Ações

A Tormenta de Espadas - Capítulo 2

Catelyn I
Capítulo de A Tormenta de Espadas
A Tormenta de Espadas.jpg
PDVCatelyn
LocalCorrerrio, Terras Fluviais, Westeros
Página31-37 PT-BR Leya (Outras versões)
Cena. (Série HBO)
Cronologia dos capítulos (Todos)
A Fúria dos Reis
Catelyn VII
Jaime I ← Catelyn I → Arya I

Catelyn II

Para libertar Jaime, Catelyn fica confinada nos aposentos de seu pai até que Edmure retorne.

Sinopse

Sor Desmond Grell é castelão de Correrrio, enquanto Edmure está longe do lar, em combate. Sor Desmond então confinou Catelyn no quarto do pai dela, depois que ela libertou o Regicida sem o consentimento do Rei Robb ou Edmure. Ela está ciente de que Grell despachou Sor Robin Ryger para tentar buscar Jaime e trazê-lo de volta, e Catelyn espera que ele falhe.

O quarto de seu pai cheira a morte, o que faz Cat pensar em Ned e seus dois filhos mais novos. Lorde Hoster está tendo sonhos febris e resmungando palavras delirantes sobre tanásia e bebês amorosos e legítimos. Catelyn recorda que Lysa teve cinco abortos espontâneos desde o casamento com Jon Arryn, e deduz que Lysa deve ter sofrido abortos antes de se casar também. Ela percebe que Jon Arryn não tinha herdeiros na época em que tornou-se noivo de Lysa. Jon era mais velho que seu pai, e Lysa era o preço que Jon Arryn teria que pagar pelas espadas da Casa Tully. Catelyn não sabe quem foi o pai do aborto original de Lysa. Pensando na irmã, ela escreve uma carta para Lysa, implorando para ela vir a Correrrio antes que seu pai falecesse, dizendo que ele precisa do perdão da filha, mas ela percebe que Lorde Hoster irá embora antes que o corvo chegue até o Ninho da Águia. Catelyn vai até a septo e acende três velas. Um para o Pai Acima para seu próprio pai. Um para a Velha "que deixou o primeiro corvo entrar no mundo quando ela espiou pela porta da morte" e um para a Mãe para Lysa e todas as crianças que ambas haviam perdido.

Mais tarde, Edmure retorna a Correrrio, informando a Catelyn que ele desviou os Lannister do caminho, mas que Stannis perdeu a batalha pelo controle de Porto Real, e que Jardim de Cima e Dorne, ambos declararam-se para Joffrey. Edmure repreende Catelyn por libertar Jaime e diz a ela que Cersei nunca libertará as filhas de Catelyn, mas Catelyn afirma que Tyrion será retido pela palavra que ele falou em tribunal aberto e o Regicida deu a sua palavra também. Edmure rejeita as palavras do Regicida, e informa Catelyn que Tyrion levou um golpe de machado na cabeça, e provavelmente está morto. Edmure então envia três corvos informando [Roose Bolton|Lorde Bolton]] que Jaime escapou na esperança de capturá-lo em Harrenhal.

Catelyn então se desespera porque se os Lannisters acreditarem que Jaime escapou em vez de ser libertado como parte de uma troca de prisioneiros, eles não teriam razão para libertar as filhas de Catelyn.

Citações

(...) seja uma boa esposa e os deuses irão abençoá-la... filhos... filhos legítimos... aaahhh. (...) Tanásia… Perdoe-me… o sangue… você terá outros… bebês amorosos, e legítimos…
Hoster Tully delirando para a filha, Catelyn Tully
Todos os seus pensamentos estão no mal que lhe fez, agora que o tempo dele fica mais curto. Meistre Vyman diz que não se atreve a fazer o leite de papoula mais forte. É hora de o pai pousar a espada e o escudo. É hora de ele descansar. Mas continua a lutar, desesperadamente, não quer ceder. É por você, penso eu. Precisa do seu perdão. A guerra tornou perigosa a estrada entre Ninho da Águia e Correrrio, eu sei, mas decerto uma poderosa força de cavaleiros seria capaz de trazê-la em segurança através das Montanhas da Lua, não? Uma centena de homens, ou um milhar? E se não puder vir, não poderia pelo menos escrever a ele? Algumas palavras de amor, para que possa morrer em paz? Escreva o que quiser e eu lerei para ele, aliviando seu percurso.
— Carta de Catelyn Tully para a irmã, Lysa Tully

Listas

Personagens

Aparecem/Mencionados:

Aparecem/Mencionados:

Casas

Lugares

Outros termos

Links externos

Sobre a página

Esta página utiliza conteúdo baseado em A Storm of Swords-Chapter 2, um artigo de A Wiki Of Ice And Fire.