A Tormenta de Espadas - Capítulo 51

De Gelo e Fogo wiki
Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Catelyn VII
Capítulo de A Tormenta de Espadas
A Tormenta de Espadas.jpg
PDVCatelyn
LocalAs Gêmeas, Terras Fluviais, Westeros
Página524-532 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
Catelyn VI
Arya X ← Catelyn VII → Arya XI

Lorde Walder mata Robb, Catelyn e muitos dos convidados do casamento em vingança pelo desprezo em sua honra.

Sinopse

Catelyn assiste ao banquete

O Casamento Vermelho. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', por Gary Gianni ©.

Catelyn Tully está no assento de honra na festa de casamento de seu irmão Lorde Edmure Tully com Roslin Frey e assiste Guizo brincando com música. A música está muito alta. Ainda chove lá fora, mas do lado de dentro o calor é grande devido às inúmeras tochas e à lareira. Os convidados estão sentados tão pesadamente que mal conseguem levantar as taças. Ela mesma se senta entre Sor Ryman Frey e Lorde Roose Bolton. Sor Ryman fica bêbado e Lorde Roose apenas cutuca sua comida e come pouco. O banquete é pobre, mas Robb Stark não reclama enquanto Edmure Tully e Roslin Frey estão ocupados um com o outro. Catelyn acha que há algo forçado no sorriso de Roslin, mas ela se lembra de seu casamento com Eddard Stark. Robb está sentado entre Alyx Frey e a Bela Walda. O vinho flui em abundância. Robb havia cumprido seu dever e dançado com cada uma das filhas Frey, com Roslin, Amerei Frey, a Walda Gorda, as gêmeas Sarra Frey e Serra Frey, com a oitava esposa de Lorde Walder, Joyeuse Erenford, e até mesmo com a filha de seis anos Shirei Frey. Catelyn tenta em vão ter uma conversa com Sor Ryman, que a afasta de maneira grosseira.

As bebidas fluem em abundância. Grande Jon bebe com Merrett Frey, e Sor Whalen Frey já está desmaiado porque tentou acompanhá-los. Pequeno Jon, Robin Flint, Patrek Mallister e Dacey Mormont não bebem porque foram designados como vigias de Robb naquela noite. Seus cintos pesados ​​estão pendurados na parede, o que tranquiliza Catelyn. Walda Gorda conta a Sor Wendel Manderly como ela se tornou Lady Bolton: todos presumiram que Lorde Bolton escolheria a Bela Walda, mas Lorde Walder prometeu pagar o peso da noiva em prata como dote, e assim ele a escolheu. Lorde Bolton não liga para as fofocas, e fica mexendo na comida. Na abertura, ele fez um brinde a Walder Frey, fazendo questão de mencionar que grande Walder e o pequeno Walder, estavam aos cuidados de Ramsay Snow no Forte do Pavor, e Catelyn suspeita de uma ameaça indireta ao Lorde Walder. Catelyn se pergunta se já houve um casamento mais triste, mas então ela pensa em Sansa, cujo casamento com Tyrion Lannister não poderia ter sido melhor que este. Ela acha que nesta hora amanhã ela terá outras preocupações, como os homens de ferro e Fosso Cailin. Catelyn vê dois cães brigando por um pedaço de carne e deseja que Vento Cinzento venha, mas ele não está com eles porque Lorde Walder Frey o proibiu. Quando Robb garantiu a ele que o lobo não faria mal a ninguém enquanto ele estivesse lá, Lorde Walder o lembrou da queda de Petyr Frey nos portões do castelo no dia anterior. Robb ficou com raiva, mas cedeu educadamente. Petyr Espinha e Grande Jon travam mais uma disputa de bebidas, da qual Grande Jon ganha. Catelyn se pergunta o que o menino estava pensando quando resolveu beber com Grande Jon. Enquanto isso, Grande Jon se levanta e lança o coro de O Urso e a Bela Donzela, enquanto os músicos tocam Flores da Primavera, o que não combina de forma alguma.

Lorde Roose se desculpa e sai do salão. No segundo castelo há uma segunda festa de casamento para os nobres e cavaleiros inferiores, para a qual Lorde Walder enviou seus filhos ilegítimos, razão pela qual os nortenhos a chamam de "banquete bastardo", e fora do castelo uma terceira festa era celebrada nos campos, ao qual os Frey compraram muito vinho e hidromel. Robb se senta ao lado de Catelyn e diz que eles acabarão logo. Robb pergunta a Sor Ryman Frey sobre Olyvar Frey, porque ele esperava poder contratá-lo novamente como seu escudeiro, mas Ryman gagueja que ele não poderia estar lá por causa do "dever". Enquanto isso, os músicos tocam Lanças de Ferro enquanto Grande Jon canta O Robusto Rapaz. Catelyn pergunta a Ryman sobre um de seus primos que é considerado um excelente cantor, e Ryman chama Alesander Frey, filho de Symond Frey e irmão de Alyx Frey. Quando Catelyn pergunta se ele vai tocar uma música hoje, Ryman se desculpa e sai correndo.

Catelyn observa o que está acontecendo: Edmure está beijando Roslin, Sor Marq Piper e Sor Danwell Frey estão jogando um jogo de bebida, o coxo Lothar Frey está falando com Sor Hosteen Frey, e Guizo está sentado no chão, ocupado com as mãos manchadas de vinho. Um cordeiro assado é trazido enquanto Robb dança com Dacey Mormont. Catelyn se pergunta se Lady Maege Mormont já alcançou o Gargalo. A senhora levou todas as suas filhas com ela, mas Dacey estava determinada a ficar com Robb, e Catelyn nota mais uma vez que Robb tem o dom de garantir a lealdade de outras pessoas. Olyvar também queria ficar com ele, mesmo depois dele se casar com Jeyne Westerling.

A noite de núpcias começa

Lorde Walder começa a bater palmas quase inaudivelmente, e Sor Aenys Frey, Sor Hosteen, Lothar, Sor Marq Piper, Sor Danwell e Sor Raymund Frey juntam-se ao ritmo e esmurram suas mesas com suas canecas. Logo metade do salão está batendo, e a música para. Lorde Walder anuncia que a noite de núpcias vai começar. Catelyn pensa em suas próprias noite, como Jory Cassel rasgou seu vestido, Desmond Grell rasgou uma piada indecente após a outra, e Lorde Willam Dustinn elogiou Eddard pelos seios de Catelyn. Quando Lorde Walder e Robb concordam que a cerimônia de cama pode começar, há aplausos. Até mesmo Alyx Frey se deixa levar por maus modos. Os convidados cercam o estrado e estendem a mão para a noiva e o noivo, mas Grande Jon agarra Roslin e a carrega nos ombros. Catelyn observa Roslin ficar pálida como um lençol e começar a soluçar e se agarrar ao Grande Jon.

Catelyn decide não se juntar à carimônia e Robb fica para trás também. Ela se pergunta brevemente se Lorde Walder poderia considerar isso um insulto, quando ela percebe que outros ficaram para trás: Petyr Frey e Sor Whalen Frey parecem ter adormecido na mesa, Merrett Frey também, e Guizo rouba a comida dos pratos. Lorde Walder está velho demais para se levantar. Dacey se aproxima de Edwyn Frey por trás e sussurra algo em seu ouvido, mas ele reage com uma violência incomum e diz a ela que já dançou o suficiente por enquanto. Catelyn de repente se sente inquieta, mas tenta se acalmar. Sor Wendel Manderly pergunta a ela se algo está errado. Catelyn não responde, mas se aproxima de Edwyn Frey quando os músicos começam a tocar As Chuvas de Castamere, uma canção Lannister. Quando ela alcança Edwyn, ela agarra seu braço e sente que ele está usando uma cota de malha sob o manto. De repente, tudo faz sentido, porque Olyvar, Perwyn e Alesander não estão lá, e porque Roslin chorou tanto. Ela bate no rosto de Edwyn, mas ele apenas a empurra de lado e segue em frente.

O massacre começa

O fim de Catelyn Stark. Arte extraída de 'A Tormenta de Espadas - Edição Ilustrada', da Folio Society, por Jonathan Burton ©.

Robb tenta se levantar e intervir para confrontar Edwyn, mas de repente uma seta de besta acerta seu ombro, outra acerta sua perna, e ele cai. Na galeria, os músicos repentinamente têm bestas em vez de instrumentos nas mãos. Catelyn tenta correr para Robb, mas algo bate em suas costas e ela cai. Pequeno Jon joga uma mesa sobre Robb para protegê-lo, e mais três setas o atingem imediatamente. Robin Flint é esfaqueado por vários Freys. Sor Wendel se levanta com sua perna de cordeiro, mas é atingido por uma seta em sua boca, que sai de sua nuca, e ele cai sobre a mesa. Pequeno Jon ataca Sor Raymund com uma perna de carneiro, mas quando ele tenta alcançar o cinturão da espada, uma seta o atinge também, forçando-o a ficar de joelhos. Lucas Blackwood é morto por Sor Hosteen. O Walder Negro mata um dos Vances com uma espada enquanto ele estava lutando com Sor Harys Haigh. Donnel Locke, Owen Norrey e alguns outros também são atingidos por setas de besta. Sor Benfrey Frey agarra o braço de Dacey Mormont, mas ela quebra uma garrafa de vinho em seu rosto e corre em direção a uma das portas. Lá, Dacey é impedida por Sor Ryman, que entra na sala com alguns soldados Frey com pesados ​​machados de batalha. Ele a golpeia com um machado no estômago. Nortenhos entram pela outra porta e Catelyn espera por um momento, mas então um deles decapita Pequeno Jon com dois golpes de machado.

Lord Walder observa, de seu trono. Catelyn vê uma adaga no chão em frente à sua cadeira de carvalho e tenta alcançá-la. Então ela vê Robb empurrando a mesa para o lado e tentando se levantar. Há três flechas em seu corpo: uma flecha espetada no flanco, uma segunda na perna, uma terceira no peito. Lorde Walder levanta o braço para que a música pare. À distância, Catelyn ouve Vento Cinzento uivando enquanto Lorde Walder zomba de Robb. Catelyn agarra Guizo por seu longo cabelo grisalho, puxa-o para fora de seu esconderijo e grita com Lorde Walder. A plenos pulmões, ela esbraveja que isso é o suficiente, e que ele já retribuiu traição com traição. Ela empurra a adaga no pescoço de Guizo e se lembra do ataque a Bran em seu quarto, quando o filho estava em coma. Ela implora a Lorde Walder para deixar Robb ir, e ela promete aos Antigos e Novos Deuses que não irá se vingar dele. Ela diz que matará Guizo se Robb não puder ir, e ela se oferece como refém, com Edmure. Lorde Walder pergunta por que ele deveria permitir que Robb vá. Ela então ameaça matar Guizo. Sor Ryman e Walder Negro a rodeiam pelas costas, mas ela só teme por Robb. Lorde Walder ri dela. Após zombar, diz a ela que este é apenas seu neto, e que ele não tem utilidade alguma.

Um homem de armadura escura com uma capa rosa clara caminha até Robb. No ouvido de Robb, o homem diz que Jaime Lannister lhe envia seus cumprimentos. Em seguida, o homem enfia sua espada no peito de Robb. Catelyn mantém sua palavra e corta a garganta de Aegon até o osso. Catelyn enlouquece em seu luto, e começa a arranhar o próprio rosto incontrolavelmente, com o pensamento de que agora todos os seus filhos estão mortos ou perdidos.

Então alguém ordena que aquilo tenha um fim. Em seguida, uma outra pessoa corta a garganta de Catelyn.[1]

Citações


Terá alguma vez havido uma boda menos alegre?
—— pensamentos de Catelyn Stark, no início do banquete.



Lorde Walder! LORDE WALDER! Basta. Basta, eu clamo. Pagou traição com traição, que fique por aqui. Por favor. Ele é meu filho. O meu primeiro filho, e o último. Deixe-o ir. Deixe-o ir, e eu juro que esqueceremos isto… esqueceremos tudo que fez aqui. Juro pelos deuses antigos e novos, nós… nós não buscaremos vingança…
—— Catelyn pedindo misericórida a Lorde Walder.



Um filho por um filho, heh. Mas esse é um neto… e nunca teve grande utilidade.



Jaime Lannister manda cumprimentos.
—— Roose Bolton, ao matar o Rei Robb Stark.



Os nossos filhos, Ned, todos os nossos queridos bebês. Rickon, Bran, Arya, Sansa, Robb… Robb… por favor, Ned, por favor, faça com que pare, faça com que pare de doer…

Referências


Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Storm of Swords-Chapter 51, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.