de Hoat. Quando Bolton e Jaime partiram de Harrenhal, Jaime pediu a ele que desse a Robb seus cumprimentos. Bolton disse que o faria.

Robb Stark convocou Bolton para ajudá-lo a retomar o Norte, que estava em parte em posse dos homens de ferro. Porém, Roose Bolton já estava desenvolvendo sua conspiração com Tywin Lannister, Walder Frey e o filho Ramsay para achar uma maneira de derrubar seu suserano. Após conscientemente trair os Glover e os Tallhart, ele atrasou sua partida de Harrenhal, movimento calculado que permitiu que Sor Gregor Clegane atacasse sua retaguarda e massacrasse diversos homens fiéis a Robb.

 
Roose apunhala o coração de Robb durante o Casamento Vermelho

Durante o Casamento Vermelho, Roose inventou uma desculpa para sair do salão. Os músicos começaram a tocar As Chuvas de Castamere, que era o sinal para que os Frey iniciassem seu massacre. Quando Robb já havia sido ferido por diversas flechas, Roose voltou ao salão vestindo sua armadura e enterrou a espada no peito de seu suserano, dizendo:




Jaime Lannister manda cumprimentos. [10]


Fora do castelo, as forças combinadas de Bolton e dos Frey aniquilaram os exércitos de nortenhos e lordes das Terras Fluviais leais a Robb. Por seu serviço, Tywin tornou Roose Bolton o novo Protetor do Norte e suserano de todas as casas nortenhas, assinalando o exílio da Casa Stark e transformando os Bolton numa das famílias mais importantes de Westeros. Bolton também ganhou um decreto que legitimou seu filho Ramsay.

O Festim dos Corvos

Roose marchou das Gêmeas para o Norte, com seu exército aumentado pelo reforço de dois mil Frey.

A Dança dos Dragões

Fosso Cailin havia sido cercado por Roose Bolton e os Frey ao sul, e por Ramsay Bolton ao norte. Usando Theon Greyjoy, Ramsay conseguiu a rendição dos nascidos de ferro, o que permitiu a passagem de Lorde Bolton. O Lorde apresentou ao filho sua noiva, Arya Stark (na verdade Jeyne Poole). Ele logo se mostrou descontente com Ramsay, chegando a afirmar para Theon que o filho é "forte e desagradável".

Como Stannis Baratheon não caíra na armadilha de marchar contra o Forte do Pavor, Bolton decidiu esperar por ele em Winterfell, onde iria realizar o casamento de Ramsay com "Arya". Ao chegarem ao castelo, encontraram-o invadido por diversos camponeses. Bolton os usou para reformar o castelo, prometendo-lhes misericórdia quando acabassem. Depois os enforcou a todos, dizendo que foi misericordioso por não ter esfolado nenhum.

Durante o jantar de casamento do filho, Roose comeu apenas os alimentos que Lorde Wyman Manderly já havia provado, já que desconfiava do Lorde. A Senhora Barbrey Dustin afirmou que Bolton não tem sentimentos e que tudo não passava de um jogo pra ele. Ela insinuou que, agora que os Lannister estavam tão enfraquecidos, Bolton pretendia se tornar Rei do Norte.

Apesar de ser oficialmente o Protetor do Norte, o apoio ao Lorde Roose Bolton era tênue. Os Dustin e os Ryswell, ligados à Casa Bolton pelo casamento, foram os primeiros a declarar sua lealdade. A Casa Umber, liderada por Hother Terror das Rameiras enviou metade de suas forças, já que Lorde Umber estava cativo nas Gêmeas. Os Cerwyn, os Locke e os Manderly também enviaram homens. Arnolf Karstark, castelão de Karhold, também se mostrou fiel a Bolton, já que seu apoio a Stannis era falso e ele esperava apenas um sinal para virar sua casaca.

Roose e Ramsay esperaram que Stannis atacasse o castelo, já que isso os colocaria em enorme vantagem. Porém, Stannis foi atrasado pela neve, e enquanto isso, diversos dos homens de Bolton foram assassinados em Winterfell. As suspeitas sobre a identidade dos culpados levou ao aumento da tensão entre os lordes, o que culminou num confronto entre Manderly e os Frey, ferindo o primeiro e causando a morte de vários homens de armas.

Os Ventos do Inverno

Quando descobriu que o exército de Stannis estava a três dias de marcha, Bolton enviou os Manderly e os Frey para atacá-lo, além do próprio filho Ramsay. Porém, manteve a maior parte de suas forças dentro de Winterfell. Segundo Theon, ele está repetindo sua estratégia do Tridente: enfraquecendo seus rivais enquanto mantém suas principais forças intactas na reserva.

Família

 
 
 
{Bethany
Bolton}
 
Roose
 
Walda Frey
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
{Domeric}
 
Ramsay
 
"Arya Stark"
 

Na série de televisão

Veja também: Imagens de Roose Bolton em Game of Thrones

Aparições

Aparições na 2ª Temporada de Game of Thrones
The North Remembers The Night Lands What is Dead May Never Die The Ghost of Harrenhal
Blackwater Valar Morghulis
Aparições na 3ª Temporada de Game of Thrones
Walk of Punishment And Now His Watch Is Ended
Second Sons
Aparições na 4ª Temporada de Game of Thrones
Two Swords Breaker of Chains Oathkeeper First of His Name
The Laws of Gods and Men Mockingbird The Watchers on the Wall The Children
Aparições na 5ª Temporada de Game of Thrones
The Wars to Come The House of Black and White Sons of the Harpy
The Gift The Dance of Dragons Mother's Mercy
Aparições na 6ª Temporada de Game of Thrones
Oathbreaker Book of the Stranger The Door
Blood of My Blood The Broken Man No One Battle of the Bastards The Winds of Winter

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em Roose Bolton, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.

Referências